
Absenteísmo: saiba como combater as faltas no trabalho
8 Janeiro 2025
As faltas no trabalho são uma realidade, e é papel da empresa entender os motivos e propor soluções. Entenda como baixando o e-book!
Faltar, ter que sair mais cedo ou chegar mais tarde são situações inevitáveis, que fazem parte do dia a dia de trabalho de qualquer empresa. O problema é quando esses episódios ficam cada vez mais frequentes, sem justificativas e se repetem em diferentes equipes.
O aumento de faltas no trabalho é sinal de que algo está errado, e o índice de absenteísmo, que mede essas ausências, pode estar alto. Mas como identificá-lo e tomar as medidas necessárias? É o que a Pluxee te convida a explorar a seguir. Você verá:
- Absenteísmo: o que é?
- Por que as ausências acontecem?
- É urgente acompanhar o absenteísmo no trabalho?
- Absenteísmo no modelo híbrido
- Papel dos benefícios
Absenteísmo: o que é?
A palavra absenteísmo vem do latim "absens", que significa "estar fora, afastado, ausente" – e no dia a dia de trabalho, isso se traduz em faltas, saídas antecipadas ou atrasos.
"São aqueles momentos nos quais o colaborador deixa de cumprir suas tarefas por algum motivo específico", explica Nayara Cardoso, professora de Gestão de Pessoas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Segundo ela, o indicador que avalia esse comportamento mede a diferença entre a quantidade de horas previstas em contrato e as que foram efetivamente trabalhadas, contabilizando todas as ausências, sejam elas justificadas ou não. Férias e folgas não entram nessa conta.
Entenda mais sobre o absenteísmo com o e-book: COMO REDUZIR FALTAS NO TRABALHO
Por que as ausências acontecem?
De acordo com Luciana Gehlen, especialista em Recursos Humanos e professora da Universidade Feevale, os principais motivos são "doenças físicas ou mentais, baixa motivação, dificuldades com a função e problemas de relacionamento com a equipe ou com a chefia".
Já Nayara acrescenta a essa lista itens como: contratempos no deslocamento ao trabalho, falta de oportunidades de crescimento dentro da própria companhia, políticas e práticas inconsistentes, sobrecarga e ausência de benefícios adequados para funcionários – destacando como vários desses itens são de responsabilidade da empresa.
Daí a importância de identificar as causas do absenteísmo para serem feitas as mudanças necessárias. "Quanto mais rapidamente se identificar os motivos, mais rapidamente será possível agir e impedir que as consequências se espalhem para os outros colaboradores. É uma questão de causa e efeito", ressalta.
É urgente acompanhar o absenteísmo no trabalho!
Nayara e Luciana chamam atenção para o mesmo ponto: é fundamental acompanhar o indicador de absenteísmo.
Tal índice é resultado de uma conta: você deve dividir o número de horas perdidas pelo número de horas trabalhadas/mês e multiplicar o resultado por 100. "O percentual ideal varia de acordo com a empresa, mas é recomendado que nunca ultrapasse os 4%", alerta Nayara sobre o absenteísmo e o cálculo.
Estar sempre de olho nos dados é essencial para identificar os motivos das ausências e corrigir da melhor forma. Se um colaborador tem faltado bastante por problemas relacionados à sua saúde mental, por exemplo, a empresa pode oferecer um suporte psicológico, além de programas que incentivam a felicidade no trabalho.
Caso um ambiente sem estímulos seja detectado como um dos motivos para os atrasos e ausências, está na hora conversar com gestores para identificar o que pode ser melhorado – lançar novos desafios ou então convidar os times para workshops e cursos que desenvolvam suas carreiras costumam ser excelentes caminhos.
Ou seja, há sempre uma solução para cada caso! E é papel da empresa garantir esse apoio para as suas equipes.
Aliás, um elemento central nesse processo é a liderança: tal profissional deve ser empático e estimular o diálogo. Dessa forma, profissionais passam a se sentir mais acolhidos e seguros para dividirem as causas de suas ausências. Todo mundo ganha quando há um ambiente de troca e respeito!
Absenteísmo no modelo híbrido
Sim, as ausências existem também no trabalho remoto, e as causas tendem a ser as mesmas, segundo Nayara. "Os problemas com deslocamento e transporte diminuem, mas conciliar todas as tarefas da casa e do trabalho pode nos levar a um esgotamento", ressalta.
Por isso, as empresas devem enfatizar, junto às suas equipes, a importância de ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Promover encontros esporádicos entre os profissionais também ajuda - tais trocas tendem a ser divertidas, estimulantes e criativas.
Veja também: como estimular a produtividade no trabalho híbrido
Papel dos benefícios
Segundo Nayara, os benefícios para funcionários têm um peso grande na redução dos indicadores de absenteísmo. "Os novos modelos de trabalho podem implicar em mudanças no plano que é oferecido aos colaboradores, pois as necessidades são outras. Novas estratégias de pertencimento e engajamento devem entrar em cena", comenta.
Um exemplo prático: oferecer suporte psicológico e opções voltadas ao bem-estar, como vale-academia, é uma boa forma de amenizar as ausências ligadas às questões de saúde mental. Ou se alguém falta muito por ter de ficar com os filhos, que tal oferecer um auxílio-creche? Avaliar as necessidades de cada colaborador é essencial para poder apoiá-los. E os benefícios são excelentes aliados nessa jornada!
Concluindo
O absenteísmo é uma realidade nas empresas. Por isso, é fundamental realizar o cálculo desse índice de faltas e acompanhar esse indicador para detectar as suas causas. Só assim será possível oferecer meios para que o problema diminua.
Quando as ausências são baixas, é sinal de que há um ambiente saudável na companhia. Todos ganham com isso, seja em produtividade, qualidade de vida, crescimento profissional e em saúde.
Os benefícios para funcionários, conforme apontamos, complementam a sua estratégia, uma vez que atendem às necessidades e motivação das equipes. A Pluxee tem um amplo portfólio de multibenefícios que podem te ajudar a combater o absenteísmo, e criar um ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e feliz.
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