Employee Experience: coloque o colaborador no centro do seu negócio
7 Abril 2022
Para garantir uma experiência de sucesso e qualidade de vida no trabalho é preciso repensar o ciclo que os profissionais têm na sua empresa. Saiba como!
Muito se fala sobre o cliente estar no centro do negócio. Mas a realidade é que, antes mesmo de oferecer produtos e serviços de acordo com as expectativas de quem vai consumi-los, é crucial para uma empresa contar com uma boa equipe. Mas garantir isso na prática depende de muitos fatores - e um deles é trabalhar a Employee Experience. Em português, significa experiência do funcionário, conceito que foca na jornada do profissional dentro de uma companhia.
O cuidado em oferecer uma vivência satisfatória deve estar em todo o ciclo, exigindo esforços específicos. Quer saber quais são? Nos acompanhe por aqui. Você verá:
O que é Employee Experience (EX)?
A Employee Experience representa tudo o que acontece desde o momento do processo de seleção até a saída de um profissional do quadro de colaboradores. Olha só:
Seleção > Onboarding > Dia a dia com aprendizado e desenvolvimento > Possibilidade de reconhecimento e crescimento dentro da empresa > Saída.
Cada etapa pode contribuir positivamente ou negativamente, acarretando em mudanças de engajamento, produtividade e qualidade das entregas. Em suma, trata-se de uma estratégia que coloca os profissionais no centro do negócio a partir de iniciativas que incluem adoção de políticas de trabalho flexível, redesenho dos modelos atuais e criação de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Também inclui a oferta de um pacote de benefícios flexíveis que realmente atendam aos funcionários.
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Como criar uma estratégia de Employee Experience eficiente
O primeiro passo é entender cada etapa da jornada dos profissionais dentro de uma empresa para identificar o que é preciso trabalhar e/ou evoluir:
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Recrutamento: seleção e contratação de candidatos.
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Integração (Onboarding): introdução ao cotidiano da companhia e às funções.
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Desenvolvimento: etapa que envolve as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento dos profissionais.
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Reconhecimento e retenção: feedbacks, promoções e programas que contribuem para a qualidade de vida no trabalho, como a oferta de bonificação por resultados e benefícios flexíveis.
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Saída: a experiência também precisa ser positiva nessa fase do ciclo.
Em seguida, com o apoio de pesquisas de clima, análise de dados e conversas frequentes com todos os integrantes das equipes, é possível identificar o que deve ser feito para que a jornada inteira seja satisfatória. No recrutamento, por exemplo, você já pensou se a sua comunicação está sendo clara? É uma característica extremamente importante nessa etapa, pois os candidatos precisam saber ao certo o que vão encontrar.
Em relação ao desenvolvimento, a empresa mapeou quais são as habilidades dos colaboradores? Isso é fundamental para investir no desenvolvimento dela, a partir de cursos e workshops.
Conforme cada profissional for evoluindo, torna-se imprescindível reconhecer esse crescimento. Aliás, você também deverá ter esse plano estruturado, com oportunidades de promoção, premiações e a partir de feedbacks constantes.
De quais formas os benefícios para funcionários influenciam a EX?
A maneira como cada um dos colaboradores enxerga a companhia diz muito sobre a reputação que ela terá no mercado. Todas as etapas que mencionamos influenciam diretamente essa percepção. Por isso, é tão importante pensar em formas eficientes de tornar o clima organizacional mais agradável – as pessoas devem se sentir felizes e satisfeitas no local de trabalho.
Os pacotes de benefícios flexíveis para funcionários são aliados nesse sentido justamente por contribuírem para a qualidade de vida de modo geral. Existem diversos tipos que podem ser concedidos às equipes para mantê-las motivadas e dispostas a continuar na empresa. Alguns exemplos:
Auxílio home office: ajuda de custo para despesas relacionadas ao trabalho remoto, como energia elétrica, internet, conta de telefone e até compra de itens de escritório.
Bonificação por desempenho: concedida a quem se destaca por excelentes entregas. O Sodexo Multi é um cartão multibenefício que tem uma carteira específica para conceder bonificações por desempenho. É uma forma de estimular e incentivar e dar um apoio aos colaboradores.
Incentivo financeiro para cursos: o empregador pode oferecer ajuda de custo para cursos. Aqui, também é possível utilizar as carteiras digitais, que permitem ao RH identificar facilmente as movimentações dos colaboradores.
Benefícios flexíveis para diversos fins: o Sodexo Multi inclui vários outros benefícios que o empregador pode oferecer para melhorar a experiência de trabalho, respeitando as necessidades e o perfil de cada colaborador.
Concluindo
Oferecer suporte ao funcionários é fundamental para qualquer tipo de empresa, uma vez que:
1 - Ajuda a atrair e a reter os melhores talentos.
2 - Influencia diretamente a reputação da empresa no mercado.
3 - Potencializa a produtividade.
4 - É essencial para a construção de um ambiente saudável e criativo.
As características acima são decisivas para um negócio prosperar. Então, o que você está esperando para estruturar uma boa estratégia?
Aliás, para saber quais os passos que podem guiar essa transformação, baixe aqui nosso infográfico sobre employee experience e fique por dentro do que é Employee Experience e como priorizá-la no negócio.
Até a próxima!