Filtrar
Sustentabilidade

Instituto Stop Hunger realiza a 6ª edição do Feed Truck

17/09/18 11:07

Ação em parceria com o Centro Universitário Senac fará parte da Semana Senac da Cidadania e tem o objetivo de combater a fome por meio da redução do desperdício de alimentos

O Instituto STOP Hunger Brasil, organização sem fins lucrativos criada e mantida pela Sodexo com o objetivo de combater a fome e a má nutrição, realizará no próximo dia 22 de setembro a 6ª Edição do Feed Truck. Neste ano, a iniciativa fará parte da Semana Senac de Cidadania e terá a distribuição de alimentos às pessoas atendidas pela ONG Centro de Acolhimento de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.

Na sexta-feira, 21, será realizada uma “colheita urbana“ de alimentos reaproveitáveis em parceria com a organização Banco de Alimentos de São Paulo utilizando um Food Truck disponibilizado pela Sodexo On-site. Já no sábado, 22, das 8h30 às 14 horas, será feito o preparo e entrega de refeições na frente da ONG Centro de Acolhimento em Santo Amaro. 

Aproximadamente 150 kg de alimentos excedentes, sem valor comercial ou próximos ao prazo de vencimento deverão ser recuperados, o que permitirá atender mais de 300 frequentadores da organização em situação de vulnerabilidade alimentar e outros moradores carentes do entorno. O cardápio será preparado por chefs da Sodexo On-site e professores e alunos de gastronomia do Centro Universitário Senac. A ideia é aproveitar integralmente os alimentos coletados, que serão triados, higienizados e preparados e, posteriormente, servidos gratuitamente à população.

Além do objetivo de combater a fome, essa iniciativa desenvolvida exclusivamente por voluntários, visa chamar atenção da sociedade para o grande volume de alimentos desperdíçados diariamente em todo o país e todos os cuidados necessários com relação à preservação do meio ambiente que devem ser tomados quando o assunto é alimentação. Essa ação conta, inclusive, com a utilização de materiais descartáveis biodegradáveis que se decompõem em até seis meses na natureza. 

O Feed Truck é reconhecido como uma das 12 práticas sustentáveis mais promissoras do mundo no campo da alimentação e tem como objetivo utilizar um food truck para recolher alimentos que seriam desperdiçados em restaurantes, mercados ou feiras e “transformá-los” em comida saudável e de qualidade. A ação, que nasceu em abril de 2015, em uma parceria entre a agência Africa, Ong Make Them Smile e a Truckvan, é hoje uma das diversas atividades desenvolvidas pelo Instituto STOP Hunger Brasil e, nesta edição, conta com os parceiros: Sodexo On-site, Sodexo Benefícios e Incentivos, Senac São Paulo, Banco de Alimentos de São Paulo e Fulpel.

“Iniciativas como o Feed Truck reforçam a missão do Instituto e mostram na prática como a redução do desperdício de alimentos contribui para combater a fome e a má nutrição. Contamos com a participação de todos nesta ação para engajar cada vez mais voluntários em torno do nosso propósito”, afirma Fernando Cosenza, presidente do Instituto STOP Hunger. 

Já Andreia Dutra, vice-presidente do Instituto STOP Hunger, acredita que este tipo de ação precisa ser multiplicada para outros lugares. “Precisamos fomentar a realização do projeto Feed Truck, com o objetivo de mudar a realidade de milhares de pessoas que passam fome no Brasil, uma vez que há muito desperdício de alimento em todo o país”, finaliza.

Vale lembrar que os alimentos, após serem coletados, triados, higienizados e preparados, são servidos gratuitamente à população. 

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em http://br.stop-hunger.org/home/nossas-acoes/feedtruck.html

 

Resultados Feed Truck (5 edições):

 

  • Total de Alimentos Recuperados: 2,350 Toneladas
  • Total de Refeições Servidas: 3900 Refeições
  • Total de Voluntários: 130
  • Horas de Voluntariado: 1.040
  • Dinheiro Arrecadado/Doado: R$10.740,54
  • Empresas e Organizações Envolvidas: 47