guia de reciclagem em casa

Guia de reciclagem em casa

5 Maio 2021

Não basta separar o lixo! Você sabe o que precisa fazer para que seu lixo seja reciclável mesmo? Pequenas mudanças na sua rotina fazem a diferença.

Estamos ficando em casa o maior tempo possível, fazendo nossa parte para ajudar a combater a pandemia do coronavírus. Se você também está pedindo mais delivery, tanto de comida como de outros produtos, já notou que o volume de embalagens que, nem sempre, são direcionadas corretamente para reciclagem.

Reciclar o lixo produzido em casa contribui de verdade para um meio ambiente mais limpo e seguro para todos. Segundo a WWF, o Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico e recicla apenas 1% dele. Todo esse lixo contamina o ar, o solo e até a água que bebemos. Que tal quebrar essa cadeia de poluição mudando hábitos e aprendendo como fazer reciclagem em casa – ou pelo menos a sua parte nessa tarefa? Preparar o lixo para reciclagem é algo simples, mas precisa de atenção para alguns detalhes. Veja a seguir:

Aprenda o que pode ser reciclado.

Como fazer reciclagem? Comece separando o lixo. Além do trio plástico, papel e vidro, outros materiais que fazem parte do dia a dia podem ser reciclados. Confira neste guia da eCycle dicas de reciclagem: é possível poluir menos descartando corretamente remédios, produtos químicos, óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias.

Lave e seque as embalagens. Vidros, plásticos e caixas longa vida precisam estar lavadas e secas para serem recicladas. Reserve alguns minutinhos do dia para lavar as embalagens de iogurte, vidros, latinhas, produtos de beleza e o que mais usar. Uma dica é lavar junto com o restante da louça para incorporar essa atividade na rotina. Assim, a função de separar lixo para reciclagem em casa fica mais leve.

Bolinhas de papel: nunca mais! Folhas de papel não podem ser amassadas para reciclagem. No trabalho ou em casa, se precisar jogar folhas de papel fora, deixe-as em sua forma original e separe-as do restante do lixo, sem molhar ou sujar. Outra dica: caixas de pizza engorduradas não são recicláveis. Apenas é possível reciclar o papelão da caixa se ela estiver sem gordura.

O caso do papel alumínio. Apesar de serem feitas do mesmo material das latinhas de bebida, as folhas de alumínio exigem mais esforço para serem recicladas. Precisam estar sem resíduos de gordura e comida. Segundo o blog Como Descartar, , que traz diversas dicas de reciclagem, vale repensar o uso das folhas de alumínio, limpando os pedaços que não ficaram tão sujos (aqueles que vão forno para assar algo, por exemplo), usa-los em casa para outros fins (como afiar facas e tesouras). Se precisar de motivação, pense que reaproveitar o papel alumínio fará você economizar dinheiro, porque vai precisar comprar menos.

Leia também:

Como separar o plástico para reciclagem