Entenda a diferença entre o vale-alimentação e o vale-refeição

Você sabe qual é a diferença entre o vale alimentação e o vale refeição?

6 Outubro 2022

Sem rivalidades: um complementa o outro! Damos dicas fáceis para você entender a diferença entre os dois benefícios

Você recebeu um cartão Pluxee como o benefício da empresa que você trabalha, mas não sabe bem o que fazer o com ele? Fique tranquilo, que a gente ajuda você a usar seu vale da melhor forma! A seguir, entenda como seus vales funcionam e tire suas dúvidas!

Vale-refeição (o cartão Pluxee Refeição):

Na frente: o Pluxee vale-refeição tem, na frente, o ícone de um garfo e uma faca

Cor: verde

Quer saber como funciona o vale-refeição? Ele serve para comprar refeições prontas durante o seu horário de trabalho. É o cartão que você vai levar para se alimentar no almoço ou, dependendo do horário de sua jornada de trabalho, na hora do jantar.  Ele é aceito em restaurantes, padarias e qualquer outro estabelecimento que sirva refeição.

Vale-alimentação (o cartão Pluxee Alimentação):

Na frente: o vale-alimentação traz o ícone de uma cestinha de supermercado

Cor: Verde

Para que serve e como funciona o vale-alimentação? O cartão alimentação serve para comprar gêneros alimentícios (processados ou in natura, como frutas e verduras) em supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões e outros estabelecimentos que vendem esse tipo de mercadoria.

E uma coisa importante: os benefícios do cartão alimentação e do vale-refeição são regulamentados pela lei do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). Isso significa que os créditos que são depositados no seu cartão devem ser utilizados especificamente para os usos que descrevemos acima. Não vale comprar bebida alcóolica ou eletrodomésticos com seus benefícios, ok?

Baixe o app Pluxee Brasil para ter acesso a centenas de promoções que vão fazer você economizar e o seu benefício durar muito mais.

Tire suas dúvidas sobre vale-refeição e vale-alimentação

A seguir, confira as repostas para as perguntas mais frequentes sobre o  cartão refeição e o vale-alimentação: 

Onde eu encontro detalhes sobre a lei que regulamenta o benefício?

Se você tem interesse em entender melhor o que é a lei do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), saiba aqui como as regras do PAT afetam sua vida.

Quem tem direito a vale-alimentação e vale-refeição?

Por lei, o empregador não é obrigado a oferecer vale alimentação ou refeição a seus funcionários CLT, exceto em casos de exigência do sindicato da categoria, por exemplo, previsão da oferta do vale no contrato de trabalho, acordo coletivo e convenção coletiva. Para entender como funciona a política de benefícios dentro da empresa em que você trabalha ou presta serviço, entre em contato com o RH.

Como contratar o vale-alimentação ou o vale-refeição?

A Pluxee oferece condições especiais para a compra de vale alimentação e vale refeição. Qualquer negócio que tenha a partir de 1 funcionário pode oferecer o cartão e aproveitar os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Solicite um contato e comprove: a Pluxee tem a melhor negociação do mercado! 

PEÇA UMA PROPOSTA

Como consultar o saldo do vale refeição e do cartão alimentação?

Para ter acesso ao saldo e outros serviços para o cartão, o funcionário precisa se cadastrar na plataforma Pluxee para Usuários. Ao criar sua conta, o colaborador poderá acessar o saldo dos vales refeição e alimentação e consultar lojas e restaurantes que aceitam os cartões Pluxee de onde estiver, com o app Pluxee Brasil.

Por que é bom oferecer benefício para o funcionário?

As empresas percebem uma série de mudanças positivas na produtividade e no ambiente de trabalho, quando oferecem os benefícios alimentação e refeição para seu time. Confira:

  • Aumenta o poder de compra do funcionário
  • Redução no número de faltas
  • Motivação do funcionário

O que acontece se eu perder meu cartão Pluxee?

