Respondemos as 10 perguntas mais frequentes sobre o vale-alimentação. Tire suas dúvidas aqui

10 respostas sobre o vale-refeição e o vale-alimentação

2 Agosto 2024

Tire suas principais dúvidas em relação aos benefícios mais desejados pelos profissionais

vale-alimentação e o vale-refeição estão entre os benefícios mais desejados pelos profissionais no mercado de trabalho. Ainda que não seja obrigatório, os cartões de alimentação são muito populares e se tornaram benefícios comuns nas empresas. Só que muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação às regras e as diferenças entre o cartão alimentação e o cartão refeição. Por isso, respondemos as principais questões nesse artigo: 

1 - Qual é a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação?

Os dois benefícios foram criados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) para incentivar empregadores a oferecer acesso a uma alimentação equilibrada aos seus funcionários. O vale-refeição é usado para a compra de refeições prontas em restaurantes, padarias ou lanchonetes no intervalo da jornada de trabalho. Já o vale-alimentação deve ser utilizado para a compra de gêneros alimentícios em supermercados, mercearias e açougues. 

Para saber mais sobre qual é o benefício ideal para seus funcionários, baixe gratuitamente um infográfico completo com as diferenças entre o vale-alimentação e o vale-refeição. 

2 - O que os trabalhadores NÃO PODEM comprar com vale-alimentação?  

O cartão de alimentação pode ser usado apenas em supermercados, açougues e mercearias, para a compra de alimentos que serão preparados em casa. O benefício não deve ser usado para comprar de cigarros, produtos de limpeza e bebidas alcoólicas.  

3 - E o que NÃO PODE ser comprado com o vale-refeição? 

Já o cartão refeição, pelas normas do PAT, não pode ser utilizado em supermercados ou na compra de qualquer outro item que não sejam refeições prontas, marmitas e lanches durante o horário de trabalho. O cartão de vale-refeição Sodexo também não pode ser usado para a compra de cigarros e bebidas alcoólicas. 

4 - Quais as vantagens desses benefícios em um cartão alimentar? 

A principal vantagem de oferecer esses benefícios é garantir, por meio de uma alimentação nutricionalmente adequada, que os colaboradores terão mais saúde e bem-estar dentro e fora do trabalho. O cartão de benefícios da Pluxee também confere mais autonomia aos funcionários, que poderão escolher entre mais de 740 mil  estabelecimentos credenciados em todo o Brasil. 

5 - Existe valor mínimo de benefício no cartão para cada um deles? 

Segundo a regulação do PAT, não há valor mínimo ou máximo estipulado para o benefício. Isso pode variar de acordo com as convenções coletivas de trabalho, preços médios na cidade ou região e até mesmo pela situação financeira da companhia.  

6 - Os benefícios vale-alimentação e vale-refeição são descontados do salário? 

De acordo com a legislação trabalhista, o empregador pode descontar o benefício do cartão alimentar no salário do empregado, mas o valor não pode ultrapassar 20% do valor total do benefício concedido. 

7 - Em casos de férias e licenças, o colaborador ainda pode receber vale-alimentação e vale-refeição? 

A empresa pode optar por continuar oferecendo os benefícios durante períodos de afastamento, mas também pode interromper a oferta, já que eles não são obrigatórios. No entanto, em um cenário em que é cada vez mais difícil atrair os melhores talentos e mantê-los na empresa, manter o cartão de benefício nas férias pode ser uma boa estratégia para melhorar a experiência dos funcionários.  

8 - A empresa é obrigada a oferecer benefícios de alimentação? 

Por lei, as empresas não são obrigadas a fornecer benefícios alimentares aos funcionários, mas eles são um diferencial grande na hora de atrair e reter talentos, além de proporcionar ao empregador a possibilidade de isenção de encargos sociais e dedução de Imposto de Renda. 

9 - Quais as vantagens para a empresa que oferece os benefícios? 

Ofertar os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição é uma ferramenta para atrair e reter novos talentos na empresa, já que isso aumenta a satisfação e a produtividade dos funcionários. Os empregadores também se beneficiam com a isenção de encargos sociais e outras vantagens: veja como obter as isenções fiscais do PAT. 

Os empregadores também se beneficiam de isenção de encargos sociais e outras vantagens: veja como obter as isenções fiscais do PAT

10 - Como oferecer outros benefícios para os funcinários? 

Quer saber quais são os benefícios que seus funcionários estão buscando? A Pluxee tem uma oferta completa de cartões e serviços que vão fazer a diferença na sua empresa. Entre em contato com nossos consultores!