Estabelecimentos

Como usar dados para impulsionar meu negócio?

Descubra no artigo como vender mais no seu estabelecimento usando dados de forma inteligente

Uso de dados para restaurantes e supermercados

Há alguns anos falava-se no uso de dados como uma tendência tecnológica dentro das empresas. Hoje isso é uma questão de sobrevivência. Você já se perguntou como usar dados para impulsionar seu negócio? Os dados podem facilitar a tomada de decisões e trazer respostas valiosas para o seu estabelecimento. Para saber como você pode usá-los no seu negócio, continue a leitura!

Como funciona o processo de tomada de decisão?

Estamos historicamente habituados a tomar decisões com base nas nossas experiências pessoais e, no máximo, apoiados em conhecimentos teóricos obtidos aqui e ali. Isso é o que muitos profissionais chamam de feeling, decisões tomadas a partir de sentimentos, que pode ser útil em momentos específicos, mas que geralmente oferece risco às decisões mais rotineiras, sobretudo na operação de uma empresa.

Para avaliar se você está prestes a fazer uma boa ou uma má escolha são considerados vários fatores, tais como:

  • custos envolvidos;
  • eventuais riscos que podem surgir pelo caminho;
  • parcerias que serão necessárias;
  • investimentos que devem ser captados;
  • qualificação do time para cumprir com a decisão.

Essa análise pode se tornar bastante demorada e, justamente por isso, é importante que seja certeira. Do contrário, poderá desperdiçar o tempo e os esforços dos especialistas no assunto. Saber como usar dados para impulsionar seu negócio vai ajudar nisso.

Por que é importante que o uso de dados seja feito de forma estratégica?

Toda decisão que provoca impacto direto no negócio deve ser realizada de forma estratégica. O principal motivo para isso é que ela é capaz de gerar consequências não apenas no curto, mas também, a longo prazo. Por isso, uma decisão ruim tomada hoje pode ecoar pela história do estabelecimento por anos.

Da mesma maneira, uma decisão bem tomada pode servir como um passo inicial para uma mudança estrutural crucial para uma guinada futura. É claro que você terá melhores condições de analisar os possíveis cenários se tiver   acesso a informações confiáveis sobre o assunto.

Como o uso de dados pode ajudar nesse sentido?

A Sodexo Benefícios e Incentivos já publicou um artigo sobre o uso de dados nos estabelecimentos , que traz informações importantes como:  no Brasil apenas 60% das empresas usam o Data Analytics como um meio para orientar suas mudanças estratégicas. Apesar disso, 94% dos respondentes dessa pesquisa concordam que a cultura de dados é fundamental para o processo de transformação digital.

De acordo com Antônio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor de Estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos, o big data, a inteligência de dados e o analytics são novidades importantes para o varejo no mundo todo, tendo uma alta capacidade de aumentar a produtividade de toda a cadeia de um empreendimento.

Além disso, ele cita outras tecnologias interessantes que fazem uso de dados, como:

  • impressoras 3D para o ramo de alimentação;
  • lojas autônomas;
  • processos robóticos, entre outras.

Para o diretor, são as análises de dados que devem ditar as principais tendências para a experiência dos clientes, o que pode resultar em mais eficiência no engajamento em restaurantes e supermercados. Já imaginou poder oferecer uma vivência memorável para o consumidor?

Como usar dados para impulsionar o negócio?

Você já percebeu que os dados funcionam como um insumo valioso para o processo decisório, não é mesmo? Agora, está na hora de entender como usá-los a seu favor no seu estabelecimento.

Encontre uma ferramenta para obter os dados

O primeiro passo é encontrar uma ferramenta de obtenção e análise de dados que corresponda às suas necessidades. Você pode ter uma que colete toda a atividade dos consumidores em uma página online, por exemplo, como um aplicativo de vendas ou o site do estabelecimento. Assim, você terá uma alimentação constante de informações.

Faça pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado vão ajudar você a ir além desses dados mais básicos. Você vai começar a entender a dinâmica fora do seu estabelecimento e poderá traçar estratégias para trazer outros públicos para mais perto do seu negócio. Use entrevistas, questionários e formulários online com perguntas abertas.

Observe seus relatórios

Observe os relatórios do seu próprio levantamento de dados e entenda para que direção eles estão apontando. Tenha atenção às principais reclamações ou observações que não estão sendo atendidas. Se for necessário, complemente seus dados com outros já processados por outras empresas, geralmente, encontrados em:

  • artigos científicos e trabalhos acadêmicos;
  • relatórios emitidos pelos diversos órgãos do poder público;
  • estudos de outros estabelecimentos do mesmo segmento;
  • pesquisas aplicadas por institutos especializados;
  • dados divulgados por jornais e revistas confiáveis.

Acompanhe os indicadores

Outra dica interessante é definir alguns indicadores que chamem a atenção para pontos focais dos dados. Por exemplo, sempre que um indicador sobe ou desce significativamente, você dedica uma atenção maior àquele aspecto específico do negócio, aprofundando o seu conhecimento e análise sobre ele.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Existe uma enorme quantidade de benefícios proporcionados pela estratégia de uso de dados para impulsionar o seu negócio. Podemos elencar alguns deles aqui:

  • melhoria da eficiência e da produtividade do seu estabelecimento, já que você pode medir o desempenho interno e identificar gargalos, corrigindo-os rapidamente;
  • otimização dos seus estoques e da compra de novos insumos, fazendo previsões precisas de demanda e trabalhando com um estoque mínimo, de forma segura;
  • identificação das principais tendências de mercado, antecipando-se à concorrência e analisando o histórico do seu setor;
  • redefinição rápida e funcional das estratégias de vendas e de marketing, usando os dados para entregar exatamente o que o seu público precisa em termos de conteúdo, principalmente;
  • otimização dos seus investimentos em ferramentas e estratégias de marketing, provocando intervenções em pontos específicos;

É claro que, para transformar os dados em informações relevantes, você precisa contar com bons softwares, que ofereçam toda tecnologia para isso. Mas também é importante trabalhar a mentalidade do negócio como um todo, fazendo com que as lideranças tirem o melhor proveito desses recursos.

Não saber usar dados para impulsionar o seu negócio pode fazer com que você perca um tempo precioso em relação às tendências de mercado e aos movimentos dos seus concorrentes. Por isso, se você quiser se manter competitivo, é importante ficar de olho no comportamento do seu consumidor e nos aspectos internos do seu estabelecimento que podem ser otimizados.

E aí, gostou do que viu por aqui? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e assine a newsletter do Sodexo Insights para mais conteúdos que vão ajudar a impulsionar o seu negócio.

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos