Aposte nos alimentos de origem vegetal no Dia Mundial Sem Carne (20 de março).

Dia Mundial Sem Carne: boa oportunidade para variar o cardápio!

20 Março 2024

Entenda o que a data representa e aproveite para testar diferentes combinações e pratos deliciosos

Já ouviu falar sobre o Dia Mundial Sem Carne? Marque aí na agenda: 20 de março. O objetivo é incentivar que as pessoas não comam nenhum tipo de proteína animal nesta data. Consequentemente, é uma boa oportunidade para expandir os horizontes, experimentar.

Tem muito ingrediente que é riquíssimo em proteína - além de sabor - sem ser de origem animal, sabia? Vamos juntos enriquecer o cardápio do dia dia? Fique conosco e verá:

  • Flexitarianismo: o que é quais as vantagens?
  • Proteínas vegetais: onde encontrar e como inserir no cardápio?
  • Onde comer fora?

Flexitarianismo: o que é e quais as vantagens?

O Dia Mundial Sem Carne existe desde 1985. Foi criado nos Estados Unidos pela ONG FARM, sigla de Farm Animal Rights Movement, como forma de protesto. Os organizadores decidiram estimular que as pessoas ficassem um dia inteiro sem comer carne e, assim, conseguiram chamar atenção para a causa animal. A iniciativa ganhou força - e o mundo. Olha só onde ela está: aqui no Brasil.

A verdade é que a data se transformou em uma boa oportunidade para repensar o que comemos. Pode ser um trampolim para novos gostos, texturas e sabores. O motivo? Existem muitos alimentos de origem vegetal que são ricos em proteína - e têm preços acessíveis. Comê-los mais vezes na semana, substituindo as carnes, pode trazer vários benefícios.

Esse hábito ganhou até um nome: flexitarianismo. Muitas pessoas costumam adotá-lo por estarem preocupadas com o meio ambiente, com os animais e com a saúde.

Um exemplo: pesquisadores da Universidade de Oxford detectaram que a dieta de quem costuma ingerir muita carne é capaz de produzir mais de 10 kg de gases de efeito estufa por mês. Para quem come menos, o volume cai para 5,37 kg.

Proteínas vegetais: onde encontrar e como inserir no cardápio?

O Dia Mundial Sem Carne pode ser um bom motivo para você diversificar sua dieta! Há diferentes alimentos ricos em proteína - e que podem ser ingredientes-base para receitas deliciosas. Olha só uma listinha elaborada pela nutricionista Fabiana Camargo, adepta do flexitarianismo:

  • Soja
  • Grão de bico
  • Tofu
  • Amendoim
  • Brócolis
  • Lentilhas
  • Espinafre
  • Feijão
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Aveia
  • Semente de gergelim
  • Castanha-de-caju
  • Ervilha

O grão de bico, a soja, o feijão e as lentilhas, por exemplo, podem ser usados como base para um hambúrguer ou um bife. E, aqui, a farinha de aveia é uma ótima opção para dar a liga! Para uma bela massa, a dica é fazer um pesto com castanha-de-caju! O produto é ótimo para dar textura e sabor. 

Outro destaque é o tofu, um alimento extremamente versátil feito a partir da soja. Em cubinhos, pode ser a base para um estrogonofe, por exemplo. Há quem goste de comer no café da manhã, como se fosse um ovo mexido.

São ingredientes que permitem um mundo de oportunidades na cozinha. Você pode testar receitas ou então sair para comer fora.

A boa notícia é que existem diversos restaurantes interessantes com opções vegetarianas ou veganas. Para se ter uma ideia, um estudo feito pela plataforma norte-americana Happy Cow mostrou que o Brasil é o país que tem mais estabelecimentos veganos na América Latina. Concentra 32,4% do total.

Onde comer fora?

Já vimos que a oferta é grande por aqui! E nós estamos sempre atentos a isso - em ter uma rede credenciada diversa, com opções para todos. Se você tem vale-refeição Pluxee, se liga só nessa lista de opções de restaurantes veganos Brasil afora.

Ceará

Fortaleza

Distrito Federal

Brasília

Minas Gerais

Belo Horizonte

Poços de Caldas

  • Sushi Vegano e Vegetariano

Paraná

Curitiba

Matinhos

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - capital

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Santa Catarina

Florianópolis

São Paulo

São Paulo - capital

São Carlos

Sorocaba

Concluindo

O Dia Mundial Sem Carne está aí e é uma ótima oportunidade para ter novas experiências. Experimentar e incluir produtos ricos em proteína vegetal na sua dieta é uma atitude parceira do meio ambiente e da saúde.

Vem com a gente alimentar o hábito de diversificar o cardápio! A Pluxee é a sua melhor parceira nessa ideia! Nossa rede credenciada conta com diferentes tipos de restaurantes e estabelecimentos com produtos sempre fresquinhos. Acesse o nosso site para ver a lista completa!