75% dos donos de pequenas e médias empresas nunca ouviram falar em práticas ESG

Empresa líder no setor de benefícios e engajamento promove iniciativas para ajudar os pequenos e médios empreendedores

São Paulo, 18 de dezembro de 2023 - A Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores e que carrega o legado da Sodexo Benefícios e Incentivos, realizou uma pesquisa com donos de pequenas e médias empresas onde 75% afirmaram nunca terem ouvido falar em práticas ESG/ASG (ambiental, social e governança) e somente 5% têm alguma ideia do seu significado. Foram realizadas mais de 600 entrevistas em julho de 2023 e, quando apresentados ao conceito, 54% dos entrevistados demonstraram alguma dificuldade para o seu entendimento.

Ainda que muito disseminado e amplamente discutido atualmente, o conceito de ESG esbarra com um problema ainda maior enfrentado pelo brasileiro: a dificuldade em empreender. Os entrevistados, quando questionados sobre a implementação das práticas ESG/ASG, apontaram a falta de recursos financeiros (36%) e falta de tempo (30%) como principais barreiras.

“Na Pluxee estamos sempre atentos às demandas dos nossos parceiros e, também, interessados em conectá-los a novos temas que possam ser geradores de novas oportunidades. Para fomentar práticas sustentáveis e propagar um conceito tão importante como o de ESG criamos ações que ajudem os pequenos e médios empreendedores a atuar de forma prática na agenda, como a parceria com Food To Save, aplicativo sustentável, ou o desafio Open Innovation, que reúne ideias de diferentes startups para serem aplicadas nos estabelecimentos, ambos com o objetivo de combater o desperdício de alimentos. Além disso, fornecemos uma grande quantidade de materiais informativos para os nossos parceiros, em nosso site ou aplicativo Pluxee”, coloca Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor executivo de estabelecimentos da Pluxee Brasil.

A redução do desperdício de alimentos foi apontada por 84% dos entrevistados como a ação sustentável mais importante e, por consequência, é a mais realizada (59%). Por fim, o que mais interessa aos empreendedores é a troca de experiências com outros estabelecimentos (63%) e um lugar para aprender de forma ativa, com ajuda para implementação, demonstrando tanto uma vontade de adquirir novos conhecimentos quanto uma necessidade de apoio para aplicação.


Sobre a Pluxee

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e incentivos para trabalhadores, que abre um mundo de oportunidades para ajudar todos a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas. Por meio de um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais implantadas em 31 países, a companhia cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos indivíduos no trabalho e fora dele. Desde vale-refeição, vale-alimentação, vale cultura, vale presentes até soluções de bem-estar e mobilidade, os produtos e serviços são criados para trazer mais valor às pessoas.

A empresa contribui para amplificar o poder de compra e promover o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores em todo o mundo. Acompanha 500 mil clientes no desenvolvimento de relações mais significativas que melhoram o engajamento dos seus funcionários e simplifica a vida de 1,7 milhão de estabelecimentos todos os dias.

Apoiada na forte herança da Sodexo Benefícios e Incentivos, a Pluxee, com os seus 5 mil colaboradores, está empenhada em aumentar a sua influência como líder em responsabilidade social corporativa (CSR), proporcionando aos seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazerem escolhas mais sustentáveis e mais saudáveis todos os dias.