Guia completo de e-commerce para supermercados e mercearias
8 Julho 2024
Aprenda a montar uma loja online para seu mercado e tenha sua própria plataforma virtual para vender mais
O e-commerce para supermercados e mercearias é uma realidade no segmento e deve estar entre as prioridades de quem quer aumentar as vendas. Os hábitos de consumo mudaram completamente nos últimos anos e as compras online chegaram também aos itens básicos da dispensa. Mas para entrar nesse universo de mercado e e-commerce, é preciso planejamento e avaliar o que realmente compensa.
Isso porque além de comodidade aos clientes, torna-se necessário oferecer também uma experiência de compra de qualidade, ágil e que fortaleça o relacionamento de confiança a longo prazo. Para que você saiba mais sobre o assunto e descubra o que é preciso para implantar uma boa logística para e-commerce em supermercados e mercearias, criamos este guia completo.
Acompanhe a leitura!
O que é e-commerce de supermercado?
O e-commerce pode ser definido como o comércio feito por meio de plataformas virtuais. Na prática, são as vendas e compras online em que o cliente recebe o pedido em sua casa ou faz a retirada no local. As transações pela internet transformaram os hábitos de compra do público e a forma como as empresas oferecem seus serviços.
Em 2022, o grupo de Alimentos e Bebidas teve um desempenho estrondoso, com alta de 71,7% no volume de pedidos, na comparação com o ano anterior. Isso mostra uma grande diferença em relação ao que se compra pela internet e o mercado e-commerce no Brasil. Há alguns anos, esses pedidos eram mais focados em móveis, roupas e eletrodomésticos.
Com um cenário mais amplo, atualmente, toda a rotina dos consumidores foi alterada e a praticidade dos aplicativos permite que eles resolvam pedir não só aquele alimento que faltou de uma hora pelo celular, mas também volumes maiores, como a compra do mês, que inclui produtos de limpeza, de higiene e até mesmo utilidades domésticas.
Quais são os desafios de um supermercado e-commerce?
Agora vamos falar sobre os desafios na hora de implementar um supermercado virtual. Antes de mais nada, é importante compreender que esse tipo de e-commerce apresenta uma série de diferenças quando comparado com outros setores de vendas por meios digitais.
Nesse formato de e-commerce para supermercados, o consumidor não consegue escolher exatamente qual produto ele vai receber da prateleira e, por esse motivo, o supermercadista tem a obrigação de garantir a qualidade e a integridade dos itens em todas as etapas até a entrega, por isso a importância de uma boa logística no e-commerce. Outro ponto complexo envolve os produtos classificados como frios que precisam de um esquema especial no manejo e no transporte.
Esse tipo de exigência torna a operação do e-commerce no supermercado mais desafiadora, porque faz com que os frios, por exemplo, recebam tratamento diferenciado na logística e-commerce, desde a etapa em que são retirados dos refrigeradores. O tempo de entrega é mais uma questão que influencia na decisão de compra. Normalmente, as pessoas estão acostumadas a esperar alguns dias para a entrega de produtos, mas quando se trata de alimentos básicos, como arroz ou leite, a entrega precisa ser mais dinâmica.
Entregas dinâmicas
Na maioria dos casos, os supermercados atuam no e-commerce com entregas agendadas em que o cliente faz o seu pedido pela manhã e recebe no horário da tarde, por exemplo, selecionando conforme a sua disponibilidade. Uma opção adotada com frequência é firmar parceria com os aplicativos de entrega que conseguem realizar esse tipo de serviço em menos tempo. Em grandes redes, existe a opção até mesmo de retirar as entregas por meio de drive-thru, o que permite a compra pelo site e a entrega para o cliente diretamente no carro dele.
Atualizações no estoque
Realizar a atualização de estoque em tempo real é outro dos principais desafios do e-commerce para supermercado. Uma situação muito comum é quando o cliente faz o pedido online e quando recebe a compra em casa descobre que foi enviado um produto "substituto" ou simplesmente cancelado pelo estabelecimento por falta de estoque.
A forma encontrada de reduzir esse tipo de problema é usar os serviços de chats dos aplicativos para comunicar o cliente sobre a substituição ou o cancelamento. Assim, o consumidor e o pessoal responsável por selecionar as compras conseguem trocar informações e saber quais são as preferências em caso de alterações por indisponibilidade de estoque.
Outra possibilidade mais eficiente é a integração em ERP. A sigla se refere ao "Enterprise Resource Planning", que é um sistema integrado capaz de integrar ferramentas já usadas pela empresa em sua rotina de fluxo de trabalho e controle de estoque com as demandas da plataforma de vendas no e-commerce do supermercado. Uma ótima forma de garantir boa gestão e práticas logísticas no e-commerce de forma eficiente.