Não se preocupe! Assim que perceber que seu cartão Pluxee não está com você, por motivo de perda, roubo ou furto, acesse o app Pluxee Brasil ou entre imediatamente no site Pluxee para solicitar o bloqueio cartão na opção “Meus cartões” do menu horizontal. É muito fácil, veja aqui como bloquear o cartão.

Vale-refeição: o que é?

O vale-refeição é um benefício oferecido em que a empresa disponibiliza um determinado valor em créditos, para garantir que o trabalhador tenha uma alimentação de qualidade ao comprar refeições prontas na hora do almoço ou do jantar, de acordo com o horário da sua jornada de trabalho. O vale-refeição substitui o pagamento do benefício em dinheiro pelo empregador (que é proibido) e é regulamento pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Como eu posso economizar meus créditos do cartão refeição?

Quem tem Pluxee pode fazer seus créditos do cartão refeição durarem muito mais. Cadastre-se na plataforma online Pluxee para Usuários para consultar saldo e, ainda, ter acesso a ofertas em restaurantes e até em apps de delivery. 

Por que é melhor dar o cartão Pluxee do que um vale em dinheiro?

Oferecer o benefício vale-refeição ou vale-alimentação em dinheiro é proibido e coloca o empregador em risco com discussões legais trabalhistas, tributárias e fiscais, por não estar de acordo com a legislação. Além disso, não garante a destinação específica do benefício.

Se você ainda oferece dinheiro para custear as refeições de seus funcionários, saiba que oferecer um benefício como o vale refeição Pluxee é melhor para os dois lados:

  • Ao oferecer o cartão de benefícios para funcionários, a empresa pode conseguir incentivos fiscais por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador e, ainda, gerencia o uso do benefício em uma plataforma 100% online.
  • O colaborador ganha mais controle de seus gastos e tem acesso a promoções e serviços por meio do site e do app Pluxee Brasil.

Quanto o empregador deve oferecer de benefício alimentação?

A lei do Programa de Alimentação do Trabalhador determina que valor deve garantir uma alimentação de qualidade, mas não estipula um valor mínimo mensal obrigatório para o vale alimentação. No entanto, como o benefício foi criado para apoiar profissionais que ganham até 5 salários mínimos, proporcionando a eles um valor adequado para adquirir alimentos no supermercado, é importante que o empregador leve em consideração o valor médio da cesta básica em sua região e usá-lo como parâmetro para definir o valor mensal do benefício de seus funcionários. No link você encontra uma referência de valores para calcular o benefício vale alimentação de sua equipe.

Como funciona o app da Pluxee?

O app Pluxee Brasil para smartphones está disponível gratuitamente para Android e iOS. Nele você pode ver o saldo do seu vale-alimentação e o saldo do seu cartão refeição, bem como consultar quem aceita Pluxee e, ainda, participar de promoções. Além disso, você também pode fazer o bloqueio do cartão por perda ou roubo, recuperar a senha do cartão ou trocar a senha. Baixe agora mesmo!

O que dá para comprar com o vale-refeição e com o vale-alimentação?

O cartão alimentação deve ser usado em supermercados, açougues, mercearias, hortifrútis para a compra de alimentos. Atenção: o estabelecimento deve estar credenciado na Pluxee. A compra de bebidas alcoólicas e cigarros não é aceita.

Já o vale-refeição deve ser utilizado em restaurantes para a compra de refeições prontas, como restaurantes, lanchonetes, padarias que servem refeição, quiosques de refeição de shoppings e outros locais.

Como saber onde meu cartão é aceito?

É possível consultar toda a rede credenciada no app da Pluxee. Basta digitar sua cidade e pronto! Você também pode consultar a rede de estabelecimentos credenciados aqui no site.

Todos os funcionários têm direito aos vale-refeição e alimentação?

Esses benefícios não são obrigatórios, diferentemente da concessão do vale-transporte. Porém, cada vez mais, as empresas têm oferecido esses cartões para seus colaboradores, pois eles impactam diretamente na felicidade e produtividade diária deles. Ainda: ao conceder o vale-refeição, a empresa tem a possibilidade de usufruir de incentivos fiscais, conforme regulamentado no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

O vale refeição e o vale-alimentação devem ser pagos nas férias?

