Sodexo implementa estratégia de comunicação interna para trabalho híbrido

Com a pandemia e a consolidação de um modelo diferente de trabalho, o home office, as empresas precisaram se adaptar para formatos flexíveis como o modelo híbrido

5 de abril de 2023 - Com a pandemia e a consolidação de um modelo diferente de trabalho, o home office, as empresas precisaram se adaptar para formatos flexíveis como o modelo híbrido. Com isso, a Sodexo Benefícios e Incentivos, líder global em serviços de qualidade de vida, reforçou seu plano de comunicação interna para aprimorar as trocas entre seus funcionários, com foco no bem-estar dos 700 trabalhadores da companhia, promoção de um ambiente colaborativo e mirando a produtividade. O resultado remete a uma jornada de aprendizado, desconstrução e reconstrução da maneira de trabalhar guiada pela comunicação da empresa.

“A Sodexo acredita que comunicação é a chave para o sucesso do trabalho em equipe e garante que todos estejam indo na mesma direção. É importante que este processo tenha clareza, transparência, além de uma escuta ativa e atenta”, explica Fabiana Galetol, diretora de Pessoas da Sodexo.

A mudança para o trabalho híbrido em 2022 ocorreu após a aplicação de uma pesquisa para avaliar o melhor modelo, que identificou que 70% dos funcionários preferiam o formato. “Trata-se de uma configuração com flexibilidade, em que a orientação é que o funcionário vá duas vezes por semana sem definição dos dias, com um propósito, não para vídeo conferências, mas sim para interações entre times, brainstorms, planos, celebração. Também estamos abertos para aqueles que preferem ir todos os dias ao escritório para trabalhar”, esclarece Fabiana.

Para que o modelo fosse bem-sucedido foi feita uma capacitação específica para a liderança, com o programa Lidera, que teve duração de 6 meses, foco em três Cs (colaboração, comunicação e confiança), melhores práticas, compartilhamento de preocupações e ideias que culminaram na co-criação do Guia Modelo de Trabalho Híbrido que reflete os valores e cultura da Sodexo. Com base neste conteúdo, toda população foi treinada para garantir engajamento.

Diante da estratégia foram reforçados alguns programas que colocaram em prática ações de comunicação, confira a seguir.

Conectados

Trata-se de um evento liderado pelo CEO da empresa, Thierry Guihard, e pela área de COMEX (comitê executivo), que visa o alinhamento estratégicos atual e das entregas futuras, sendo voltado para todos os colaboradores. Mensalmente são realizados encontros híbridos com os 700 colaboradores espalhados por todo o Brasil.

Conectando Conhecimentos

São palestras, workshops e treinamentos de variados temas, desde a utilização prática de ferramentas de trabalho até segurança psicológica. As apresentações são conduzidas por especialistas colaboradores da Sodexo ou do mercado, com o objetivo de engajar os funcionários em temas-chave como: competências, comportamentos, novas formas de trabalho, diversidade, responsabilidade social corporativa, saúde mental, desenvolvimento de carreiras, entre outros. Os encontros acontecem duas vezes por mês e são voltados para todos os funcionários da empresa no Brasil.

Conecta+

A Sodexo implementou uma rede social interna para melhorar a comunicação e a interação entre os funcionários, o que resultou em engajamento entre os times, melhora no conhecimento de ações, projetos, informações e iniciativas da empresa entre todos, sendo ainda um espaço agradável e que está em linha com a tendência de uso das redes sociais.

Momento Acelera

É um programa voltado para o alinhamento do time sobre as entregas futuras do plano estratégico para envolver, gerar orgulho e sensação de pertencimento na equipe, com reuniões sob demanda realizadas pela área que deseja compartilhar um conteúdo relevante voltado para todos os colaboradores.

Comitê Acelera

Reúne um grupo de 35 talentos influenciadores, entre líderes e profissionais, que representam suas respectivas áreas e atuam como embaixadores da comunicação da empresa. É realizado um rodízio anualmente, para incluir funcionários novos na iniciativa.

A Sodexo aposta na comunicação transparente com seus colaboradores, no fomento de um ambiente acolhedor, promovido por relações humanizadas, com um posicionamento que é reforçado pelo EVP, Employee Value Proposition ou proposta de valor para o funcionário em tradução livre, porque seus propósitos se baseiam em três pilares: inspirar, impactar e crescer. Desta forma, visa atrair os melhores talentos que são capazes de se desenvolver junto da empresa.

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

A Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.