2023 é considerado o ano de pior situação financeira pelos trabalhadores brasileiros

71% dos entrevistados afirmam ter sua performance profissional impactada por sua situação financeira

São Paulo, 17 de agosto de 2023 - O ano de 2023 foi considerado como o pior ano de situação financeira para 21% dos trabalhadores brasileiros segundo uma pesquisa feita pela Sodexo Benefícios e Incentivos, que a partir de agosto será Pluxee. Entre os entrevistados, 71% alegam que essa situação tem reflexo negativo na performance profissional. 57,16% afirmam sentir falta de motivação para concluir as tarefas do dia e quase 45% têm falta de concentração para realizar as atividades. Perda na qualidade das entregas, erros constantes e queda no rendimento também estão entre as consequências apontadas.

Uma pesquisa de abril deste ano da Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta que 78,3% das famílias brasileiras se encontram endividadas. Considerando esse cenário, a busca por alternativas que possam suprir as dívidas é constante. Os respondentes da Sodexo têm optado, majoritariamente, pela diminuição de gastos com alimentação (47,3%) e fazer os chamados “bicos” (30%).

“Uma boa gestão financeira faz com que qualquer um se sinta mais seguro e confortável, já a falta dela, leva o colaborador a passar por angústias, o que claramente afeta o seu desempenho no trabalho. A partir desse fato, a empresa pode apoiar seus funcionários com recursos que o auxiliem nesta gestão, como cursos de educação financeira, incentivos e orientação especializada e, claro um bom clima organizacional que dê segurança aos trabalhadores”, afirma Fabiana Galetol, diretora executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Os próprios trabalhadores afirmaram na pesquisa que duas importantes formas as quais a empresa pode auxiliá-los é oferecendo cursos sobre educação financeira (53,17%) e benefícios de apoio, orientação financeira, jurídica e acompanhamento psicológico (50,27%). Ou seja, além de auxílios, como vale-transporte, vale-alimentação e vale-cultura, o trabalhador também valoriza benefícios que o ajudem em sua gestão financeira.

“É um ponto importante disponibilizar ajuda por meio de consultores. Aqui na Sodexo, por exemplo, oferecemos internamente e para o mercado o Apoio Pass, um benefício de suporte financeiro, jurídico, social e psicológico, extensível aos familiares. Com o Apoio Pass, os colaboradores garantem consulta com profissionais das áreas de finanças, jurídicas e psicológicas, com total sigilo, sete dias por semana, 24h por dia”, completa Fabiana.

Um levantamento da empresa sobre o produto demonstrou que sua utilização vem crescendo ao longo dos anos e, em 2023, o apoio mais utilizado foi o psicológico (30,8%), em seguida o legal (23,3%). Dos problemas tratados, a ansiedade é o primeiro deles, algo que perdura nos últimos três anos.

 

Sobre Pluxee

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e incentivos para trabalhadores, que abre um mundo de oportunidades para ajudar todos a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas. Por meio de um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais implantadas em 31 países, a companhia cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos indivíduos no trabalho e fora dele. Desde vale-refeição, vale-alimentação, vale cultura, vale presentes até soluções de bem-estar e mobilidade, os produtos e serviços são criados para trazer mais valor às pessoas.

A empresa contribui para amplificar o poder de compra e promover o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores em todo o mundo. Acompanha 500 mil clientes no desenvolvimento de relações mais significativas que melhoram o engajamento dos seus funcionários e simplifica a vida de 1,7 milhão de estabelecimentos todos os dias.

Apoiada na forte herança da Sodexo Benefícios e Incentivos, a Pluxee, com os seus 5 mil colaboradores, está empenhada em aumentar a sua influência como líder em responsabilidade social corporativa (CSR), proporcionando aos seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazerem escolhas mais sustentáveis e mais saudáveis todos os dias.