• Início
  • Sodexo Insights
  • Como personalizar os benefícios da equipe

Gestão de negócios

Como personalizar os benefícios da equipe

Qual é a chave do sucesso para que sua equipe se sinta valorizada? Customizar é a resposta para ter mais engajamento e motivação

Personalização de benefícios: como funciona

Saber como motivar uma equipe é um desafio diário tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas. No cenário atual, com a concorrida busca por profissionais especializados e a alta rotatividade, sai na frente quem oferecer incentivos interessantes. Pacotes personalizados de benefícios são bons exemplos.

Neste artigo, te mostraremos qual é a chave da motivação no ambiente de trabalho. Você verá:

O que impacta a motivação profissional?

Quando pensamos em como motivar uma equipe, oferecer salários competitivos é um dos principais caminhos. E, de fato, trata-se de um fator importante na retenção e na atração de talentos.

Para se ter uma ideia, segundo o Fórum Econômico Mundial, um em cada quatro brasileiros entrevistados pediram demissão ou planejavam fazê-lo em 2021. O motivo? A remuneração.

Outro aspecto que impacta o rendimento dos times é o reconhecimento do profissional, demonstrado por meio de promoções, prêmios e incentivos por performance. Aliás, a pesquisa Qualidade de Vida - Uma grande aliada dos PMEs, realizada pela Sodexo, mostrou que essa é a opinião de 95% dos donos de pequenas e médias empresas (PMEs). 

Segundo os entrevistados, a valorização dos esforços e o reconhecimento de desempenho são os meios mais eficientes para aumentar a produtividade. 

Acertar na escolha dos benefícios para funcionários é fundamental

Empresas de todos os portes estão percebendo que precisam desenvolver iniciativas de reconhecimento para fazer com que sua equipe se sinta valorizada. Inclusive, segundo estudo da SHRM/Globoforce, os gestores de RH afirmam que programas de motivação no ambiente de trabalho melhoram em:

  • 89% a experiência do funcionário,
  • 84% o engajamento,
  • 83% o comprometimento com valores organizacionais.

Cada vez mais, os pacotes de benefícios para funcionários ganham protagonismo nessa estratégia. Só que os bons resultados dependem de uma personalização. Afinal, não existe uma fórmula única para todos os negócios e pessoas. 

Como motivar: personalize benefícios

É preciso entender os colaboradores para saber como motivá-los. Segundo o Guia Salarial 2022, elaborado pela Robert Half, 23% dos profissionais afirmam receber benefícios que não fazem sentido para eles.

Hoje, é muito comum as PMEs brasileiras optarem por pacotes padrão, que incluem vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte. Porém, o VT não se adequa à realidade de profissionais integralmente remotos, podendo ser substituído por um auxílio estudo que contribui com a sua especialização e desenvolvimento.

Como melhorar a retenção de talentos

Alinhe a personalização dos benefícios com uma boa estratégia de atração e retenção de talentos. Saiba mais neste infográfico sobre atração e retenção de talentos

Há ainda opções de benefícios para funcionários como o vale-cultura e o vale-presente, que geralmente têm alto potencial de engajar. Quando questionados pelo Guia Salarial, por exemplo, 93% dos profissionais disseram que buscam soluções alinhadas às suas necessidades.

Aos gestores, fica a tarefa de alcançar essa personalização tão importante. Os objetivos de quem começou o primeiro estágio, por exemplo, podem ser diferentes de pessoas que têm filhos. Daí a importância de recorrer a soluções flexíveis. Exemplos disso são as carteiras digitais do Sodexo Multi, que permitem customizar o pacote de benefícios e ainda controlar os gastos. Tudo via plataforma digital!

Concluindo

Manter o engajamento dos profissionais é uma missão que envolve muitos fatores, como salário e benefícios para funcionários. Chegar a bons resultados, entretanto, depende de uma característica importante: entender as necessidades de quem trabalha na organização. 

Esse esforço garante que a companhia faça as melhores escolhas, sem desperdiçar recursos com algo que não contribui de maneira efetiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

E aí, quer oferecer o melhor para os seus times? Vem com a Sodexo! Temos o portfólio de benefícios mais amplo do mercado, desde as soluções mais tradicionais para que a empresa seja elegível aos incentivos fiscais da lei até as plataformas super flexíveis que dão liberdade de escolha para o funcionário. Você consegue contratar pacotes personalizados para atender aos diferentes perfis que compõem as equipes. Há, inclusive, serviços que se encaixam nas necessidades das PMEs.  Cadastre-se agora mesmo na nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades sobre o tema.

Até a próxima!
 

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos

Como fazer o melhor onboarding em tempos de trabalho remoto

Veja o que deve mudar no processo de integração dos talentos contratados para garantir uma recepção memorável

Home office ou presencial? Como escolher

Com a retomada, qual o melhor modelo para seu negócio? Acompanhe no artigo prós e contras de cada um

Como obter as isenções fiscais do PAT? A gente explica!

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estimula a alimentação de qualidade e ainda pode trazer vantagens financeiras. Saiba como funciona!

Qual o melhor vale-alimentação do Brasil?

Produtividade lá em cima e economia no bolso? Entenda porque é interessante aderir ao cartão alimentação

Home office: o que sua equipe deseja?

Conheça as principais dores relatadas pelos profissionais e o que fazer para garantir que o trabalho a distância seja bem-sucedido

Como montar o melhor pacote de benefícios

Oferecer benefícios mais atraentes de acordo com o novo cenário é fundamental para atrair e reter os grandes talentos. Mas por onde começar?

Quais benefícios oferecer no pós-pandemia?

Entenda por que o papel do RH e também dos colaboradores mudou com a pandemia - e como ficam os benefícios nesse contexto

5 passos do RH Estratégico

Conheça essa abordagem considerada inovadora para a gestão de pessoas e o seu potencial para atração/retenção de talentos!

Lei do home office: como se adaptar

Em tempos de popularização do modelo híbrido, é preciso atenção à legislação trabalhista para evitar problemas futuros

Home office: benefícios mais indicados

Veja quais benefícios são mais indicados para as suas equipes levando em conta as necessidades do trabalho remoto

Como motivar seu time no trabalho híbrido

É possível sentir-se próximo e cultivar boas relações dentro da empresa, mesmo com a distância física. Saiba mais!

Remuneração além do salário

A combinação ideal de salário e benefícios para cada funcionário faz toda a diferença no seu pacote de compensation

Engenharia de cardápio: use a seu favor

Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante

Promova seu negócio nas redes sociais!

Confira no artigo 6 dicas de divulgação do seu estabelecimento

Calendário de ofertas: venda o ano todo

Saiba como planejar as datas que fazem a diferença para seus clientes e, assim, vender mais o ano todo

Ticket médio: como faturar mais

Aprenda a melhorar esse indicador importante para impulsionar os resultados do seu negócio