Empresária amplia seu restaurante com boas prática para faturar mais

Como aumentar o faturamento da empresa? Vem com a gente!

12 Junho 2024

Entender o que a clientela deseja é o ponto de partida. Te mostramos os caminhos para fazer o seu negócio crescer

Empreendedores de plantão, temos a certeza de que essas perguntinhas aqui rondam as suas cabeças (ou já rondaram): como aumentar o faturamento da empresa? Como atrair mais clientes para o meu restaurante?

O objetivo de quem gere negócios é sempre evoluir. E o melhor caminho para que isso aconteça é entender as expectativas do público. Se tem dúvidas sobre como conduzir esse processo, o seu lugar é aqui. Te mostraremos:

  • Como atrair novos clientes?
  • Limpeza e serviço de qualidade: fundamentais para chamar clientes

Como atrair novos clientes?

Entender o que eles desejam é fundamental. Há diferentes expectativas quando se trata de bares e restaurantes: a comida, o ambiente, o atendimento e muito mais. Para se ter uma ideia, o Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) perguntaram aos consumidores quais são as características consideradas mais importantes na hora de decidir por um estabelecimento ou outro. Mais de 6 mil pessoas responderam a pesquisa. Olha só como ficou o ranking:

  • Limpeza e higiene nas instalações (32,4%);
  • Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%);
  • Ambiente do estabelecimento (12,4%);
  • Comida gostosa (10,3%);
  • Preço acessível (7,2%).

As condições de higiene são mais valorizadas do que o próprio cardápio! Por isso, é fundamental se atentar a todos esses pontos para atrair mais pessoas e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.

Limpeza e serviço de qualidade: fundamentais para chamar clientes 

O estudo da Abrasel e do Sebrae mostrou ainda que, quando optam por comer fora, os brasileiros preferem fazer a refeição no próprio local. Está aí o motivo de valorizarem tanto o ambiente em si, desde a limpeza até a cordialidade da equipe. Em geral, as pessoas decidem frequentar bares e restaurantes quando desejam celebrar alguma data especial (76,6%) ou ter momentos de diversão com os amigos (76,3%). Ou seja, querem relaxar e aproveitar - sem passar nenhum tipo de estresse.

Se destaca o estabelecimento que oferece essa experiência. Mas como garantir o que as pessoas buscam? Veja só as dicas a seguir.

  • fornecimento de comidas e bebidas é questão de saúde pública, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão estabelece uma série de regras para bares e restaurantes. É imprescindível seguir todas elas (você pode baixar aqui a cartilha de boas práticas da Anvisa);
  • Defina um cronograma de limpeza e escolha os materiais adequados para cada tipo de superfície e/ou ambiente;
  • Determine os responsáveis pelas áreas/serviços e o que é preciso fazer neles;
  • Faça uma tabela com datas e responsabilidades e deixe sempre visível;
  • Em relação ao atendimento, realize treinamentos constantes junto ao time, tanto para quem entra quanto para quem já está na casa;
  • Estabeleça um padrão. Ou seja, como os clientes devem ser abordados na entrada, de quais formas devem falar com as pessoas e como proceder em situações delicadas;
  • Defina bem as funções de cada profissional. Assim, você consegue garantir agilidade - e ninguém fica esperando para ser atendido;
  • Tenha um ambiente acolhedor, com iluminação adequada e um som agradável. Espaços muito barulhentos acabam afugentando a clientela;
  • Varie as condições de pagamento. Isso é muito importante para aumentar a renda. Além de cartões de crédito e débito, busque sempre aceitar o vale-refeição;
  • Sorria: é sempre bom ser recebido por pessoas alegres e dispostas a garantir uma boa experiência!
  • Faça pesquisas de satisfação: pergunte sempre para as pessoas o que elas mais gostaram e o que poderia ser melhorado. Você pode pedir essa avaliação por meio de um formulário simples ou então em tom de conversa. O importante é entender onde está errando e acertando para evoluir!

Concluindo

Compreender que realmente importa para a clientela é o que vai chamar mais pessoas para o seu estabelecimento. A pesquisa da Abrasel e do Sebrae mostrou justamente isso: a preocupação com o ambiente é maior do que com a própria comida servida. Então, de nada adianta oferecer um cardápio delicioso se o espaço não está com a limpeza em dia ou não tem um bom atendimento.

Pense no seu negócio como uma orquestra. Tudo deve estar perfeitamente alinhado para funcionar e agradar as pessoas. Assim, será só sucesso!

Boa sorte e até a próxima.