Infográfico acidentes de trabalho: saiba a importância de prevenir
9 Maio 2022
A segurança no trabalho envolve cuidados e boas práticas diárias. Veja no infográfico como oferecer um ambiente seguro às suas equipes!
Sabemos que a segurança no trabalho é um tema sério e que deve ser prioridade em qualquer negócio, sobretudo se analisarmos o cenário atual. Todos os anos, os acidentes de trabalho resultam em altos custos sociais e financeiros no Brasil.
Em contrapartida, existe uma série de cuidados e de boas práticas que podem diminuir os indicadores ruins. Quer entender mais sobre esse panorama e saber como ter um ambiente de trabalho seguro? Nos acompanhe por aqui. Você verá:
- Cenário atual dos acidentes de trabalho no Brasil
- Como prevenir acidentes?
- O que deve ser feito em relação às equipes?
Cenário atual de acidentes de trabalho no Brasil
No Brasil, o número de acidentes cresceu 30% em 2021 na comparação com o ano anterior. Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, foram registradas mais de 561 mil ocorrências. Destas, 30% estavam concentradas no estado de São Paulo.
O cenário é delicado e desafiador, tanto para a saúde das pessoas quanto para o negócio em si. Além de afetar diretamente o bem-estar e a saúde dos funcionários, a falta de segurança é extremamente prejudicial para qualquer empresa, causando prejuízos muitas vezes irreversíveis. Alguns exemplos mais comuns:
- Aumento de despesas: é preciso arcar com os processos que envolvem a recuperação do funcionário;
- Redução de produtividade: o trabalhador precisará ficar afastado em certos casos;
- Gastos a mais: será necessário investir em treinamento de funcionários substitutos e/ou na contratação de colaboradores temporários.
Por isso, é tão importante adotar aquela máxima "prevenir é melhor do que remediar". Mas como fazer isso na prática?
BAIXAR O INFOGRÁFICO SOBRE ACIDENTES DE TRABALHO
Como prevenir acidentes de trabalho?
Ao olhar para os dados de acidentes de trabalho no Brasil, fica claro que algo precisa mudar para que esse cenário melhore. Por um lado, a legislação institui que as organizações sejam as responsáveis por adotar medidas de proteção e de segurança da saúde, tanto individual quanto coletiva. Por outro, é de interesse do próprio negócio cuidar daqueles que são o seu ativo mais importante: os colaboradores.
O caminho está, portanto, na prevenção! Tudo deve começar com a criação de uma cultura de cuidado, que consiste em oferecer treinamento de boas práticas, criar campanhas de prevenção e estabelecer metas.
Também é preciso oferecer os recursos adequados, os famosos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como mantê-los sempre atualizados e em pleno funcionamento. Para complementar, todas as áreas devem ser devidamente sinalizadas. Esse combo já é um excelente começo para ver os indicadores baixarem.
E as equipes, como ficam?
No que diz respeito aos funcionários, a empresa pode contribuir garantindo um ambiente que se preocupa com o bem-estar de cada um. Um exemplo é a oferta de benefícios alimentação. Como vimos, tivemos uma alta expressiva no volume de acidentes de trabalho em 2021.
No mesmo ano, foi registrado um aumento de brasileiros sem acesso regular a alimentos de qualidade. Atualmente, 52,2% não se alimentam como deveriam, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19. Tal indicador pode ter impulsionado as incidências, uma vez que, de acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), é fundamental ter uma alimentação de qualidade para executar as tarefas do dia a dia em segurança.
A boa notícia é que os empregadores podem intervir aqui - e de um jeito simples. Como? Oferecendo benefícios como vale-alimentação, utilizado para fazer compras em supermercados, hortifrúti e quitandas, e vale-refeição, que viabiliza a compra de refeições prontas durante a jornada de trabalho. Assim, além de conseguir isenções fiscais, os riscos relacionados à má alimentação tendem a desaparecer.
Outra forma consistente é dar apoio psicológico e jurídico aos colaboradores, uma vez que problemas relacionados à saúde mental ou financeira podem impactar o desempenho dos times. Um funcionário com burnout, por exemplo, está mais suscetível ao erro que, por sua vez, pode resultar em um acidente. Tudo isso deve ser observado para evitar problemas que possam levar funcionários que necessitem tratar o burnout.
Concluindo
Os acidentes de trabalho no Brasil são um problema recorrente, que precisa ser enfrentado. São diversas as ações que contribuem para um ambiente mais seguro para sua equipe trabalhar com eficiência e conforto.
Uma das iniciativas é a preparação de um plano de benefícios para funcionários que pode aumentar a saúde e qualidade de vida no trabalho. Afinal, contar com benefícios para alimentação, transporte, exercícios físicos, apoio jurídico e psicológico ajuda as equipes motivadas e mais engajadas.
Nesse sentido, a Sodexo conta com um portfólio completo de multibenefícios com soluções voltadas ao bem-estar e à saúde dos colaboradores, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-combustível e o Pluxee Cuida, programa que garante assistência psicológica aos times. Gostou da ideia? Ainda para ajudar na missão de prevenção de acidentes de trabalho, preparamos um infográfico completo sobre o tema!
Nele, você encontra dicas que ajudam a diminuir e evitar essas ocorrências, bem como o afastamento por doenças ligadas ao trabalho. Confira e aprimore seu planejamento de segurança no trabalho!
Até a próxima!