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Como atrair mais clientes para o meu pequeno negócio?

Sabemos que se destacar na concorrência não é fácil. Por isso selecionamos dicas para ser mais competitivo.

Atração de clientes em PMEs

Atrair clientes para uma pequena empresa não é uma tarefa fácil, em especial em um mercado que é dominado pelas grandes marcas que investem massivamente em estratégias de marketing e publicidade. Mas não é uma tarefa impossível! Exige apenas que você descubra como atrair mais clientes, ou seja, marketing de atração, com os seus próprios diferenciais, focando no seu nicho e região.

Quer saber mais sobre esse assunto e conferir algumas dicas que você pode começar a colocar em prática ainda essa semana para conquistar clientes? Então, continue a leitura e aproveite os insights!

Quais são os maiores desafios dos pequenos negócios ao atrair clientes?

Segundo dados do Sebrae, existem cerca de 8,9 milhões pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Elas representam 27% do PIB do país, 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos. É interessante relembrar esses dados para entendermos a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira.

Os pequenos negócios enfrentam desafios diariamente, desde as taxas tributárias até a competitividade com grandes redes. É preciso fazer uma boa gestão para continuar em um mercado tão acirrado. Por isso, na hora de atrair clientes é imperativo colocar a criatividade para trabalhar a seu favor.

Além disso, a internet derrubou muitas barreiras geográficas, fazendo com que todo mundo se obrigasse a competir no mesmo mar de estratégias com marketing de atração, ou seja, ações de marketing para atrair clientes. E, nesse cenário, encontrar uma forma de se diferenciar é importantíssimo.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ser uma mega companhia e nem ter muito dinheiro para começar a criar campanhas criativas. Você só precisa de boa vontade, de ideias para atrair clientes e dos contatos certos, além de umas estratégias básicas de marketing de atração.

Por que você deve estar por dentro das melhores estratégias de atração de clientes?

O perfil atual dos consumidores é muito dinâmico. Por isso, a preferência das pessoas está sempre mudando. Além disso, o mercado é diversificado e tem clientes de todo tipo, desde os que buscam o melhor preço e maiores descontos, até os que querem consumir de marcas realmente diferenciadas.

Não importa com qual desses públicos você trabalha. Quanto mais estratégias você tiver na manga para atrair clientes, menores serão as chances de você não obter sucesso nas suas vendas. Então, ainda que nem todas as táticas sirvam para o seu estabelecimento (nesse momento, pelo menos), algumas delas podem gerar sacadas para iniciativas ainda melhores.

Como atrair clientes para o seu pequeno negócio?

Está na hora de saber como você pode transformar a atração de clientes em uma realidade no seu estabelecimento. Então, fique de olho nas dicas de marketing de atração que preparamos e anota aquelas que parecerem mais adequadas para o seu estabelecimento!

Treine sua equipe

Como fazer para atrair clientes? Uma equipe bem treinada é a metade do caminho para atrair mais clientes. Isso porque um profissional que domina as técnicas de persuasão e vendas conhece táticas para contornar as objeções do consumidor, e tem muito mais chances de sucesso nessa interação do que outro que não dispõe de nenhum desses recursos. Por isso, invista na qualificação do seu time.

Prepare seus colaboradores para oferecer todo o suporte para os clientes, nem que isso não resulte em uma venda do seu produto ou serviço em um primeiro momento. Prepare seu time para estabelecer relações confiáveis e de longo prazo, que beneficiem todos os envolvidos.

Explore promoções criativas

Quer mais ideias de marketing para atrair clientes? Use sua criatividade e vá além do básico na hora de pensar suas promoções. Muitas pessoas não estão interessadas em se relacionar com a sua marca, apenas com o seu preço. Sim, por mais que não valha tanto a pena gastar dinheiro para atrair essas pessoas, elas vão contribuir para manter seu ticket médio alto.

Então, considere oferecer cupons de desconto, descontos progressivos, faça sorteios, envie brindes e presentes e crie campanhas das quais as pessoas realmente queiram participar. Os eventos sazonais são a melhor oportunidade para isso, tanto é que o Black Friday é um sucesso em todos os segmentos. Leia, no artigo, como criar um calendário de promoções e faturar o ano todo.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são a nova grande vitrine na qual você pode expor seus produtos, suas promoções e as suas iniciativas, mesmo que não sejam comerciais. Estar lá, com um perfil atualizado e interações constantes, é uma forma muito interessante de chamar a atenção e ser lembrado pelos consumidores e, por fim, de conquistar clientes. 

Além disso, muitos estabelecimentos usam esse recurso de forma inteligente para alcançar públicos maiores através de promoções, sorteios e pedidos de compartilhamento, por exemplo. Isso, é claro, sem mencionar aquelas iniciativas pagas que podem ser segmentadas.

Participe de eventos

Você pode promover os seus próprios eventos, mas nada melhor do que participar de encontros de marcas parceiras ou organizados por outros estabelecimentos do seu setor de atuação. Assim, mais pessoas poderão conhecer seu estabelecimento e até despertar certo interesse por ele.

Essas reuniões do setor também são uma ótima oportunidade para estabelecer networking, levar sua marca para potenciais investidores e até fornecedores. São ocasiões recheadas de oportunidades para atrair mais clientes e interessados, em geral.

Busque parcerias estratégicas

Como fazer para atrair mais clientes? Suas parcerias podem levar você e o seu estabelecimento a lugares inimagináveis. Já pensou ter a oportunidade de expor seus produtos em um evento privado ou aparecer no perfil de influenciadores digitais no Instagram e outras redes sociais super relevantes para seus consumidores?

Esses são apenas alguns exemplos de como você pode se fazer presente para públicos que ainda não conhecem você, de forma marcante e confiável. É claro que, em troca, você também precisa oferecer algumas vantagens, por isso, pense estrategicamente em quais serão suas parcerias.

Invista na excelência do atendimento

Quando você pensa em oferecer produtos e serviços no seu empreendimento, absolutamente qualquer concorrente pode fazer o mesmo tipo de oferta que você. Mas quando você investe em um atendimento excelente, isso dificilmente será replicado.

Isso acontece porque um atendimento excepcional depende da conexão entre as pessoas e, para isso, além de contratar bons talentos, você precisa investir no treinamento de algumas das suas habilidades. Desse modo, ficará muito mais fácil oferecer interações que podem encantar seu cliente e que ajudem não só a captar, mas também a fidelizar mais consumidores.

Não investir na atração de clientes pode gerar consequências desastrosas no seu empreendimento. Sem eles é impossível manter o estabelecimento competitivo e, inclusive, lucrando. Uma empresa que não se reinventa constantemente para captar a atenção do seu público, acaba perdendo oportunidades, especialmente porque o seu concorrente não vai deixar isso barato.

Então, agora que você já sabe como atrair mais clientes, é melhor não perder tempo. Coloque nossas dicas em prática e veja como você vai se beneficiar disso. E caso você queira ficar por dentro de outros conteúdos relevantes, assine a newsletter do Sodexo Insights!

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