Quais são os modelos de estilos de liderança? Saiba como identificar no artigo.

Estilos de liderança: saiba como identificar

15 Maio 2024

Conheça os principais tipos de liderança e quais são recomendados em cada situação.

O êxito de um líder e de sua equipe está intrinsecamente ligado ao estilo de liderança que é aplicado no cotidiano. Liderar implica dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas de um grupo. Na prática, trata-se de trabalhar com pessoas, auxiliando o grupo a alcançar tanto seus objetivos pessoais, quanto os da organização.

Na liderança contemporânea, a comunicação eficaz, o desenvolvimento de visão estratégica e a habilidade de gerenciar conflitos diários são fundamentais. É importante que o líder apresente um estilo predominante e decidido, para que seja respeitado, mas também é essencial que os líderes estejam aptos a transitar entre estilos, adaptando-se às necessidades da equipe, do ambiente e do momento.

A aplicação do estilo de liderança deve ser ajustada ao nível de desenvolvimento do colaborador, variando conforme a atividade desempenhada. Os seis principais estilos de liderança apontados por especialistas têm vantagens e desvantagens, sendo crucial para um líder identificar qual estilo é mais apropriado para cada situação e membro da equipe.

Os 6 principais tipos de liderança

A liderança transformadora, que guia pelo exemplo, é especialmente eficaz em ambientes motivados ou durante mudanças que demandam uma nova visão. Porém, deve ser evitada em situações de alto volume de trabalho.

A liderança coaching foca no desenvolvimento da equipe, conectando objetivos individuais às metas coletivas. Apresenta impacto positivo na equipe, sendo indicada para aprimoramento de competências, mas deve ser evitada se o líder não tiver muita experiência.

A liderança agregadora valoriza as relações pessoais, incentivando ideias e a participação da equipe. É útil para fortalecer relações, mas não deve ser aplicada em situações que demandam alto controle.

A liderança democrática valoriza a colaboração e busca consenso, sendo adequada para equipes maduras. Contudo, não é aconselhável em situações que exigem decisões rápidas.

A liderança coercitiva estabelece diretrizes claras e metas desafiadoras, sendo útil em momentos de mudança rápida, mas frequentemente é percebida como negativa.

A liderança autoritária, com ordens diretas e supervisão constante, pode reduzir inseguranças em situações de emergência, mas também costuma gerar medo e desmotivação. Em ambientes flexíveis, é indicado recorrer a outros estilos.

Em resumo, a compreensão adequada sobre o que é liderança e a aplicação desses diferentes estilos de liderança em cada situação são fatores essenciais para liderar eficazmente a equipe em diferentes contextos e desafios.

Aposte nos benefícios corporativos

Um bom líder também deve pensar no bem-estar físico e mental dos seus funcionários, dentro e fora do ambiente de trabalho. Para isso, oferecer pacotes de benefícios é uma excelente opção. A solução Pluxee Cuida, por exemplo, oferece assistência psicológica, jurídica e financeira para proteger a saúde psicológica da equipe. Além disso, benefícios como vale-refeição, vale-alimentação e vale-combustível são estratégicos para a retenção de talentos em cargos de liderança.

Leia também:

O que filmes e séries ensinam sobre gestão de pessoas

O que é a gestão de benefícios e como colocar em prática?