Plataforma personalizada
Para que o supermercado virtual consiga atender os clientes com o mesmo padrão de qualidade da loja física, torna-se necessário encontrar uma plataforma que tenha condições facilitadoras. Assim, além da integração com o sistema ERP e o estoque, é preciso garantir uma atualização em tempo real dos dados e fornecer informações estratégicas valiosas sobre as preferências dos consumidores.
Aqui é interessante ter a possibilidade de criar uma lista salva para que o cliente consiga repetir compras de produtos que usa com frequência. Esse processo mais dinâmico faz com que ele não perca tempo escolhendo novamente e conta muitos pontos para a fidelização. O buscador fácil também é um diferencial e tanto por permitir que ele complete automaticamente com sugestões personalizadas a partir do que o cliente pesquisa.
Cada produto registrado deve ter informações bem detalhadas, com fotos reais do produto e organizados por ordem de necessidade e relação complementar entre si. Da mesma que na gôndola tradicional do supermercado, a logística no e-commerce deve facilitar a jornada do consumidor.
Qual a diferença entre e-commerce para supermercado e outros estabelecimentos?
O papel de quem tem um negócio na área de supermercados é acompanhar as transformações do seu segmento e se adaptar a cada uma delas conforme as suas possibilidades. Afinal de contas, quem não está nos mesmos locais que o seu cliente acaba perdendo espaço para a concorrência, não importa qual seja o tamanho do seu estabelecimento.
É preciso se manter disponível conforme a rotina e as necessidades do público de maneira segmentada. No entanto, um e-commerce de supermercado exige estratégias diferenciadas por conta de algumas particularidades que tornam esse tipo de serviço diferente de outros setores que também fazem vendas online.
O processo logístico, de modo geral, costuma ser muito semelhante ao que acontece na loja física, já que cada setor do varejo de alimentos tem particularidades bastante específicas. Assim, além de adotar as ferramentas para vender online, o supermercado e-commerce precisa se preocupar também com o armazenamento adequado dos alimentos, o formato de entrega e o sistema de pagamento
Por que vale a pena ter um mercado e-commerce?
Dentro das oscilações que rondam o mercado varejista de alimentos, você precisa pensar no crescimento do seu negócio a longo prazo. E o futuro desse tipo de comércio é se adaptar aos meios de vendas digitais, porque é lá que os seus clientes estão. A disponibilidade de comprar o que deseja pelo smartphone, é claro, não exclui a necessidade de um ponto físico, porém é preciso atender o seu público com experiências marcadas pela comodidade.
Sem contar que, em negócios de pequeno e médio porte, as vendas online representam uma boa oportunidade de aumentar o ticket médio, o faturamento e diminuir a capacidade ociosa. Agora, vale levar em consideração também as facilidades que os pequenos supermercados encontram na caminhada de digitalizar suas vendas.
Flexibilidade do comércio virtual
Uma das principais vantagens do e-commerce para pequenos mercados é a flexibilidade do empresário desse ramo por não contar com processos internos extremamente burocráticos e uma equipe gigantesca de gestores envolvidos nas decisões. Além disso, a organização e as soluções logísticas para e-commerce costumam ser mais simples e abertas para novos processos, sem precisar realinhar planejamentos já estabelecidos.
Tudo isso facilita o sistema de vendas online e faz com que os pequenos supermercados se adaptem de maneira mais rápida ao mundo do e-commerce com base nas preferências de seus clientes e nas suas prioridades de atuação no mercado.
Proximidade com o cliente
Ao decidir implementar uma plataforma de e-commerce para supermercados, a proximidade com o seu público faz com esse processo tenha muito mais engajamento e realmente aumente o faturamento. O motivo disso é que o supermercadista de pequeno porte consegue ter um relacionamento de confiança e mais olho no olho com seus clientes na rotina de vendas.
Dessa forma, com base no feedback que recebe e no que o consumidor sente falta na experiência digital, ele consegue montar uma estrutura bem alinhada com o perfil do seu público. Sem contar que a divulgação sobre a nova plataforma pode ser feita rapidamente com uma comunicação bastante efetiva e de resultados rápidos.
Isso gera ainda uma outra vantagem, que é a possibilidade de direcionar o sistema de vendas conforme os relatos de experiências e os hábitos de compras. Assim, fica muito mais simples solucionar questões que não estejam alinhadas com as expectativas, tornar os processos mais dinâmicos e impedir que problemas em estágio inicial se transformem em uma verdadeira bola de neve.