Não há obrigatoriedade de pagamento desses benefícios nas férias. Mas muitas empresas optam por continuar pagando o benefício aos colaboradores.

O vale-refeição é descontado do salário?

O máximo permitido para o desconto do vale-refeição na folha é 20% do valor total do benefício concedido. 

Ou seja, se o vale-refeição concedido pela empresa for de R$ 800, o desconto em folha deve ser, no máximo R$ 160.

E o vale-alimentação pode ser descontado do salário?

Assim como o desconto do vale-refeição, o do vale refeição pode ser de, no máximo, 20% do benefício. Isso está definido na lei do PAT.

Existe algum valor pré-definido para o vale-refeição e o vale-alimentação?

A legislação determina que o benefício deve garantir uma alimentação adequada e de qualidade para o colaborador, mas não há, por lei, definição do valor. A empresa que irá escolher o quanto seus colaboradores irão receber de vale-refeição e vale-alimentação. Importante, ressaltar que o Programa de Alimentação do Trabalhador recomenda que o valor seja suficiente para que o funcionário tenha acesso a uma alimentação saudável na região em que desempenha suas funções e que os sindicatos representantes podem por meio de acordos e convenções estipularem valores mínimos para os benefícios.

Esses vales podem ser pagos em dinheiro?

Não é permitido por lei. Além disso, é mais vantajoso para o empregador que sejam oferecidos cartões benefícios. Essa é uma forma segura e prática de pagar o benefício ao funcionário. Assim, fica mais fácil também para a empresa garantir as vantagens oferecidas pelo PAT, como a dedução de impostos e estar em conformidade com as suas regras de execução.

Esses benefícios fazem a diferença na vida do trabalhador!

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as relações de trabalho das empresas e seus colaboradores. Houve a diminuição do contato humano, com toda equipe em home office. Mas nem por isso, os benefícios deixaram de ser importantes. Pelo contrário, eles são ainda mais necessários para aumentar a motivação do trabalhador. Muitos ainda têm papel de apoio à saúde física e emocional!

Durante a pandemia, muitos benefícios, porém, precisaram ser revistos e ter seus valores alterados. O vale-alimentação, por exemplo, teve seu valor aumentado, afinal, o trabalhador, agora, precisa comprar mais coisas no supermercado, pois almoça em casa. Outro benefício importante nessa fase é o Pluxee Cuida, que fornece apoio psicológico, social, financeiro e jurídico. Em 2020, esse benefício cresceu quase 600%.

Proporcionar flexibilidade ao trabalhador, para que ele escolha como quer usar seu benefício também é algo que vem crescendo. Isso pode ser alcançado com o Pluxee Multibenefícios. Com ele, é possível oferecer auxílio home office ao colaborador, para que ele monte seu escritório em casa da maneira que achar melhor.

Vantagens do vale-alimentação para as empresas

Ofertar o vale-alimentação também é vantajoso para a empresa – a estratégia pode ser vista como uma técnica de motivação de funcionários e tem impacto direto na produtividade deles. Primeiro, a empresa ganha flexibilidade e agilidade na maneira em que oferta o benefício a seus colaboradores.

É possível ainda antecipar o crédito do cartão. No geral, o crédito fica disponível 3 dias após o pedido, mas caso a empresa deseje, pode antecipar a carga para até 90 minutos após o pedido.

A importância do PAT

Já ouviu falar no PAT? O Programa de Alimentação do Trabalhador foi criado em 1976 e tem o objetivo de promover a saúde do trabalhador por meio da alimentação saudável. Dessa maneira, eleva a produtividade e acelera a economia. Para a empresa que oferece vale-refeição e vale-alimentação, o PAT proporciona uma série de incentivos fiscais e isenções.

O PAT também é um estímulo importante para a economia do país. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), os benefícios viabilizados pelo programa já foram usados para pagar 79 bilhões de refeições aqui no Brasil.