Engaje suas equipes: saiba como motivar os profissionais o ano todo!
8 Julho 2024
Entenda como motivar os profissionais durante o ano e de quais formas os benefícios para funcionários são excelentes aliados. Acesse para conferir!
Empresas com funcionários engajados superam as outras em 202%, revela a norte-americana Dale Carnegie Training. Após ouvir mais de 4.500 pessoas em 28 países, o estudo mostra que esse perfil profissional é leal ao ambiente de trabalho, mais produtivo e mantém o foco por mais tempo. Esse é o tipo de colaborador que você quer na sua equipe, não é mesmo? Mas como fazer isso?
Existem muitas formas de manter o engajamento e a motivação durante o ano. Algumas são óbvias e outras nem tanto. Porém, mesmo entre as mais conhecidas, ainda há dúvidas sobre como executá-las para que sejam realmente eficazes. Nesse artigo, trazemos ideias eficientes para você conseguir o que para alguns parece difícil. Veja também:
- A diferença entre motivação e engajamento
- Componente histórico do engajamento de equipes
- Por que investir em benefícios pra funcionários
- Três maneiras de tornar um profissional engajado
A diferença entre motivação e engajamento
Antes de começar a responder as dúvidas, é fundamental esclarecer que há diferenças entre motivação e engajamento. A motivação é intrínseca, individual e vem de dentro para fora. É o “motivo para ação”, aquilo que faz o ser humano atender às suas necessidades. Já o engajamento é a ação para alcançar um objetivo.
Indivíduos engajados têm um forte sentido de propósito. Em outras palavras, enquanto a motivação é a energia que faz com que o carrinho se movimente, o engajamento é a mão que lhe dá o direcionamento.
Pode-se entender o engajamento, portanto, como a ferramenta necessária para reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a satisfação e o suporte aos colaboradores e atingir novos padrões de excelência.
Claro que muitas vezes os termos são usados como sinônimos – o que de forma geral até pode fazer algum sentido. Aqui, porém, depois de entender a diferença, trataremos de estratégias para a sua empresa colher os benefícios de um profissional engajado.
Componente histórico do engajamento de equipes
Se a Revolução Industrial começou em meados do século 18, é fácil entender que em meio a tantas mudanças, pouco se pensou em benefícios e estímulos profissionais até o início do século 20. No Brasil, o bem-estar dos funcionários só entrou na pauta corporativa após a 2ª Guerra Mundial. Nesses mais de 70 anos, porém, a política que promove o engajamento de pessoas não se desenvolveu linearmente.
Na medida em que o custo da mão de obra subia, bem como a concorrência global, as empresas reduziram os programas de benefícios. Foi só com a revolução digital no século 21 que as companhias abriram os olhos para o quanto é essencial investir no engajamento dos profissionais. Isso aconteceu por duas razões: primeiro porque perceberam que isso impacta diretamente no resultado do negócio. Depois, porque por conseguirem terceirizar esse trabalho e usufruir dos benefícios enquanto mantêm o foco em suas atividades centrais.
Por que investir em benefícios para funcionários
Como falamos, empresas com times engajados superam as demais em 202%. Mas caso esse número não tenha sido suficiente para convencer sobre a importância de manter profissionais reconhecidos, há mais dados que comprovam a tese.
Quando não se sentem reconhecidas, as pessoas tendem a procurar posições alternativas, o que leva as companhias a somarem uma perda de 11 bilhões de dólares por ano em faturamento com custos gerados pela rotatividade de pessoas, segundo o Bureau de Assuntos Nacionais dos Estados Unidos.
Além disso, os funcionários reconhecidos regularmente são 22% mais produtivos, de acordo com um estudo da americana Gallup Research. Está aí uma prova clara de que existe uma correlação direta entre o reconhecimento e a produtividade.
Relatório da Harvard Business Review reforça esta máxima ao revelar que empresas com forças de trabalho altamente engajadas maximizam seus lucros e melhoram a produtividade. Pessoas envolvidas solucionam problemas de forma mais criativa, incentivando o crescimento e a inovação.
