Manual auxílio-alimentação: guia definitivo do benefício

Manual do auxílio-alimentação

13 Janeiro 2022

Tire todas as suas dúvidas sobre o auxílio-alimentação da Sodexo

Manual do auxílio-alimentação da Sodexo

 

Com a Reforma Trabalhista, ficou proibido o pagamento de qualquer benefício de alimentação em dinheiro para os funcionários. Com isso, a Sodexo criou uma alternativa, que é o auxílio-alimentação, uma forma prática e segura de pagamento dentro da lei.

  1. Para que serve o auxílio-alimentação?

O benefício do auxílio-alimentação é destinado à alimentação do trabalhador. O auxílio é ofertado em um único cartão, que une as funcionalidades de refeição e alimentação, ou seja, pode ser utilizado em mercados, restaurantes, padarias, açougues, entre outros estabelecimentos.

  1. Quais são as vantagens do auxílio-alimentação?

O cartão de auxílio-alimentação da Sodexo é aceito em mais de 500 mil estabelecimentos credenciados pela Sodexo em todo o país. Ele possui tecnologia NFC de pagamento por aproximação, o que proporciona mais praticidade ao usuário.

O cartão também permite a transferência de saldos entre os tipos de benefícios (alimentação para mercado e refeição para restaurantes e similares). Além disso, o colaborador terá acesso ao Sodexo Club, com ofertas e promoções especiais exclusivas.

O empregador também terá vantagens ao oferecer o benefício, como isenção de encargos sociais (FGTS e INSS), já que os valores do auxílio não se caracterizam como parte do salário dos funcionários.

  1. Como desbloquear e acessar o cartão unificado?

O desbloqueio do cartão é feito de forma simplificada pelo aplicativo da Sodexo (disponível gratuitamente para Android e iOS), com apenas alguns cliques, e a consulta de saldos também pode ser feita pelo app.

  1. É possível alterar a senha do cartão Sodexo?

Sim. Por ter os benefícios de refeição e alimentação unificados em um único cartão, o usuário tem a praticidade de definir apenas uma única senha que pode ser alterada a qualquer momento pelo app Sodexo Club ou pelo site sodexoclub.com.br.

  1. Como saber onde o cartão do auxílio-alimentação é aceito?

O cartão unificado é aceito em toda a rede credenciada de vale-refeição e vale-alimentação da Sodexo. Para consultar os estabelecimentos que aceitam Sodexo, basta acessar a opção Onde usar meu cartão?  no app ou no site do Sodexo Club.

  1. Existe alguma mudança na forma de utilizar o novo cartão?

O cartão com benefícios unificados, ou seja, alimentação e refeição no mesmo cartão, é utilizado da mesma forma que os outros cartões com chip da Sodexo, com leitura na maquininha de pagamento e uso da senha para efetuar a compra.

A única diferença no caso do auxílio-alimentação é que, no momento do pagamento, o usuário deverá escolher de qual carteira o valor será debitado – do vale-refeição ou do vale-alimentação, de acordo com o tipo de estabelecimento em que ele está sendo utilizado.

Por isso, é importante conferir se o local é credenciado para aceitar a carteira selecionada. Vale lembrar que o Refeição Pass deve ser utilizado para adquirir refeições prontas e o Alimentação Pass é usado para a compra de gêneros alimentícios em mercados e outros estabelecimentos.