O que você não pode comprar com o vale-alimentação?
22 Junho 2022
Saiba qual é a finalidade do vale-alimentação e o que pode ser adquirido com ele
Segundo o que é previsto na regulação do Programa de Alimentação do Trabalhador, o vale-alimentação é um benefício voltado para aquisição de gêneros alimentícios em supermercados, mercearias, hortifrutis e açougues, por exemplo.
A importância do vale-alimentação
O benefício permite que os trabalhadores adquiram produtos alimentícios para preparar refeições em casa, garantindo uma alimentação saudável, balanceada e nutricionalmente adequada. O benefício não é obrigatório, segundo as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas é oferecido por uma grande parte das empresas para garantir mais bem-estar e satisfação aos funcionários, melhorando a produtividade da equipe. O vale-alimentação pode estar previsto na convenção coletiva da categoria profissional dos seus colaboradores.
O que é permitido comprar com o cartão alimentação?
A finalidade do vale-alimentação é conceder um valor mensal para que o trabalhador possa comprar produtos para abastecer sua despensa e sua geladeira. Dessa forma, é permitido comprar todo os tipos de alimentos em supermercados, como itens congelados, industrializados ou perecíveis, grãos, carnes, hortifrúti e diversos outros itens que compõem a alimentação básica do trabalhador.
O que não pode ser comprado com o vale-alimentação?
Tudo o que não for gênero alimentício não deve ser comprado com o vale-alimentação. Seguem abaixo exemplos de produtos que não podem ser adquiridos com o benefício:
- Bebida alcoólica;
- Combustíveis (como gasolina e etanol);
- Produtos cosméticos;
- Cigarros e produtos de tabacaria;
- Eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
- Ferramentas;
- Refeições prontas em restaurantes, bares ou lanchonetes (como as marmitas);
- Utensílios de cozinha.
Qual é a punição para o descumprimento das regras do vale-alimentação?
O governo federal anunciou recentemente uma alteração nas regras do vale-alimentação e do vale-refeição, que já estão em vigor. A alteração traz diversas mudanças importantes e quem descumprir as regras pode ser multado em até R$ 50 mil, além de outras medidas punitivas. Fique atento!
Vem pra Pluxee
Contrate o vale-alimentação mais aceito do Brasil!
Preencha o formulário e receba o contato de um consultor especializado