PAT: foco em quem ganha até 5 salários-mínimos
15 Fevereiro 2023
Programa de Alimentação do Trabalhador foi criado para auxiliar trabalhadores com menor renda
Um levantamento feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que sete em cada dez brasileiros tinham renda de até dois salários-mínimos no 3º trimestre de 2022. O Programa de Alimentação do Trabalhador foi criado em 1976 exatamente para garantir uma alimentação adequada para esses trabalhadores com menor renda.
O que é o PAT?
O PAT é um programa governamental criado para incentivar as empresas a oferecerem, por meio de benefícios, as condições necessárias para que os funcionários tenham uma alimentação saudável e equilibrada – priorizando os trabalhadores com remuneração de até cinco salários-mínimos de renda. Em contrapartida, os empregadores que oferecem vale-refeição e/ou vale-alimentação aos colaboradores podem obter vantagens financeiras como incentivos fiscais e isenções de encargos sociais.
Qual é a importância do PAT?
Ao promover o acesso a uma alimentação nutricionalmente adequada por meio de incentivos financeiros para os empregadores, o PAT contribui paraque os trabalhadores tenham mais saúde, qualidade de vida e bem-estar e, assim, ficam mais motivados e produtivos. Dessa forma, o Programa de Alimentação do Trabalhador é positivo para quem recebe o benefício e também para as empresas. Ao garantir o acesso dos colaboradores à alimentação saudável, o empregador aumenta o poder de compra de seus funcionários, garantindo um adicional voltado especificamente à alimentação.
Dessa forma, os trabalhadores têm a chance de acessar e conhecer novas opções alimentares que talvez não conseguiriam consumir sem o benefício. Isso ajuda a motivar o colaborador, que vai trabalhar mais satisfeito. O benefício ajuda ainda a atrair e manter bons profissionais na empresa. Leia mais sobre atração e retenção de talentos.
Veja também: