Home office segue em alta na preferência do brasileiro

Formato caiu no gosto dos profissionais, que conseguem equilibrar melhor trabalho e vida pessoal, além de ganharem mais qualidade de vida

São Paulo, 25 de agosto de 2023 - Os modelos de trabalho home office e híbrido, praticado em escala pelas empresas desde o início da pandemia, geraram uma busca por mais qualidade de vida e equilíbrio entre as jornadas pessoal e profissional. Ainda em alta entre os brasileiros, o formato de trabalho não presencial é preferido por 58% dos entrevistados de uma pesquisa realizada pela Pluxee, nova marca que carrega o legado da Sodexo Benefícios e Incentivos.

“Percebemos neste modelo de trabalho uma busca maior dos profissionais por qualidade de vida. Ao optar por manter essa flexibilidade, que já é praticamente um benefício ao trabalhador, a empresa melhora sua reputação e se torna mais atrativa tanto para os atuais trabalhadores quanto para novos talentos, ao mesmo tempo em que incentiva o estilo de vida mais equilibrado e saudável”, afirma Fabiana Galetol, Diretora Executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa na Pluxee.

A Pluxee é um exemplo de empresa que hoje segue o modelo híbrido, e percebeu mudanças positivas no público interno. “Antes, quando precisava estar na empresa presencialmente todos os dias, o tempo gasto no trajeto entre minha casa e a companhia me impedia de ir à academia ou fazer caminhadas de manhã. Até uma ida ao supermercado era deixada para os finais de semana. Hoje, tenho mais tempo para me dedicar à casa e aos meus filhos” afirma Mariana Lange, analista de Compliance da Pluxee.

Além da qualidade de vida, os funcionários afirmam ter maior rendimento no trabalho, já que conseguem organizar melhor sua agenda pessoal e otimizar o tempo que antes era gasto com locomoção. “Algumas vezes, trabalho do coworking do clube que frequento e evito o trânsito do horário de pico. Saindo mais cedo de casa, fico próxima do local da atividade que vou realizar sem prejudicar minhas atividades profissionais” afirma Denise Brito, Gerente de Comunicação Interna da Pluxee.

A atual rotina de trabalho de Denise também a ajudou com sua saúde alimentar. “Sendo celíaca, o home office me proporciona tempo para cozinhar. Com isso, evito o mal-estar que acontecia por comer fora todos os dias”, ressalta ela, que neste ano participará da sua primeira maratona de rua, após começar a correr durante a pandemia. “Isso não seria possível sem o home office”, finaliza.

Pesquisa - Liderando a pesquisa, o modelo híbrido é a melhor opção para 29% dos entrevistados, seguido pelo home office (20%) e anywhere office (9%). No entanto, o estudo indicou que apenas 19% dos entrevistados praticam tais formatos.

Com 945 trabalhadores respondentes dos grandes setores de atividade (Indústria, Comércio, Serviços, Agricultura), 31% apontou já ter mudado de trabalho na busca por uma rotina que tenha dias de home office, e 52% pensa em mudar de emprego também com o objetivo de encontrar uma opção mais adequada para si.


Sobre a Pluxee

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e incentivos para trabalhadores, que abre um mundo de oportunidades para ajudar todos a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas. Por meio de um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais implantadas em 31 países, a companhia cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos indivíduos no trabalho e fora dele. Desde vale-refeição, vale-alimentação, vale cultura, vale presentes até soluções de bem-estar e mobilidade, os produtos e serviços são criados para trazer mais valor às pessoas.

A empresa contribui para amplificar o poder de compra e promover o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores em todo o mundo. Acompanha 500 mil clientes no desenvolvimento de relações mais significativas que melhoram o engajamento dos seus funcionários e simplifica a vida de 1,7 milhão de estabelecimentos todos os dias.

Apoiada na forte herança da Sodexo Benefícios e Incentivos, a Pluxee, com os seus 5 mil colaboradores, está empenhada em aumentar a sua influência como líder em responsabilidade social corporativa (CSR), proporcionando aos seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazerem escolhas mais sustentáveis e mais saudáveis todos os dias. Mais informações: www.pluxeegroup.com.