A sua empresa concede o melhor benefício para sua alimentação?
2 Agosto 2024
Conheça as vantagens de cada benefício, como o vale-alimentação e vale-refeição, e saiba quando escolher cada um
Os benefícios relacionados a alimentação, como vale-refeição e vale-alimentação, não são obrigatórios por lei, mas são oferecidos pela maioria das empresas como um atrativo para manter bons profissionais no quadro de funcionários. Como são benefícios com destinações diferentes, muitas vezes o empregador fica na dúvida se vai conceder o cartão vale-alimentação, o vale-refeição ou os dois. Mas qual é a diferença entre eles e como decidir? Entenda:
As diferenças entre o vale-refeição e o vale-alimentação
O vale-refeição é usado para a compra de refeições prontas durante o período em que o funcionário está trabalhando, com a finalidade de garantir a alimentação adequada do colaborador em estabelecimentos que oferecem pratos ou lanches, como restaurantes, padarias e lanchonetes.
Já o vale-alimentação é direcionado para as compras de gêneros alimentícios em supermercados, quitandas e açougues.
Dessa forma, ele representa uma opção para o dia a dia do funcionário que faz sua jornada de trabalho em casa, garantindo uma alimentação variada na sua rotina em casa.
Em outras palavras, o vale-refeição facilita o acesso a refeições prontas nas proximidades do trabalho ou por delivery, enquanto o vale-alimentação é um benefício que se estende para toda a família e pode ser usado para a compra dos itens que farão parte do preparo das suas refeições no lar.
Como escolher entre vale-alimentação ou refeição?
Essa é uma dúvida muito comum que ainda gera indecisão no momento da escolha entre o vale-alimentação ou o vale-refeição.
Na hora de tomar a decisão, é importante se atentar às suas necessidades:
- Se os seus colaboradores costumam almoçar fora de casa todos os dias, o cartão vale-refeição pode ser uma opção mais interessante, principalmente se não tiverem o hábito de levar refeição pronta para o trabalho.
- Para quem tem o hábito de almoçar em casa e preparar as próprias refeições, a melhor opção pode ser o vale-alimentação.
Quer ajuda para tomar a decisão? Conte com a experiência dos nossos consultores especializados!