E-book Blind Recruitment: como trazer os melhores talentos do mercado
10 Junho 2022
Contratar às cegas é um jeito eficiente de focar no que mais importa: as habilidades de cada candidato. Veja o que é e como esse modelo faz bem para a sua empresa.
O que é mais valioso na hora de recrutar? Foque sempre nas habilidades dos candidatos. Essa atenção total ao que realmente importa recebeu o nome de Blind Recruitment - ou recrutamento às cegas, em português.
Assim, você evita qualquer tipo de discriminação e ainda garante que os melhores talentos estejam na sua equipe. Quer saber mais sobre o tema? É o que exploramos a seguir. Você verá:
- O que é Blind Recruitment
- Blind Recruitment fomenta a diversidade nas empresas
- Mas e como criar um programa de contratação às cegas?
- Por que a sua empresa precisa desse formato
O que é Blind Recruitment
Sabe aquela história de currículo com foto? Ou então perguntando a idade? Tudo isso pode se transformar em filtros para quem está recrutando - o que, definitivamente, não são boas práticas de Recursos Humanos. Para evitar esse tipo de problema - e garantir diversidade às empresas - muitas têm adotado o Blind Recruitment.
Nesse modelo, qualquer tipo de dado pessoal que possa interferir na tomada de decisão do recrutador é removido do processo. Ou seja, não há foto, idade, endereço e outras informações do tipo. O foco deve estar no que realmente importa: as habilidades que cada profissional tem - e de quais formas pode contribuir para o crescimento da empresa.
BAIXE O E-BOOK SOBRE BLIND RECRUITMENT
Blind Recruitment fomenta a diversidade nas empresas
Infelizmente, ainda há muito preconceito dentro do universo corporativo, o que reflete nos indicadores de contratação e também de discriminação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego é de 15,9% para pessoas pretas e de 11,9% para brancas.
Em relação ao gênero, 13,9% das mulheres estão desempregadas atualmente, sendo que o volume cai para 9% entre os homens, de acordo com o IBGE. O cenário também é preocupante no que diz respeito à orientação sexual. Para se ter uma ideia, o estudo Demitindo Preconceitos mostrou que 38% dos negócios ainda possuem restrições ao contratar lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e intersexuais (LGBTQIA+).
O Blind Recruitment ganha relevância justamente por eliminar qualquer tipo de barreira sustentada por preconceito e discriminação.
Mas e como criar um programa de contratação às cegas?
Uma forma bem comum - e eficiente - é recorrer a empresas que costumam fazer esse tipo de trabalho. Isso porque elas possuem sistemas que eliminam informações que poderiam interferir no processo de recrutamento e seleção.
Caso isso não seja possível, sobretudo por conta de questões financeiras, crie um edital bem detalhado sobre o processo seletivo. Neste documento deve constar todas as condições para o envio do currículo, como formato e informações que podem ser enviadas.
Na hora de fazer as entrevistas, existem softwares específicos que transformam as imagens em avatares e até distorcem as vozes. São boas alternativas para voltar as atenções para o que os candidatos estão dizendo.
Blind Recruitment: por que a sua empresa precisa desse processo
Além de garantir diversidade e a atração dos melhores talentos, esse tipo de contratação ajuda a impulsionar a imagem da empresa junto ao mercado. Quando um negócio está alinhado às práticas de ESG, sigla de Environmental (Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança Corporativa), tende a ser mais valorizado junto a parceiros e stakeholders.
Além disso, equipes motivadas são mais criativas e geram mais lucro, sabia? Possibilitar uma troca diária de experiências, vivências e culturas é fundamental para enriquecer as entregas e o aprendizado.
Concluindo
Implementar o Blind Recruitment, também conhecido como Blind Hiring, é abrir as portas da sua empresa para o talento! Você pode começar a colocar essa técnica em prática, seja com a ajuda de uma companhia especializada ou a partir de um processo bem estruturado internamente.
Depois, é só colher os bons frutos de ter uma equipe excelente aí por perto. Aliás, quer saber mais sobre o tema? Preparamos um e-book com todas as informações necessárias para você aderir ao formato agora mesmo.