• Início
  • Sodexo Insights
  • Acerte na gestão de pessoas: veja como traçar uma ótima estratégia

Gestão de negócios

Acerte na gestão de pessoas: veja como traçar uma ótima estratégia

Estar bem perto das equipes é fundamental para garantir excelentes resultados. Veja como isso pode ser feito no dia a dia!

Como fazer gestão de pessoas na empresa

Se existe um desafio para o RH, podemos dizer que se chama gestão de pessoas. Afinal, elevar o desempenho dos colaboradores sem mexer nos custos é desafiador. E, ao mesmo tempo em que esse trabalho potencializa as habilidades dos profissionais, ainda traz benefícios valiosos. Alguns exemplos: aprimora o capital intelectual da empresa, otimiza  resultados e reduz o turnover. 

Ou seja, gerir bem as equipes impulsiona o crescimento da companhia. Ficou na dúvida sobre como executar isso na prática? É o que mostramos a seguir. Você verá:

 

Gestão de pessoas: por que é tão importante? 

Antes de partir para as dicas, é importante ter em mente o que é essa disciplina dentro de uma empresa de qualquer porte. Em linhas gerais, trata-se de uma vertente do RH que é responsável por definir e esclarecer quais serão as práticas adotadas pensando nos funcionários, com foco em ações inteligentes.

Seus objetivos principais são engajar, desenvolver e capacitar profissionais da organização, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Esse trabalho ainda torna os processos mais naturais, impulsiona os bons resultados e favorece a melhoria da reputação da empresa, entre outros aspectos.

Tal prática ainda estreita o relacionamento com a equipe, demonstrando o valor de cada profissional.

Mas como começar a melhorar a gestão de pessoas?

O primeiro passo é criar um setor específico dentro do RH, com profissionais focados nesse processo.Tais profissionais serão responsáveis por estimular o desenvolvimento do capital humano, conscientizando os gestores da sua importância.

Com todo mundo articulado, fica mais fácil - e até mesmo natural - pensar em ações para assegurar um excelente clima organizacional. 

Quer saber o que deve ser feito no dia a dia? Veja só as dicas.

Motive os times

Um profissional desmotivado não produz como poderia e ainda está mais suscetível a aceitar uma nova proposta de trabalho a qualquer momento. Por isso, é fundamental compreender o que está causando essa falta de estímulo. 

Ouça, converse, pergunte! Só assim será possível pensar em estratégias para modificar a situação e ainda sugerir melhorias que vão refletir na cultura da empresa.

Como melhorar a retenção de talentos

Quer saber mais sobre motivação das equipes?
Leia um artigo completo e baixe um infográfico sobre retenção de talentos.

Comunicação é primordial!

Não podemos falar de gestão de pessoas sem mencionar a importância de ter um ótimo fluxo de comunicação. Aqui, o mais importante é trabalhar em uma estratégia integrada e disponível a todas as equipes.

Valorize o trabalho em equipe

Já reparou como as atividades rendem mais quando todos atuam juntos em prol de uma causa? Se as pessoas envolvidas entenderem a importância da função de cada uma e a relevância da entrega que farão juntas, o sentimento de pertencimento aumenta. 

Potencialize conhecimentos e competências

Para crescer, uma empresa precisa de profissionais capacitados. O seu papel aqui é potencializar essas habilidades, dando feedback contínuo e promovendo eventos para estimular a troca entre os funcionários.

Invista em treinamento e desenvolvimento

Planeje ações com foco no desenvolvimento dos profissionais. É fundamental ter colaboradores sempre atualizados, treinados e aptos a trabalhar com as melhores soluções e inovações. 

Avalie o desempenho

Com a ajuda desse indicador, você identifica quais são os colaboradores que se destacam ou aqueles que precisam de ajuda. Use métricas para te apoiar, como qualidade do trabalho, custos e tempo gasto nas tarefas do dia a dia.

Cuidado com a taxa de absenteísmo

Trata-se de um equilíbrio entre o número de faltas versus o total de horas trabalhadas de um colaborador. Se você notar que o índice do time está alto, é sinal de problemas no clima da organização.

Além disso, quando o absenteísmo é analisado de forma individual, faltar demais mostra que o profissional está passando por algum problema, seja ele pessoal ou na jornada dele como funcionário na empresa. Sempre que a taxa subir, busque descobrir o que está acontecendo para encontrar a melhor solução.

Fique de olho na satisfação do colaborador

Uma das métricas para entender o nível de satisfação é medir o clima organizacional. Como? Analisando as equipes para identificar se há algum ponto de atenção ou algum furo na estratégia. Para isso, um método eficiente é apostar em pesquisas internas.

Procure saber como anda o relacionamento junto à liderança, as percepções em relação às oportunidades de desenvolvimento e crescimento e as opiniões sobre os benefícios oferecidos.

Acerte nos benefícios

É fundamental conhecer a fundo as pessoas para poder propor o melhor pacote de benefícios. Um trabalhador que mora pertinho do escritório, por exemplo, não se encantará com um vale-transporte. Mas para aquele que atravessa a cidade, é imprescindível ter algo que resolva a questão do deslocamento para o local de trabalho.

Daí a importância de fazer a escolha dos benefícios integrada à gestão de pessoas. Os resultados tendem a ser positivos, impactando outras métricas, como produtividade, retenção de clientes, turnover e finanças. A melhor forma de colher esses bons frutos é escolher opções flexíveis, que possibilitam aos profissionais escolherem as que melhor se adaptam às suas necessidades. 

Leia mais sobre personalização de benefícios no artigo.

Concluindo

Uma boa gestão de pessoas pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, como contratações mais certeiras, aumento da produtividade, maior atração e retenção de talentos e uma gestão mais personalizada dos benefícios.

Quando há funcionários satisfeitos, os resultados tendem a ser muito mais interessantes para todos. Ou seja, o negócio ganha como um todo. Daí a importância de ter profissionais focados nesse propósito, acompanhando e propondo melhorias sempre que preciso.

E aí, gostou das dicas? Aproveite para traçar um bom planejamento e colocar as sugestões em prática para potencializar os resultados.

Até a próxima!

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos