Políticas de igualdade de gênero da Sodexo são reconhecidas globalmente

08/03/19 11:37

Companhia recebeu certificação Gender Equality European & International Standard e está presente no Índice Bloomberg’s 2019 Gender-Equality Index (GEI)

Em linha com sua política global de diversidade e inclusão, o Grupo Sodexo no Brasil, composto pela Sodexo On-site e Sodexo Benefícios e Incentivos, recebeu a certificação Gender Equality European & International Standard (GEEIS), que reconhece a igualdade de gênero em organizações ao redor do mundo. A companhia recebeu a certificação nível três (de cinco), por conta de sua política igualitária para colaboradores, ações de conscientização e comprometimento com a diversidade.

“Trabalhamos incisivamente em prol da inclusão. Na Sodexo On-site Brasil, já contamos com 67% dos colaboradores e 50% do Conselho Diretor compostos por mulheres. O número evidencia o comprometimento da companhia em proporcionar oportunidades e condições igualitárias a todos os seus profissionais”, comenta Lilian Rauld, head de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site.

"Acreditamos que a qualidade de vida das mulheres é um fator determinante para o engajamento de nossas colaboradoras e da empresa como um todo. Regularmente, promovemos ações e programas que reforçam a importância da equidade entre homens e mulheres, respeitando os direitos humanos e apoiando o empoderamento feminino”, afirma Aline Tieppo, gerente de Comunicação Interna, Diversidade e Inclusão da Sodexo Benefícios e Incentivos.

A Sodexo está também entre as 230 empresas presentes no Índice Bloomberg’s 2019 Gender-Equality Index (GEI), que destingue as empresas comprometidas com a igualdade de gênero e mede o avanço da igualdade das mulheres no meio das organizações.

Principais Inciativas do Grupo Sodexo

O Grupo Sodexo atua globalmente na promoção da igualdade de gênero em todos os níveis hierárquicos e atualmente, a empresa possui 54% de mulheres em cargos de liderança em seu Conselho Diretor Global. No Brasil, a companhia conta com diversos programas que trabalham em prol da diversidade e inclusão – entre os destaques estão:

• SoTogether (Tão Juntos) – conselho consultivo global com 34 líderes de 21 nacionalidades que une mulheres e homens para criar um ambiente inclusivo com o obejtivo de alcançar a igualdade de gênero e garantir o sucesso do negócio. O conselho foca em cinco áreas de atuação: Processo de RH; Desenvolvimento da liderança; Comunicação; Networking e Flexibilidade.

• WEP’s (Women’s Empowerment Principles) – uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global que estabelece sete princípios para o meio empresarial, em forma de documento, para empoderar as mulheres no ambiente de trabalho, no mercado profissional e na comunidade. O Grupo Sodexo no Brasil assinou em novembro de 2016 sua participação no programa, reforçando o compromisso de oferecer um ambiente mais igualitário e inclusivo para homens e mulheres.

• ·Estudo sobre Equilíbrio de Gênero – desenvolvido pela Sodexo, o levantamento coletou e analisou dados de mais de 50 mil gestores, de 70 entidades em todo o mundo e identificou que as equipes gerenciadas por uma combinação equilibrada de homens e mulheres são melhores sucedidas. O estudo mostrou que as margens operacionais aumentaram significativamente entre equipes mais balanceadas em termos de gênero e que as entidades mais equilibradas tiveram uma taxa média de retenção de clientes nove pontos percentuais maior em comparação com outras organizações.