Como se preparar para pedir um aumento para o chefe?
28 Junho 2024
Se você tem esse plano, mas está inseguro, não desamine! Esperar o momento correto e ter argumentação bem definida ajudam nessa tarefa
Pedir um aumento à empresa em que se trabalha não é tarefa fácil, ainda mais quando nos sentimos inseguros com nossas entregas. Apesar de merecido quando se desempenha um bom trabalho, o pedido de aumento é uma situação delicada para o funcionário. Ao mesmo tempo em que ele precisa demonstrar humildade, é preciso se impor diante das circunstâncias e destacar seus pontos fortes e argumentações. Mas como fazer isso? Como pedir aumento sem se queimar junto ao chefe? Veja algumas dicas:
Situação ideal para pedir aumento
Não há uma receita única a seguir sobre como pedir aumento. O ideal é conhecer bem o chefe, suas características e hábitos. Há quem esteja de bom humor pela manhã, logo na chegada ao escritório e se transforme ao fim do dia, após enfrentar os diversos desafios diários na empresa.
Conhecer essas variações de humor é um bom começo, assim como analisar o contexto geral da empresa e da economia. Em épocas de recessão ou restrição econômica, a resposta já está quase pronta: o chefe tem o álibi perfeito para negar. Quando os negócios vão bem apesar do cenário atual (e há setores da economia que estão enfrentando bem a crise), o momento pode ser mais propício.
Agendar um horário formal para fazer o pedido pode não ser bem visto por alguns gestores. O ideal é fazer a solicitação em um bate-papo mais leve, quando mesmo uma negativa pode deixar abertas as portas para negociações.
Prepare-se para o não
Como pedir aumento é um movimento subjetivo e individual, a empresa também pode se negar a concedê-lo por inúmeras razões. O importante é saber lidar com essa rejeição, se possível, entendendo o cenário em que sua empresa se encontra agora e buscando dicas ou elementos que possam ser seguidos para que uma nova tentativa desse tipo seja viável no futuro.
Respeite o tempo
A ansiedade por uma resposta positiva é natural, mas nem sempre é possível receber o “sim” imediatamente. Empresas maiores devem respeitar hierarquias e costumam ter um orçamento fechado, então, qualquer acréscimo deve ser submetido às equipes financeiras e de RH, além da chefia superior.
Todo esse trâmite leva tempo, por isso, não adianta checar diariamente com o chefe sobre a resposta, caso ela não venha no dia do pedido. O ideal é estabelecer um prazo em comum acordo (de até 10 dias) para a resposta.
Montando os argumentos
É natural que um dos primeiros argumentos seja em relação ao tempo de casa. Embora muita gente enxergue nisso uma obrigação da empresa por consideração ao funcionário, a verdade é raramente o aumento de salário é baseado no tempo em que a pessoa está ali.
Indicadores como produtividade, entrega de resultados, disciplina e a cooperação na manutenção de um bom clima organizacional são sempre mais relevantes. Mostre por meio de números como seu trabalho é importante para a empresa e o impacto que um reconhecimento deste tipo pode ter em seu rendimento.