Existem mesmo carboidratos bons e carboidratos ruins? Veja as dicas no nosso site

Carboidratos bons e ruins

15 Novembro 2022

Entenda as diferenças entre o carboidrato bom e o ruim para o nosso organismo

Como consumir carboidratos de forma saudável?

Carboidratos fazem parte dos macronutrientes essenciais ao nosso organismo, juntamente com as proteínas e gorduras. Dessa forma, eles são essenciais para o corpo humano, mas é importante saber escolher as melhores fontes nutricionais para evitar os carboidratos ruins na dieta. Saiba mais e faça compras de forma mais consciente com seu vale-alimentação!

Quais são as melhores fontes de carboidratos?

Primeiramente, é preciso entender que os principais tipos de carboidratos são os açúcares, os amidos e as fibras. Eles são transformados em glicose, que é uma fonte de energia para o nosso corpo. Entretanto, quando ingeridos em excesso, eles também podem ser transformados em gorduras.

As melhores fontes de carboidrato são os alimentos integrais, naturais e com boa dose de fibras, pois elas retardam a absorção do açúcar dos alimentos, evitando os picos de glicose no sangue e prolongando a sensação de saciedade. Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos.

Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são ricos em fibras que ajudam a controlar a glicose, que é o açúcar do sangue. Isso porque o corpo leva mais tempo para digerir esse tipo de carboidrato, fazendo com que a glicose vá sendo liberada gradualmente. Isso também contribui para que a sensação de saciedade seja prolongada, fazendo com que a pessoa coma menos. São essas características que ajudam a perder peso ou ganhar massa magra. Algumas das melhores fontes de carboidratos complexos são frutas, grãos, legumes, tubérculos e cereais integrais.

Carboidratos simples

Ao contrário dos complexos, os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo nosso organismo, o que gera os picos de glicose. Além disso, esses nutrientes fazem com que a pessoa sinta fome mais rapidamente, favorecendo o ganho de peso. Por isso eles são considerados carboidratos ruins e devem ser evitados, principalmente por quem tem diabetes. As principais fontes de carboidratos simples são bebidas adoçadas, pão com farinha branca, biscoitos, sorvetes, batata frita, massas refinadas, doces e bolos.

Programa Viver Bem

Para incentivar um estilo de vida mais saudável para os trabalhadores e suas famílias, a Sodexo criou o Programa Bem Viver, que promove ações de educação alimentar e dá dicas de receitas e informações sobre bem-estar, qualidade de vida e alimentação saudável.

Leia também:

Superalimentos Sodexo: turbine seu cardápio com opções saudáveis

Já conhece o programa Viver Bem da Sodexo?