Maneiras de tornar um profissional engajado
Como fazer isso? Algumas estratégias podem melhorar o engajamento e a motivação da equipe. A partir de uma reflexão rápida, é provável que venha à mente aspectos como criar um bom clima organizacional, ter lideranças inspiradoras, metas definidas, oferecer remuneração adequada e, claro, valorizar a equipe.
Mas, pensando de modo prático, existem três maneiras principais de tornar e manter um profissional engajado: fornecendo um propósito, capacitando as pessoas e recompensando o bom desempenho.
Trabalhe o propósito
Tudo começa com uma liderança inspiradora. Os gestores são essenciais para o engajamento do colaborador. Demonstrar interesse e investir tempo para compreender as necessidades e ambições de seu funcionário ajudará a fazê-lo sentir que sua contribuição é valiosa. São esses líderes os responsáveis por mostrar as possibilidades de crescimento de cada profissional.
Eles devem construir um propósito falando sobre plano de carreira, ajudando a desenvolver competências e identificando oportunidades de treinamento para que consiga progredir dentro da empresa (além, é claro, de compartilhar feedbacks claros e consistentes sobre como ele pode melhorar seu desempenho).
Finalmente, os funcionários precisam entender claramente o valor que têm. Eles devem sentir que estão contribuindo para algo significativo e se orgulharem de seus esforços. Os líderes precisam estabelecer metas e desafiar seus times para que eles adquiram esse senso de propósito.
Capacite os profissionais
Companhias com times engajados entendem que os funcionários são seu maior patrimônio. Após os líderes ouvirem e mapearem os pontos de interesse e necessidades de suas equipes, investem em treinamentos constantes e de qualidade.
Essas empresas combinam capacitação ao mesmo tempo em que consideram iniciativas que os permitam equilibrar a vida pessoal com a profissional. É uma boa, portanto, incentivar cada colaborador a balancear trabalho duro com diversão para que se mantenham engajados.
Reconheça os times
É essencial investir em estratégias de reconhecimento para manter profissionais engajados. Eles precisam saber que seus esforços serão vistos e recompensados. Vale elogiar regularmente e, principalmente, oferecer incentivos para que aprimorem ainda mais sua performance.
Reserve um tempo para celebrar conquistas de forma que sejam significativas para eles. Bons benefícios para funcionários e remunerações compatíveis com o mercado são fatores-chave de motivação.
Hoje, há uma gama de opções atraentes, como vale-cultura para quem deseja aprofundar os conhecimentos em algo, ou então um vale-creche, para curtir as férias sem se preocupar em onde deixar as crianças durante o dia. O ideal é analisar o calendário e verificar em quais datas é possível complementar o pacote de benefícios existente, procurando uma parceira que reúna um portfólio diversificado e flexível.
O Pluxee Cultura, por exemplo, pode ser uma excelente ideia para o período de férias, uma vez que garante R$50,00 mensais cumulativos para viabilizar justamente o acesso à cultura. O profissional pode escolher exatamente aquilo que mais deseja, entre livros, ingresso de cinemas, teatro e muito mais.
É o caminho perfeito para que se sinta reconhecido e engajado, enquanto a sua empresa usufrui dos ganhos disso, como falamos acima.
Concluindo
Manter o apoio ao funcionário traz retorno e engajamento o ano inteiro, o que vale ouro! Pode ter certeza disso: você
retém os melhores talentos , atrai outros e ainda reduz custos. E os benefícios para funcionários são importantes aliados se você usá-los com inteligência, mapeando os principais eventos ou hábitos dos profissionais. Assim, é possível oferecer aquele que vai facilitar e garantir mais bem-estar aos times.Quer um parceiro que possa te oferecer tudo isso, em um só lugar e com uma grande praticidade? A Pluxee oferece um portfólio completo de serviços integrados que aumentam a qualidade de vida dos times.
Com profissionais especializados e disponíveis sempre, você consegue facilmente construir pacotes para os diversos perfis que compõem uma equipe de alta performance.