Filtrar
Guia da Carreira

Como anda o seu poder de negociação?

04/02/20 18:00

Desenvolva seu poder de negociação – conheça as principais estratégias para isso

Confira as dicas para melhorar seu poder de negociação

Desenvolver habilidade para negociar é fundamental, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. É uma capacidade que beneficia tanto para aqueles que trabalham com vendas, como para quem precisa realizar tarefas que demandem muita tomada de decisões. Uma negociação bem feita, por exemplo, pode por fim a uma guerra, concluir um negócio importante ou, ainda, resolver um conflito familiar.

No entanto, poder de negociação não é algo que desenvolvemos de uma hora para outra. É algo que requer treinamento e, claro, conhecimentos técnicos. A seguir, veja dicas para desenvolver sua habilidade de negociação no dia a dia:

1. A primeira impressão é a que fica

A impressão que as pessoas têm de você pode definir o clima da negociação. Por isso, sempre se expresse bem e, dependendo do ambiente, utilize uma linguagem mais formal. Se precisar, invista em cursos de oratória. Preste atenção também à sua postura corporal e fale pausadamente.

2. Mostre-se flexível

Antes de qualquer reunião, você precisa saber exatamente o que irá propor. Mas precisa ter em mente que flexibilidade é uma característica muito útil nessas horas. Então, seja também flexível, esteja preparado para ceder um pouco.

Trabalhar a empatia é fundamental – coloque-se no lugar do outro e só faça propostas interessantes para as duas partes.

Como desenvolver o espírito de equipe no trabalho?

3. Trabalhe seu poder de improvisação

Pode acontecer das pessoas fazerem perguntas que você não está preparado para responder. Então, será preciso ter jogo de cintura para improvisar. Você pode ganhar essa habilidade com o tempo e com muito treino. Aulas de teatro podem te ajudar.

4. Quanto mais você treinar, melhor

A experiência te tornará um excelente negociador. Não tenha medo de errar. Os acertos virão com o tempo.

5. Preveja sempre o pior cenário possível

Saiba trabalhar suas expectativas. E saiba que a capacidade de prever como as pessoas irão reagir às suas ideias é um grande diferencial. Assim como em um jogo de xadrez, nas negociações, sua habilidade de prever os movimentos alheios pode te levar a uma vitória.

 

Gostou das dicas sobre poder de negociação e habilidades técnicas? Veja mais:

Cursos de empreendedorismo para melhorar seus negócios

Dicas de produtividade para você trabalhar melhor