Restaurante de Curitiba é o melhor quilo do Brasil em 2023

O Quilo é Nosso: concurso elege o melhor restaurante a quilo do Brasil

8 Novembro 2023

Prato Baião de Dois Paranaense, do restaurante Kurytyba Gastronomia, foi o grande campeão do concurso O Quilo é Nosso

O concurso O Quilo é Nosso 2023 já teve o seu vencedor definido. O restaurante Kurytyba Gastronomia, localizado na cidade de Curitiba (PR), foi escolhido como o melhor restaurante a quilo do Brasil com a apresentação do prato Baião de Dois Paranaense, do chef Alessandro Picoli. A segunda colocação ficou com o restaurante Sadoche Grill, de Natal (RN), com o prato Meca Potiguar. E o terceiro lugar foi para o prato Arroz Original, do Original Restaurante, localizado em Cuiabá (MT). O evento, promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) com o patrocínio da Pluxee, foi criado para valorizar a gastronomia brasileira popular e premiar os melhores restaurantes a quilo do país.

A grande final

Durante a final do concurso, os pratos foram preparados pelos chefs nas instalações da Faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrasel. A disputa ocorreu na no dia 25 de outubro e o anúncio do grande vencedor foi feito no dia seguinte durante o evento Mesa SP.

O chef e proprietário do restaurante vencedor, Alessandro Picoli, formulou a receita do prato campeão quatro meses antes do evento, com o intuito de participar do concurso. “Usamos o pinhão, que é típico da nossa região, e juntamos com um prato nordestino para representar uma união. Em um momento com tantos conflitos pelo mundo, foi esta a mensagem que tentamos passar”, revelou Alessandro. “Quando vencemos a fase estadual, sempre fica aquele gostinho de que podemos ir mais além. Existia uma expectativa, mas não imaginava que seríamos o vencedor. Estamos todos muito felizes”, completou o chef.

Ao apresentar a premiação dos vencedores, o diretor editorial da revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho, ressaltou que o segmento de comida a quilo democratiza de forma autêntica a gastronomia brasileira. Já o presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Paulo Nonaka, enalteceu os finalistas da competição. “O concurso veio para dar os holofotes a um modelo de negócio 100% brasileiro. Os restaurantes a quilo têm o papel essencial de alimentar os trabalhadores de todo o país. É um orgulho para a Abrasel ajudar a valorizá-los e ver que o evento está cada vez mais prestigiado pelos restaurantes de todo o país. Ser campeão é ganhar um respaldo imenso”, afirmou Nonaka.

O tema da competição gastronômica esse ano foi "Saudável e Natural do Brasil". Os restaurantes participantes tiveram que apresentar pratos especialmente desenvolvidos para o concurso, destacando a gastronomia brasileira e o serviço de comida a quilo. Com isso, o concurso O Quilo é Nosso finalizou a sua 7ª edição cumprindo a missão de valorizar um dos maiores segmentos de alimentação fora do lar do Brasil.

A competição oferece uma série de prêmios e vantagens aos vencedores, incluindo treinamento, assinaturas de revistas e produtos de cozinha, além da visibilidade que o evento proporciona aos participantes com toda a divulgação na mídia.

História de sucesso

Desde a sua criação, em 2017, o concurso O Quilo é Nosso tem crescido em popularidade. Até 2022, ele contou com a participação de mais de 800 restaurantes de todas as regiões do Brasil, alcançando mais de 180 mil acessos em seu site e envolvendo aproximadamente 130 mil pessoas nas redes sociais. Uma das características mais marcantes do concurso gastronômico é a realização de uma etapa nacional, na qual os chefs campeões de cada estado preparam e apresentam os seus pratos ao vivo em um evento transmitido online para todo o país.

Confira a receita do Baião de Dois Paranaense

Ficou com água na boca? Então confira a receita do prato vencedor do O Quilo é Nosso 2023!

Ingredientes:

• 1,5kg de pinhão
• 1kg de arroz parboilizado
• 500g de bacon em cubos
• 1kg de carne seca desfiada
• 500g de calabresa em cubos
• 500g de banana descascada em cubos
• 100g banana chips
• 100g de alho laminado
• 150g de cebola julienne
• 10 ovos
• 2 pimentas dedo de moça
• Cheiro verde à gosto
• Salsinha à gosto
• Coentro à gosto
• Ervas finas
• 1 pitada de sal
• Manteiga clarificada

Modo de preparo:

Primeiramente cozinhe o pinhão em uma panela de pressão com quantidade de água que cubra todos os pinhões por aproximadamente 35 minutos. Após o cozimento, descasque-o ainda quente e corte uma quantidade generosa em 3 pedaços cada, deixando alguns inteiros para enfeitar o prato. Em outra panela, cozinhe o arroz parboilizado com tempero à gosto até estar ao dente e reserve.

Faça a dessalga do charque, fervendo-o duas vezes em água quente por 20 minutos, não se esqueça de trocar a água após a primeira fervida. Após desfie a carne e reserve.

Para o preparo da banana chips, utilize banana verde, cortando-as em lâmina finas, coloque em óleo bem quente por 1 minutos, após deixe em papel toalha para secar. Em uma frigideira inicie fritando o bacon, sem óleo, em fogo baixo até ficar crocante, depois reserve.

Na mesma panela entre com o alho e logo após com a cebola, deixe dourar, acrescente a calabresa e a pimenta dedo de moça. Aguarde 2 minutos e acrescente o pinhão já cozido, escascado e cortado em pedaços, bem como a carne seca e deixe cozinhar por 5 minutos, após reserve.

Por último, corte a banana em cubos pequenos e logo em seguida leve a uma frigideira bem quente com manteiga clarificada temperada com ervas finas, deixe 2 minutos ou até começar a dourar. Não esqueça de saltear para que não queime.

Misture todos os ingredientes pré-preparados em uma panela grande, exceto o bacon. Mexa todos os ingredientes para que fiquem homogêneos e deixe por aproximadamente 2 minutos em fogo baixo.

Finalize com o bacon crocante, cheiro verde, salsinha, coentro, um fio de manteiga clarificada e sal caso seja necessário. Para a montagem faça 10 ovos no forno com a gema mole, espalhe por cima da panela que irá servir, também coloque os pinhões inteiros e a banana chips.