Saiba como promover a felicidade nas empresas

Felicidade no trabalho: saiba porque promover!

29 Janeiro 2024

Pessoas satisfeitas e alegres são mais engajadas. Entenda os motivos e o que fazer para trabalhar o tema

Felicidade no trabalho é um assunto urgente e necessário. Os motivos? Pessoas de bem com a vida são mais saudáveis, criativas e dispostas. Tudo só melhora quando estamos alegres, não é mesmo? A empresa, por sua vez, precisa promover esse tema. Ter uma estratégia bem definida é fundamental para arrancar sorrisos do time.

Mas e aí, como fazer isso no dia a dia? Por que é tão valioso falar sobre esse assunto? É o que mostramos a seguir. Bora garantir o que realmente importa para as pessoas? Você verá:
 

 

O que é felicidade no trabalho?

O tema pode até parecer simples, mas carrega uma complexidade que precisamos desbravar. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concordam com a gente. Eles ressaltaram que não é nada fácil definir o que é felicidade no trabalho, uma vez que envolve vários elementos. Segundo os especialistas, o conceito pode ser dividido em três aspectos:


● Fatores individuais: motivação, psicologia positiva e economia da felicidade.
● Características do trabalho em si: controle de demandas e especificidades do cargo.
● Condições organizacionais: promoção da qualidade de vida, oferta de pacotes de benefícios corporativos adequados e suporte para os colaboradores.

 

A empresa que conseguir assegurar tudo isso está no caminho certo. Mas construir essa jornada depende de uma boa estratégia. Vale a pena estruturá-la com cuidado e dedicação. Olha só os motivos: uma pesquisa da Universidade de Harvard mostrou que pessoas felizes são mais dispostas, saudáveis e criativas.

 

No trabalho em si, um estudo realizado pela Gallup destacou que funcionários alegres sofrem 50% menos acidentes de trabalho. Além disso, investigadores da Universidade de Oxford detectaram que a produtividade dos times pode aumentar em até 13%. São muitos ganhos - e para todos os lados! Bora fazer todo mundo feliz, então?

 

Mas como promover a felicidade no trabalho?

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) foi categórico: "saúde e felicidade no trabalho não são questões secundárias". Pelo contrário. É o que realmente pesa na hora de aceitar ou não um novo trabalho ou permanecer no emprego. Perder bons profissionais não é nada legal para os negócios. Em contrapartida, ter uma equipe feliz e motivada aumenta o engajamento. E isso se reflete em entregas melhores, mais criativas e inteligentes, um ótimo clima organizacional e em uma experiência satisfatória no trabalho.

 

Matthew Phelan, autor de diversos livros sobre o tema e criador da plataforma The Happiness Index, faz um questionamento importante: o que acontece se as empresas oferecerem formação para as pessoas e elas forem embora? A sua resposta é certeira: isso é muito melhor do que não apostar no desenvolvimento dos indivíduos e eles permanecerem em suas posições. Ou seja, a chance de ficarem por lá desmotivados é enorme.

 

Diante disso, é sim papel das companhias fazer com que as pessoas se sintam bem, contem com oportunidades de crescimento, aproveitem suas famílias e tenham tempo livre para cuidar do corpo e da mente. Mas, como? Segundo o Harvard Business Review, há três fatores fundamentais:

 

Flexibilidade no trabalho

Ter horários mais maleáveis e também a possibilidade de trabalhar remotamente faz a diferença nos índices de felicidade mundo afora. Um estudo realizado pela Cisco mostrou que 82% das pessoas ficaram mais felizes depois que puderam atuar a distância em alguns dias da semana.

 

Outro estudo, feito pela Gallup, ressaltou que os níveis de dedicação sobem muito quando os colaboradores trabalham de 60 a 80% do tempo fora dos escritórios. O fato é que ter a liberdade para conseguir buscar os filhos na escola, ir para a academia, fazer consultas médicas e até mesmo gastar menos tempo em deslocamento faz toda a diferença.

 

Nossa dica é: converse com a sua equipe para entender o que realmente importa para ela. E juntos chegarão a um modelo especial para todos.

 

É hora de reconstruir a sensação de pertencimento

O trabalho a distância garante mais flexibilidade, mas ao mesmo tempo pode prejudicar a sensação de pertencimento. E fortalecer esse laço entre a empresa e os colaboradores é essencial para assegurar a felicidade no trabalho.

 

Um estudo realizado pela O.C. Tanner mostrou que quando isso acontece o índice de permanência nos empregos sobe até 62%. É muita coisa! Uma boa forma de motivar a pertença é conversar com as pessoas. Ou seja, praticar o famoso "olho no olho" para entender o que é valioso para elas, identificar erros e acertos e estruturar uma rotina satisfatória.

 

Mostre para cada um da sua equipe que você se interessa por ela - e o quanto o esforço de todos faz realmente a diferença para os objetivos da companhia.

 

Todos precisam de um propósito

Ter uma meta é fundamental para que as pessoas trabalhem felizes e motivadas. E isso depende de você, sabia? A empresa precisa oferecer algumas coisas decisivas, tais como: plano de carreira, desafios constantes, benefícios corporativos alinhados aos desejos dos colaboradores e programas de reconhecimento. É muito importante ter um olhar cuidadoso para cada profissional, saber identificar seus potenciais e dar oportunidades de desenvolvimento.

 

Tudo isso sempre com muito respeito. De nada adianta trabalhar esses pontos sem tomar cuidado com os horários e com a carga. O efeito é rebote quando a empresa não dá espaço para a vida pessoal e sobrecarrega as pessoas. Lembre-se disso: equilíbrio é tudo.

 

Concluindo

Promover a felicidade no trabalho é um mergulho profundo em cada profissional. É entender quem são as pessoas que estão ao seu lado, o que elas desejam, seus sonhos, objetivos e frustrações. É saber dar autonomia, liberdade, encorajar, deixá-las voar. A satisfação vai sempre fazer com que elas estejam perto, motivadas e engajadas, querendo contribuir de modo mais efetivo para o sucesso da companhia.

 

O especialista Matt Phelan ressalta que se trata de um trabalho complexo, uma vez que o engajamento é o que o nosso cérebro precisa para trabalhar ativamente e a felicidade é o que o nosso coração deseja. Ou seja, de modo geral, olhe com cuidado para o seu time. Faça perguntas que mostram que você se importa. E depois use todas essas informações para melhorar o dia a dia. Pode ter certeza: essa conversa franca e aberta vai arrancar muitos sorrisos.

 

E aí, que tal começar essa jornada pela oferta de um pacote de benefícios alinhado aos desejos das pessoas? Entre em contato conosco e iremos te apoiar!