A boa alimentação aumenta a produtividade.

Como a Sodexo pode ajudar a melhorar a alimentação dos meus funcionários?

20 Setembro 2023

Saiba como aumentar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores da sua empresa e garanta uma alimentação saudável e nutricionalmente adequada

Equipe trabalha melhor com benefício alimentação

Oferecer benefícios voltados para a alimentação dos funcionários é uma das formas mais eficazes para manter a satisfação dos colaboradores dentro da empresa. Afinal, com os vales alimentação e refeição, ou o auxílio-alimentação, eles têm acesso a alimentação saúdavel e com melhor valor nutricional e, com isso, trabalham com mais motivação, saúde e bem-estar. Este é um exemplo de ação que se reflete em qualidade de vida!

Por isso, a oferta desse tipo de benefício é vantajosa para todas as partes, ela traz qualidade de vida e saúde ao trabalhador e ajuda a empresa a ter funcionários motivados e produtivos. Mas como escolher qual tipo de benefício conceder? Explicamos a seguir as principais vantagens entre eles para te ajudar a escolher o que é mais adequado para a sua empresa.

Vale-refeição e vale-alimentação

Ambos os benefícios são regidos pelas normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), um programa governamental criado em 1976 para incentivar as empresas a garantirem condições para os funcionários manterem uma alimentação saudável e terem qualidade de vida no trabalho. Em contrapartida, as empresas recebem isenções de encargos sociais como INSS e FGTS e ainda podem ter dedução de até 4% no imposto de renda, no caso das empresas com regime de tributação de lucro real.

O vale-alimentação é um benefício voltado para aquisção de gêneros alimentício, sendo utilizado em supermercados, açougues e mercearias, por exemplo, garantindo ingredientes variados para as compras mensais do trabalhador. Dessa forma, ele pode escolher os produtos da sua preferência entre todos os estabelecimentos da rede credenciada Sodexo, garantindo uma alimentação mais variada em casa e mais qualidade de vida.

Já o vale-refeição é voltado para as refeições prontas fora de casa, em restaurantes e padarias, garantindo uma alimentação adequada durante a jornada de trabalho, por exemplo. O cartão refeição permite que o trabalhador possa variar as refeições em locais que talvez não tivesse condições de frequentar se não fosse pelo benefício, proporcionando a ele experiências gastronômicas.

Infográfico: como escolher benefício pro funcionário 
Quer saber qual benefício escolher? Então baixe gratuitamente 
este infográfico sobre as diferenças entre o vale-refeição e o vale-alimentação

Auxílio-alimentação

O auxílio-alimentação foi instituído pela Reforma Trabalhista de 2017, e consta no artigo 457 § 2º da CLT, com regras um pouco diferentes do PAT. O auxílio não está vinculado ao PAT, portanto não necessita de inscrição da empresa no programa. Possui isenção de encargos sociais, não tem possibilidade de dedução no imposto de renda para a empresa, e não é possível o pagamento em dinheiro. .

O auxílio possui maior flexibilidade, pois permite a transferência de saldos entre os benefícios de refeição e alimentação, se esta funcionalidade for contratada pelo empregador. 

Leia mais:

Por que o PAT é tão importante?