Valorização das Entregas Feitas e Reconhecimento Profissional

Saiba como valorizar as suas entregas no trabalho

26 Junho 2024

Mostrar o valor do seu desempenho é essencial para ter reconhecimento e crescer dentro da empresa. Veja como chegar lá!

O reconhecimento profissional é muito importante pra gente, né? É uma resposta para tudo o que fazemos no trabalho. Sabemos que essa atitude deve vir da empresa, principalmente da liderança. Mas você pode ter uma participação importante. Como? Valorizando as suas entregas. Olhe para elas, avalie, destaque o que é interessante em cada uma e passe para frente. Ou seja, diga para as pessoas o que fez daquela solução uma boa ideia.

Nem sempre é fácil concretizar isso na prática. Tem gente que não gosta de falar de si mesmo, por exemplo. A boa notícia é que há maneiras de conduzir tudo isso sem ser pedante ou em excesso. Quer saber por onde começar? Te mostramos por aqui. Fique conosco para ver:

  • Por que o reconhecimento profissional depende de um bom relacionamento?
  • 6 formas vencedoras de valorizar as suas entregas

Por que o reconhecimento profissional depende de um bom relacionamento?

Essa troca entre colaboradores e empresas é fundamental para tudo fluir bem. Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), quando há uma sinergia, as pessoas trabalham mais engajadas e comprometidas. "Elas se sentem parte da empresa e desejam contribuir para o crescimento dela, ajudando a alcançar seus objetivos", de acordo com o IBC.

reconhecimento no trabalho é um caminho fundamental para fortalecer essa conexão entre as duas partes. Afinal, é sempre bom ouvir elogios sobre as suas entregas, saber que alguém está valorizando tudo aquilo e que, de alguma forma, você é importante para a evolução da companhia.

Essa postura deve partir, sobretudo, da gestão. Mas você também pode participar do processo. E de um jeito bem tranquilo, sem soar pedante. O segredo do sucesso é evidenciar as suas entregas.

Ser reconhecido é o desejo dos profissionais: mas como valorizar o seu trabalho?

Há diferentes maneiras de dizer para os quatro cantos do mundo que aquilo que você fez (ou faz) é interessante. E nem sempre precisa se desgastar ou parecer repetitivo. Existem formas de evidenciar as suas entregas de um jeito simples, natural e convincente. Veja só algumas dicas de ouro!

1 - Participe 

Uma pessoa engajada será sempre reconhecida dentro da empresa. Busque saber o que está acontecendo para identificar se você pode contribuir de alguma forma. Dessa maneira, consegue mostrar que tem interesse e criar boas expectativas em relação às suas entregas. Todo mundo vai querer olhar com atenção para o que está fazendo.

2 - Tenha uma boa comunicação

Você precisa saber explicar o que fez, tim-tim por tim-tim. Lembre-se disso. De nada adianta fazer algo muito interessante se apenas mandar por e-mail, sem dizer muita coisa. Detalhe todas as suas entregas e as comunique bem. De um jeito criativo, amistoso e transparente.

Se for enviar por e-mail, copie as pessoas envolvidas e mostre o que foi realizado, quais foram as etapas, quem participou e de quais formas aquele material vai contribuir para que a empresa cumpra os seus objetivos.

3 - Saiba explicar o que foi feito

Você precisa conhecer bem o que fez - e como chegou àquele resultado. É fundamental ter as respostas na ponta da língua para explicar sempre que alguém te perguntar. É uma maneira muito inteligente de valorizar o seu trabalho. 

4 - Dê os créditos

Atribua a entrega a todas as pessoas que participaram com você. Deixe bem claro quem fez parte do projeto, o que realizou em cada etapa e qual foi a contribuição mais relevante. Reconhecer os colegas é o primeiro passo para ser reconhecido também. Lembre-se disso sempre. A generosidade e a verdade são as bases de uma carreira de sucesso.

5 - Conheça a empresa

Estude a companhia, suas metas e objetivos. Quando você faz um trabalho pensando nesses pontos, as chances de acertar são maiores. E isso vai refletir nas suas entregas também! Uma coisa é certa: o reconhecimento vem aí.

6 - Busque aperfeiçoamento

Uma boa performance depende de vários fatores. Saber o que está acontecendo no mercado - e no mundo de forma geral - é um deles. Por isso, procure sempre se atualizar, ir atrás de conhecimento. 

Deixe essa vontade bem clara para o RH. Pode ter certeza: esse interesse também contribui para que as suas entregas sejam cada vez mais reconhecidas. Criatividade e sabedoria deixam tudo melhor!

Concluindo

Você pode contribuir - e muito - para valorizar as suas entregas no trabalho. É um passo muito importante para ser reconhecido. Mas atenção: nunca faça isso em excesso. Ficar falando de você o tempo todo, do que fez ou apresentou, pode contribuir para que o seu esforço tenha um efeito contrário. Mostre as qualidades do seu trabalho de um jeito sutil, inteligente e generoso. Você vai se destacar, pode ter certeza! Estamos na torcida por aqui. Depois nos conte como foi! Até a próxima.