Serviço de delivery
O serviço de delivery é uma prática que já é comum nos supermercados e é fundamental na hora de criar o seu mercado e-commerce. Um bom serviço de entregas vai permitir que os clientes façam compras na loja física, normalmente de grandes volumes, para receber em casa posteriormente com a qualidade desejada. O supermercado fica responsável por entregar esses produtos e isso traz um modelo de dinâmica que é determinante para o sucesso das vendas digitais.
No entanto, torna-se necessário fazer uma série de aprimoramentos da atividade para conseguir atender o público em números maiores de pedidos e demandas mais complexas. Com todo o processo de compra feito pela internet, a gestão de logística e-commerce já tem uma base do que pode acontecer e de quais são as prioridades ao ter o histórico da experiência de erros e acertos no delivery.
Como criar um e-commerce para supermercado?
Quando você decidir criar uma plataforma digital de vendas para o seu estabelecimento, o primeiro passo é fazer uma imersão interna detalhada sobre o passo a passo operacional para entender quais serão os investimentos necessários para ter uma boa operação de vendas pela internet.
Os pedidos passam a ser processados pelo sistema, a lista de produtos informados pelos clientes é impressa e enviada diretamente para um colaborador responsável por buscar no ponto físico os itens pedidos online. Vale ressaltar que é justamente nesse momento que os cuidados devem ser redobrados. Isso porque as chances de problemas de estoque passam a ser maiores que nos demais segmentos do comércio eletrônico.
Com todos os produtos já selecionados e a finalização do pedido, o próximo passo é embalar e armazenar para a entrega. Aqui, o processo pode acontecer por meio de delivery ou na retirada pelo cliente diretamente na loja.
Edição de pedidos
Sobre a complexidade da disponibilidade em estoque, é indispensável que o e-commerce para supermercado aposte na edição de pedidos. Esse recurso permite a comunicação com o cliente caso exista alguma diferença entre o que está disponibilizado na plataforma online e o estoque físico.
Imagine só se um consumidor pede um pacote de salgadinhos de uma marca e somente na hora de montar a entrega o funcionário percebe que o produto está esgotado. Esse tipo de erro nas informações que estão na loja online pode ser potencializado em razão do alto fluxo de compras de um supermercado.
O cliente deve ser contatado para decidir se deseja o cancelamento do item ou a substituição. Isso implica na necessidade de ter recursos de edição de pedidos no supermercado e-commerce, diferentemente de outros segmentos que atuam no mesmo formato. Além disso, ao editar o pedido é preciso considerar as alterações de valores em relação ao pedido final da compra, o que mostra a importância de ter meios de pagamentos compatíveis com a expectativa de seus consumidores.
Valor reservado
Na prática, em uma venda por e-commerce comum, a loja virtual realiza a captura da transação em um processo chamado de checkout. Já no caso do supermercado virtual, o valor da compra fica reservado e o pagamento é efetivado somente quando todos os itens do pedido são separados e a finalização é concluída.
Como começar um e-commerce para supermercado?
Criar um mercado e-commerce no seu estabelecimento é, sem dúvidas, uma necessidade para os negócios atuais por permitir que eles se mantenham no radar dos clientes e aumentem cada vez mais as vendas. Mas se você está se perguntando como implementar as vendas digitais em seu estabelecimento, vamos mostrar um passo a passo com todas as etapas mais importantes.
Do ponto de vista do consumidor, um e-commerce deve ser visto como uma forma simples de fazer compras e contar com serviços de qualidade. Do conforto de sua casa ou de qualquer lugar, ele deseja ter uma boa experiência com a marca. Em uma pesquisa realizada pelo PayPal, por exemplo, 66% dos entrevistados revelaram que pedir delivery faz parte do seu dia a dia.
Para criar um e-commerce do zero é preciso primeiro decidir entre contratar um programador que tenha experiência no assunto ou utilizar uma plataforma especializada em e-commerce. Além disso, também é extremamente importante ter um planejamento muito bem detalhado com alguns pontos principais:
- Definir o nicho de mercado;
- Estabelecer produtos e serviços que serão oferecidos;
- Entender o público-alvo;
- Escolher fornecedores;
- Ter um planejamento de estoque;
- Escolher meios de pagamentos e plataformas de entrega;
- Preparar canais de atendimento.
Desenvolvedor
Caso você escolha a contratação de um desenvolvedor para programar a sua plataforma de e-commerce para supermercado, saiba que esse tipo de profissional deve ser especializado em criação de lojas virtuais.
