Filtrar
Prêmios

Sodexo é líder do Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo 13º ano consecutivo

15/09/17 13:53

Empresa foi eleita como líder da indústria nas dimensões econômica, social e ambiental. Iniciativas do Brasil foram destaque e reforçam o comprometimento da companhia

A Sodexo, referência mundial em serviços de qualidade de vida, foi eleita pelo 13º ano consecutivo como líder do Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com a melhor classificação do setor. A classificação reforça a liderança e o compromisso da empresa com a responsabilidade corporativa em todo o mundo.

 Considerado uma das maiores referências de sustentabilidade global, o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) avalia o desempenho das empresas nas dimensões econômica, social e ambiental, tornando-se um parâmetro decisivo para investimentos sustentáveis.

 Para participar do índice e ser eleita, cada uma das 3.900 empresas participantes é submetida a uma análise detalhada de aspectos como economia corporativa, ambiental e de desempenho social. Itens como governança corporativa, gerenciamento de risco, estratégia climática, sistemas e políticas de gerenciamento ambiental, supply chain e práticas de trabalho são contemplados.

 Para o diretor de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos e presidente do Instituto STOP Hunger Brasil, Fernando Cosenza, a conquista da liderança do DJSI pelo 13º ano consecutivo comprova o compromisso da empresa com a incorporação da qualidade de vida em todos os seus serviços e processos. “Acreditamos que estamos no caminho certo ao oferecer serviços inovadores para cumprir com êxito a missão da empresa, que é a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas a quem servimos, contribuindo assim para o desenvolvimento das regiões em que atuamos”, destaca.

 "A experiência de nossos clientes é muito importante para nós. Por este motivo, levamos mais qualidade de vida às pessoas e estamos sempre em busca do equilíbrio entre a atuação da Sodexo e os impactos positivos nas regiões em que a empresa está presente. Como líderes do DJSI, podemos constatar que nosso objetivo está sendo alcançado com sucesso", comemora Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site e vice-presidente do Instituto STOP Hunger.

 Os resultados do DJSI reconhecem o comprometimento da Sodexo nas áreas, que são os pilares do BetterTomorrow 2025, guia de responsabilidade corporativa da empresa. Abaixo, alguns exemplos mundiais e nacionais:

 

 

• Econômico 

Gerenciamento de suprimentos para o desenvolvimento da comunidade local. Lançado em 2013, o Programa de Inclusão Parceiro Sodexo impulsiona a diversidade entre fornecedores e comerciantes em todos os países onde a empresa opera. A iniciativa apoia ativamente as empresas pertencentes a mulheres e minorias e trabalha para ajudar a criar oportunidades economicamente sustentáveis para estas comunidades ao redor do mundo. 

 

• Social 

Empoderamento feminino. O objetivo da Sodexo é ter pelo menos 40% de mulheres entre seus líderes seniores até 2025. No entanto, o empoderamento feminino na Sodexo, vai além da empresa. Em conformidade com as Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a companhia acredita que a igualdade de gênero também pode ajudar a combater a fome. Instituto STOP Hunger Brasil. A organização potencializou as ações de responsabilidade social e sustentabilidade que a Sodexo tem realizado nos últimos anos, com estímulo ao voluntariado e parcerias em prol do desenvolvimento de comunidades, sempre tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nos meses de abril e maio, o STOP Hunger realizou a Servathon 2017, maratona mundial de voluntariado que superou em 89% o volume de alimentos arrecadados no ano anterior: foram 133,3 toneladas de alimentos doados (frente às 70,7 toneladas em 2016), o equivalente a mais de 245 mil refeições prontas. Outra iniciativa importante é a recém-criada Horta na Laje, que prevê a formação de jovens e mulheres em técnicas de plantio no vaso, para que possam desenvolvê-las em suas casas, com o objetivo de garantir a autonomia, o empoderamento, a autorrealização e estimular a sua participação ativa na comunidade. O projeto conta com o apoio da Associação das Mulheres de Paraisópolis, do Instituto Escola do Povo e da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis.

 

• Ambiental

Mudança climática. A Sodexo comprometeu-se a reduzir suas emissões de carbono em 34% até 2025 em comparação a uma linha de base de 2011. A empresa se associou ao World Wildlife Foundation para estabelecer esse objetivo ambicioso e está reduzindo progressivamente as emissões de carbono nos sites clientes e em toda a cadeia de suprimentos. No Brasil, por exemplo, a companhia está investigando as emissões de carbono desde 2015.