Ter um médico online para uma consulta é um benefício muito valorizado pelos colaboradores.

Telemedicina: como funciona e por que usar?

30 Maio 2024

Já fez consultas online? O que acha da ideia? Te mostramos aqui as vantagens desse recurso!

A telemedicina ganhou destaque nos últimos anos, principalmente durante a pandemia. E sabe de uma coisa? O hábito, que começou lá atrás, continua em alta! Muita gente colocou de vez na rotina por conta da facilidade que garante ao dia a dia.

E você aí, sabe direitinho como funciona? Te mostramos neste artigo o que é e quais são as vantagens de usar esse benefício. Fique conosco e verá:

  • O que é telemedicina
  • Médico online: as vantagens de aderir
  • Por que as teleconsultas fazem bem à saúde?

O que é telemedicina?

"É a prestação de serviços de saúde à distância", define a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, estamos falando de qualquer atendimento que seja feito online, por meio de um dispositivo eletrônico, como celular, tablet ou computador.

Ainda segundo a OMS, esse tipo de consulta é muito importante para o mundo de modo geral: "tem o potencial de melhorar a gestão clínica e ampliar a cobertura dos serviços". Isso mesmo. Além de chegar a mais pessoas, principalmente em locais afastados, a prática é uma grande aliada da medicina preventiva.

É muito mais simples ligar um computador, por exemplo, do que atravessar a cidade para ir ao médico. E é essa praticidade que incentiva muita gente a fazer um acompanhamento frequente. O resultado? Um cuidado maior e, consequentemente, menos problemas de saúde.

Médico online: por que devo aderir?

Já falamos de duas vantagens que a OMS lista logo de cara. Mas há várias outras envolvidas. Vem com a gente ver!

  • Geralmente, uma consulta médica online é indicada para casos de baixa complexidade, como febre, gripes e resfriados, problemas gastrointestinais, de pele, musculares, oftalmológicos e dores de cabeça, entre outros. Por isso, a telemedicina facilita o acesso à saúde. Ou seja, já saímos com a medicação certa!
  • Há mais horários disponíveis (muitos serviços operam 24 horas por dia, nos sete dias da semana). O atendimento acontece muito mais rápido - o tratamento certinho também.
  • Não há limites geográficos para ter acesso aos médicos. Por exemplo: se você está em uma viagem a trabalho, longe de casa, pode consultar um profissional facilmente.
  • Todo o histórico fica registrado! Assim, fica mais fácil ter uma visão mais detalhada de cada paciente.
  • Diz aí se você já fez um exame e nem levou para o médico olhar o resultado? Ficou lá, guardado na gaveta. Muitas vezes, a rotina corrida faz a gente esquecer dessas coisas. A telemedicina facilita esses retornos!
  • O bolso agradece: você não gasta nada se o serviço de telemedicina faz parte do plano de saúde que a sua empresa oferece.
  • Além de não gastar por conta do benefício, você ainda evita aqueles custos de deslocamento, como transporte e estacionamento.
  • Não é preciso esperar em salas lotadas, perdendo tempo do seu dia! Basta entrar na consulta na hora escolhida, no conforto da sua casa.
  • A saúde pública também agradece! Já vimos que durante crises sanitárias, como a pandemia de Covid-19, esse tipo de recurso foi essencial! A tendência é que o seu papel se reforce com o tempo!

Concluindo

A telemedicina é muito importante no cenário de saúde atual. Além de poupar tempo e esforços, amplia a capacidade de atendimento. Faz os cuidados chegarem mais longe, dependendo apenas de uma conexão de internet. É excelente para tratar questões de baixa complexidade e aumentar a prevenção de problemas.

Sim, é um serviço que garante acesso facilitado, economia de custos e de tempo, conveniência, prevenção, atendimento emergencial e muito mais. Além disso, as consultas são um ambiente seguro. Afinal, para oferecer o serviço, as empresas do setor precisam agir em conformidade com as leis que garantem a proteção de dados dos pacientes.

Pensando nisso tudo, uma coisa é certa: a telemedicina veio para ficar - é uma forma de fazer as pessoas pouparem o tempo e cuidarem melhor da saúde. E aí, que tal aproveitar o melhor das teleconsultas? Peça para o seu RH! Nós temos soluções que incluem o serviço. Aproveite também para conhecê-los!