Também chamado de programador, ele atua desde o registro do domínio digital (que é o endereço da sua loja virtual na internet) até os ajustes finais do layout, cuidando ainda das possíveis melhorias que você precise implementar ao longo da operação.
É indispensável que seja um profissional de confiança, já que será responsável pela qualidade da experiência do cliente na navegação do site e pela estabilidade do sistema. Como você pode imaginar, os valores para esse trabalho personalizado costumam ser altos, mas existem diversas formas de alinhar esse investimento com os objetivos do seu negócio.
Plataforma de e-commerce
Já a plataforma de e-commerce para supermercados é uma solução para quem não tem muito conhecimento técnico sobre os negócios digitais e prefere começar com uma opção mais básica. Esse tipo de serviço fornece os meios para desenvolver um e-commerce com toda a estrutura necessária e bastante praticidade.
Vale ressaltar que os modelos de layout já são disponibilizados prontos. Ou seja, nem tudo pode ser ajustado conforme suas preferências e os recursos são limitados. O grande atrativo é que os preços costumam ser mais baratos, especialmente para negócios em estágio inicial.
Estratégias de Marketing
A identidade visual do e-commerce e a forma que ele será apresentado para os consumidores deve fazer parte de um plano de estratégias de marketing. Afinal de contas, não basta só entrar nas áreas de vendas digitais. É preciso fazer com que o novo canal de vendas seja encontrado facilmente e usado pelos consumidores, ou seja, que seja realmente um diferencial de fortalecimento para sua marca.
O melhor caminho envolve encontrar o que faz mais sentido nesse momento conforme o impacto inicial que as vendas online vão trazer. Entre as estratégias de marketing estão Marketing de Conteúdo, e-mail marketing, redes sociais e uma série de alternativas pensadas para coletar dados, educar seu público sobre o novo modelo de compras e trazer informações sempre atualizadas.
Compensa participar de plataformas como Cornershop e Shopper?
As duas são plataformas digitais que conectam supermercados aos consumidores. Dessa forma, por meio de aplicativo de celular, as pessoas conseguem comprar produtos de estabelecimentos cadastrados. O foco principal desse tipo de plataforma são os supermercados, diferentemente de outros nomes muito populares do mercado de e-commerce que contam com múltiplos tipos de serviços, como restaurantes, varejo de roupas e farmácias.
O transporte e a seleção dos produtos acontecem com o trabalho dos chamados "shoppers", que se cadastram nas plataformas para realizar as entregas de maneira muito semelhante aos outros modelos de aplicativos. De modo geral, acontecem treinamentos específicos para as pessoas que se cadastram nos aplicativos e os pagamentos são repassados diretamente entre os prestadores de serviço e a plataforma.
Para os estabelecimentos, o cadastro é feito, normalmente, pelo site das plataformas e, no caso da Cornershop, por exemplo, precisa ter uma loja própria para receber compradores, pontos de retirada, pontos de vendas em outra loja e armazéns com retirada. É preciso também se comprometer a manter o catálogo da loja atualizado com fotos e preços, oferecer produtos com o mesmo preço vendido na loja física, conta bancária em nome do estabelecimento, emitir e entregar nota fiscal ao entregador, entre outros.
A experiência com aplicativos de entrega pode ser uma boa forma de iniciar as vendas no mundo virtual para quem não tem nenhum tipo de conhecimento sobre o assunto. O principal diferencial está em alcançar um novo tipo de público e conseguir aumentar as vendas com divulgação da possibilidade de pedidos online e aceitar todos os tipos de pagamentos, como aceitar vale-alimentação. Tudo isso com uma estrutura completa e todo o suporte necessário para começar os serviços de imediato.
No entanto, existem também algumas desvantagens e é essencial colocar na balança o que mais compensa para cada tipo de negócio. A principal delas é que os aplicativos costumam cobrar taxas em cima de cada pedido realizado. Outro ponto é que, como o serviço é terceirizado, qualquer problema que aconteça até a entrega e que cause insatisfação ao cliente pode fazer com que a imagem do estabelecimento fique comprometida. Muito diferente de um e-commerce próprio com a possibilidade de gerenciar cada detalhe e ter controle de qualidade.
Agora ficou claro como funciona o e-commerce para supermercado e as vantagens de entrar no mundo das vendas online. O mais importante é avaliar todas as condições necessárias para tirar essa ideia do planejamento e entregar um serviço aos clientes com o padrão de qualidade igual ao das lojas físicas. Além disso, é preciso estar alinhado com as possibilidades do negócio, inclusive de orçamento, para não ter comprometimento no futuro e para que o e-commerce se transforme em um verdadeiro investimento.
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