O que é auxílio-mobilidade?
21 Dezembro 2024
Saiba como funciona e quais são as vantagens desse benefício flexível
Com o trânsito nas cidades complicando-se e os custos crescentes de transporte, cada vez mais empresas estão optando por benefícios diferenciados para atrair e reter talentos qualificados – e um deles é o auxílio-mobilidade.
Quer saber mais sobre como ele funciona e suas principais vantagens? Então continue a leitura do artigo que a Pluxee preparou e saiba mais sobre esse conceito!
Como funciona o auxílio-mobilidade?
Ele é um auxílio que se destaca entre os multibenefícios como uma alternativa para complementar e agregar mais flexibilidade aos tradicionais vale-transporte e cartão-combustível: ao contrário dos aplicativos de transporte.
A dinâmica é simples: o valor equivalente ao que seria destinado ao vale-transporte é creditado em um cartão multibenefícios de auxílio-mobilidade. Geralmente configurado como um cartão de crédito, ele permite ao colaborador utilizar o valor destinado à locomoção da maneira que for mais conveniente. Por exemplo, em uma reunião importante, o funcionário pode optar por usar uma parte desse valor em um táxi ou como um cartão-abastecimento no seu veículo pessoal, ao invés de depender do transporte público.
Ele também pode substituir o reembolso de transporte, deixando o processo muito mais simplificado e dinâmico para o RH. Diferente do benefício convencional, o auxílio-mobilidade não se restringe ao uso em transporte público, e também abrange gastos com serviços como abastecimento em postos de gasolina, táxis ou a
Qual é a diferença entre vale-transporte e auxílio-mobilidade?
A distinção fundamental entre o cartão vale-transporte e o cartão auxílio-mobilidade está na abrangência de uso. Isso porque o primeiro é restrito a meios de transporte público, já o segundo oferece uma gama mais ampla de opções de uso. Além disso, enquanto o vale-transporte é um benefício obrigatório e regulamentado por lei, a transição para o auxílio-mobilidade é uma escolha negociada entre a empresa e o colaborador, proporcionando mais flexibilidade.
Como é a legislação do auxílio-mobilidade?
As regras para o auxílio-mobilidade seguem padrões semelhantes ao vale-transporte: profissionais com vínculo empregatício, que utilizam transporte público para se deslocar, têm direito a esse benefício.
No caso do auxílio-mobilidade, a legislação trabalhista brasileira permite que a empresa conceda o valor destinado ao deslocamento dessa maneira, desde que haja um acordo formal entre empregador e empregado que esclareça essa diferença.
E quais as vantagens do auxílio-mobilidade para as empresas?
Oferecer o auxílio-mobilidade traz vantagens para todos os envolvidos!
No caso dos colaboradores, ele representa mais autonomia e liberdade de escolha, resultando em maior satisfação e valorização – quem tem carro, pode ir trabalhar de carro, e quem não tem, pode optar pelo transporte público, e todos se encaixam em um mesmo sistema integrado.
Já as empresas se beneficiam com a melhora do clima organizacional, o aumento da retenção de talentos com a ajuda dos benefícios personalizados e também com a melhora na produtividade ao reduzir atrasos e faltas devido a problemas de transporte.
Resumindo: a adoção do auxílio-mobilidade como parte dos multibenefícios corporativos é uma resposta eficaz aos desafios atuais de mobilidade urbana e à demanda por flexibilidade no ambiente de trabalho. Ao compreender os princípios legais, as empresas podem implementar essa opção com confiança, criando um ambiente favorável tanto para os colaboradores quanto para a empresa.