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Como melhorar a jornada do consumidor no supermercado?

Abastecer a despensa todo mundo precisa, mas como tornar seu estabelecimento a escolha do cliente? Veja no artigo

Jornada do consumidor no supermercado

 

Fazer compras no supermercado é praticamente uma obrigação para muitas pessoas. O problema é que, em função disso, muitos supermercadistas acreditam que não precisam investir em estratégias que vão além de preço e promoção. Porém, os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam mais do que produtos: eles querem desfrutar de uma boa experiência de compra. Portanto, você precisa saber como melhorar a jornada do consumidor e utilizar melhor seus canais de comunicação e estratégias de venda.

Pensar na distribuição dos produtos, no ecossistema do mercado, nas sensações geradas ao entrar em cada corredor, tudo isso contribui para uma vivência melhor e para a experiência do consumidor ser positiva. Mas não para por aí. Você também deve cuidar dos meios que usa para se comunicar com o seu público, entender a opinião dessas pessoas e otimizar o processo de venda.

Quer saber como fazer essas melhorias na prática? Confira as dicas que preparamos!

 

O que é a jornada do consumidor no contexto dos supermercados?

A jornada do consumidor é todo o caminho percorrido pelo cliente desde que ele pensa em um produto até o instante em que fecha a compra. Sendo assim, ela começa lá na casa do consumidor, seja ao procurar um item no armário e não encontrar, seja ao sentir aquele desejo enorme de comer algo específico – e isso precisa ser estudado em sua estratégia de vendas.

Nesse momento, é crucial que seu supermercado esteja presente nos principais canais onde o cliente vai procurar o tal produto. Por exemplo, se ele fizer uma busca no Google, seu supermercado deve estar entre os primeiros resultados. Se for no Facebook, a mesma coisa.

Além disso, é interessante investir em estratégias que facilitem o processo de compra do seu cliente, tanto online quanto offline. Que tal desenvolver um aplicativo, por exemplo, em que a pessoa possa colocar os itens em uma cestinha e só retirá-los no ponto de venda?

Como aplicar a jornada do consumidor no online e no offline?

Otimizar esse percurso na prática não é assim tão difícil, mas exige certos cuidados e dedicação. Para facilitar sua vida, elencamos algumas dicas de como melhorar a jornada do consumidor. Olha só!

Lance promoções com descontos para o online e o offline

O primeiro passo se refere a usar suas estratégias de vendas online e offline em consonância uma com a outra.  Por exemplo, você pode criar uma promoção online com descontos aplicáveis no offline, e vice-versa. O objetivo é fomentar ambos os canais de vendas.

Que tal oferecer um cupom de 5% de desconto, limitado a X reais, se os seus clientes marcarem três contatos nos comentários de uma publicação específica? Outra ação bacana é distribuir cupons de desconto na loja física, mas que só possam ser aplicados nas compras online, pelo aplicativo ou por WhastApp.

Aposte em uma estratégia omnichannel

Uma estratégia omnichannel ou multicanais é aquela que permite integrar os dados dos seus clientes para diferentes canais. Dessa forma, uma pessoa que inicia um contato por uma rede social, por exemplo, pode ser encaminhada para outro canal, mais pessoal, sem que você perca as informações já obtidas, pois isso melhora a experiência do consumidor.

Essa facilidade é muito útil quando você possibilita a compra online e, enquanto escolhe os itens, o cliente fica em dúvida sobre uma informação. Assim, ao acionar o atendimento, o atendente pode conferir os itens da lista de compras e fazer sugestões mais pontuais.

Pesquise os canais de comunicação mais adequados

Você precisa estar onde o seu cliente está. Para tanto, é importante saber quais são os canais de comunicação mais adequados para o seu negócio, para a sua estratégia e para o posicionamento da marca no mercado.

Divulgar as promoções do supermercado no rádio da cidade é uma ótima ideia quando você quer aumentar o alcance, por exemplo. No entanto, não permite que o cliente responda à mensagem nem tire suas dúvidas.

Por outro lado, utilizar o recurso de postagens temporárias nas redes sociais, além de ajudar a divulgar as promoções, permite que os clientes enviem mensagens respondendo ao item específico de seu interesse. Sem falar que abre um diálogo pessoal e próximo, em privado.

Ofereça um atendimento memorável

Um atendimento memorável depende de vários aspectos. Um deles é causar uma boa impressão. Para isso, é essencial prestar atenção às necessidades que o cliente verbaliza, lembrar o nome dele e até ter acesso aos seus padrões de consumo. É claro que a tecnologia pode facilitar sua vida nesse sentido.

Também é preciso resolver de fato o problema do seu cliente. Assim, por mais que ele não encontre o produto do qual estava precisando, se você conseguir oferecer um substituto à altura ou indicar uma solução alternativa, a experiência ainda terá sido positiva.

Avalie os feedbacks

Os feedbacks são fontes constantes de oportunidades de melhoria e dizem muito sobre o comportamento de compra do consumidor. Por isso, mantenha canais de comunicação abertos e sigilosos para que os clientes façam elogios, reclamações e sugestões, sempre que quiserem. Além disso, tenha um banco de dados direcionado para essas informações.

Elas podem ser o passo inicial para aprimorar seus serviços, produtos, preços, atendimentos, e assim por diante. É ouvindo a opinião do seu público que você vai conseguir sanar dores que a concorrência não soluciona. Esse pode ser um grande diferencial.

Foque na experiência de compra

A experiência de compra pode variar do ambiente online para o offline – e por isso é importante conhecer cada jornada do consumidor. Na loja física, por exemplo, é importante ter um ambiente limpo, bem iluminado, agradável, espaçoso, uma equipe de atendimento treinada e, talvez, colocar uma música de fundo.

No online, é crucial ser ágil para prestar informações e orientar o seu público. Além disso, se você contar com um canal de vendas online, é necessário que ele seja intuitivo, organizado, fácil de navegar e que as pessoas encontrem todas as informações necessárias, como rótulos, datas de validade, preços e muito mais.

Enfim, não dar a devida atenção para a jornada do consumidor dentro do seu estabelecimento é assumir o risco de ter que concorrer com todos os outros supermercados por preço e promoção. Você não terá um diferencial palpável para oferecer ao seu público, o que certamente vai facilitar a migração dele da sua loja para os concorrentes conforme as estratégias que adotarem.

E agora que você já sabe como melhorar a jornada do consumidor, assine a newsletter do Sodexo Insights para receber dicas que vão certamente ajudar a alavancar as vendas no seu supermercado.

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