Atletas olímpicos mostrando disciplina e foco aplicáveis ao trabalho

O que as Olimpíadas têm a ver com você?

4 Julho 2024

Este grande evento esportivo diz muito sobre disciplina e gestão do tempo, por exemplo. Veja essas e outras características que vão fazer você se destacar no trabalho

Os Jogos Olímpicos estão aí, batendo à nossa porta! Este grande espetáculo do esporte começa no dia 26 de julho e segue até 11 de agosto, em Paris. E nós, aqui no Brasil, apostamos que tem muita gente ansiosa para acompanhar todas as modalidades e, claro, o desempenho dos nossos atletas.

Mas, enquanto não foi dada a largada, propomos aqui uma reflexão: o que tudo isso tem a ver com o seu desempenho no trabalho? Te garantimos que há muitas semelhanças. Bora lá ver, então? Fique conosco por aqui para ver:

  • Lições do esporte para a vida profissional
  • Jogos Olímpicos e você: como ter um rendimento melhor?

Lições do esporte para a vida profissional

Os Jogos Olímpicos têm uma longa história! A primeira versão do formato que conhecemos hoje foi realizada em 1896, na Grécia. Desde então, muitos países já foram sede das competições que reúnem atletas do mundo inteiro.

E vamos combinar uma coisa? Dá um orgulho danado ver esportistas, sobretudo brasileiros e brasileiras, cravando bons resultados, batendo recordes e comemorando com a torcida!

Essas conquistas são resultados de um trabalho longo, intenso e cheio de disciplina. E é exatamente por isso que decidimos bater esse papinho com você. Pensar sobre a preparação necessária para praticar uma modalidade é um exercício interessante para profissionais de todas as áreas.

Tal processo diz muita coisa sobre atitudes e comportamentos importantes para alcançarmos resultados cada vez melhores em nosso dia a dia. Mas você sabe quais são os mais marcantes? É o que detalhamos a seguir.

Jogos Olímpicos e você: como ter um rendimento melhor?

Há muitas semelhanças com esse evento tão importante. Olha só as principais:

Disciplina

Uma das características fundamentais para os atletas é a disciplina. Ela está alicerçada em três aspectos especiais: organização, perseverança e respeito. Você precisa conhecer as regras da companhia, entender como os processos funcionam e se dedicar continuamente para evoluir sempre. 

Atuação em equipe

Outro ponto essencial é construir uma boa relação com os colegas de trabalho, respeitando as diferenças e as particularidades de cada um. O trabalho em conjunto é fundamental em jogos esportivos. Busque entender o seu papel no time e como pode ter um bom desempenho somando todas as habilidades das pessoas que estão à sua volta.

Gestão do tempo

Atletas precisam ser amigos do relógio! Pense em esportes coletivos. Precisamos entregar tudo o que é necessário naquele tempo pré-determinado. Isso acontece em modalidades individuais também. 

Nadadores e corredores, por exemplo, estão sempre em busca de novos recordes. Saber administrar os ponteiros trará muitas vitórias. E isso vale tanto para a hora da competição quanto para os treinos.

Foco na saúde

Você precisa se alimentar bem e cuidar da saúde de modo geral. Não adianta treinar, se capacitar e depois ter de se afastar do trabalho por conta de problemas com o corpo ou com a mente. 

Um bom atleta tem toda uma preparação para o corpo, com uma dieta rica em nutrientes, muita hidratação e variedade de alimentos (e, aqui, os queridinhos do público, vale-refeição e vale-alimentação, podem dar uma boa ajuda!).

Busque também cuidar da sua saúde mental. Tenha um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, faça exercícios físicos e recorra ao apoio psicológico para ter um entendimento melhor das suas atitudes e de quem você é. O autoconhecimento é essencial para prosperar!

Tenha foco no trabalho

Todo atleta precisa saber onde quer chegar e como vai fazer para alcançar isso. Traçar esse percurso é fundamental para garantir as conquistas. Você deve fazer o mesmo. Pense em quais são os seus objetivos a médio e longo prazo. Em seguida, identifique tudo o que é necessário fazer para chegar até eles. Por exemplo: você quer conquistar um posto de gestão, mas precisa aprimorar habilidades relacionadas à comunicação. Então, bora pleitear um curso junto ao RH! Demonstre interesse e siga em frente!

Concluindo

A preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos tem tudo a ver com você! Todo profissional precisa de dedicação, disciplina e foco para se destacar e, principalmente, conquistar tudo o que deseja.

Praticando esses itens que falamos você vai ver a sua produtividade na empresa decolar! Pode ter certeza: o crescimento profissional vem aí. E nós estaremos aqui só aplaudindo cada pódio que subir.

Seguimos juntos!