• Início
  • Sodexo Insights
  • O RH e a diversidade nas empresas

Diversidade e Sustentabilidade

O RH e a diversidade nas empresas

O mercado pede equipes cada vez mais diversas! Entenda os motivos e saiba como implementar uma estratégia eficiente

Como RH ajuda a promver a diversidade

Falar sobre diversidade nas empresas é essencial. Aliás, mais do que isso, promovê-la no dia a dia é um dever das companhias, sobretudo do RH. 

Formar equipes plurais é sinônimo de trocas ricas, criatividade e resultados mais satisfatórios. Quer entender como estruturar uma estratégia eficiente, capaz de impulsionar a inclusão no mercado de trabalho? Você verá:

Por que a diversidade no ambiente de trabalho é tão importante

Cada vez mais a cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão entra nas agendas das empresas que querem evoluir e estar entre as melhores do mercado. Uma boa parte delas já está empenhada em formar equipes de alto desempenho que reúnam profissionais de diversas origens, idades, gêneros, orientações, histórias de vida, qualificações e valores. 

Isso porque, além de acolher as diferenças e contribuir para um mundo com mais respeito e espaço para todos, organizações que respiram diversidade e inclusão veem seus resultados financeiros crescerem, bem como a sua reputação. 

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, companhias diversas prosperam mais. Os motivos? A troca tende a ser mais rica, estimulando a criatividade e o conhecimento.

Papel do RH na promoção da diversidade nas empresas

O RH, por sua vez, é um elemento central nesse processo de promoção. Mas para cumprir o seu papel deve construir um planejamento bem estruturado de ações. Vale começar com a definição dos pilares estratégicos, como gênero, gerações e orientação sexual, por exemplo. Eles guiarão as iniciativas/ações realizadas. Claro que não precisa trabalhar todos de uma vez - o start pode ser dado com um deles e depois evoluir para os demais.

Também é interessante firmar compromissos e se associar a instituições que visam promover essas políticas na prática. Os ganhos são muitos, pode ter certeza! Afinal, quando há uma cultura sólida, que valoriza as pessoas, o trabalho fica cooperativo, estimulante e acolhedor. Consequentemente, os colaboradores sentem-se mais motivados e engajados, produzindo de forma mais eficiente.

Quer saber como colher esses resultados? É o que detalhamos a seguir.

6 passos para promover a diversidade nas empresas

Desenvolva projetos de engajamento

Com conhecimento e planejamento estratégico focado em metas é possível envolver a organização inteira em iniciativas e ações que promovam a diversidade e a igualdade. Para começar, forme um Comitê de Diversidade que sugira, acompanhe, fiscalize, espalhe conhecimento sobre o tema e apoie cada área.

Abra o leque e amplie as áreas de divulgação

Quando for realizar um processo de recrutamento, novas vagas devem ser anunciadas nas mais diversas plataformas – há algumas focadas em grupos específicos, que ajudam a projetar a diversidade.

Faça treinamentos constantes

Eles são importantes para que colaboradores de todos os níveis hierárquicos entendam o quanto é positivo ter os mais diversos perfis nas equipes e atuem de forma acolhedora. A cultura interna deve ser acolhedora, tanto para quem chega quanto para quem já está na companhia.

Desenvolva ações contínuas em prol da diversidade, como eventos, palestras, ações de marketing e semanas temáticas, entre outros.

Atue na redução dos conflitos

Eles podem acontecer e é papel do RH fazer a mediação, mantendo o respeito e o clima saudável. Ações firmes fazem parte da construção de um ambiente justo e igualitário.

Ofereça segurança

Confiança é fundamental para que o colaborador se sinta seguro e saiba que pode contar com o RH para o que precisar. Deixe canais abertos para eventuais denúncias, garantindo o anonimato e ações efetivas.

Diversifique os benefícios

Já parou para pensar que, muitas vezes, os candidatos desistem de uma vaga por não preencherem alguns dos requisitos simplesmente por falta de oportunidade? Por exemplo, não terem condições de aprimorar o inglês ou cursar uma pós-graduação recomendada? Pior ainda, por morarem longe e não terem condições financeiras de mobilidade para chegar ao trabalho.

Para sanar essas dores, o pacote de benefícios pode ser pensado para cada grupo que a empresa pretende contratar, viabilizando acesso aos gaps que aparecem nos talentos, sobretudo quando o recrutamento tem como foco trazer profissionais de diferentes origens.

Se o programa for afirmativo por renda, por exemplo, um pacote com transporte público e acesso à alimentação é imprescindível. E mais: pode mudar completamente a experiência do funcionário.

Lembre-se: um portfólio de benefícios atraente e flexível faz a diferença na atração e na retenção dos melhores talentos.

Baixe o infográfico com as principais diferenças entre o VA e o VRSe você quer entender mais sobre benefícios,
confira este infográfico sobre vale-alimentação e vale-refeição

Concluindo

O RH tem um papel importante na promoção da diversidade nas empresas! Como vimos, diversas ações podem ser feitas pelo setor para tornar as equipes mais plurais. A Sodexo, por exemplo, tem acelerado esse movimento em todos os países nos quais atua. 

Referência internacional no assunto, busca orientar seus clientes por acreditar que a parceria vai além da entrega de um cartão de benefício. O objetivo é reduzir o preconceito, dar oportunidades concretas, estimular talentos e, consequentemente, ampliar a sua atuação.

Ao entender a relevância da diversidade, empregadores criam oportunidades para um mundo mais justo. Quer seguir esse mesmo caminho? Conte com a gente! Temos uma experiência sólida na construção de uma cultura inclusiva, dentro e fora da companhia. 

E não deixe de assinar nossa newsletter no formulário abaixo para receber mais conteúdo do Sodexo Insights sobre gestão de negócios, RH e inovação.

Até a próxima!

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos