Como vai ser o Natal da sua equipe?
11 Setembro 2024
Um programa de reconhecimento de funcionários no final do ano pode engajar seu time e impulsionar os resultados da empresa
O final do ano é uma época de celebrar, mas a chegada do Natal também pode ser um período estressante para profissionais de diferentes áreas. O que as empresas podem fazer para aliviar essa carga e mostrar que está ao lado de seus colaboradores? Um programa de reconhecimento desenvolvido para o Natal pode atingir essas duas metas – se você fizer do jeito certo… Veja nossas dicas abaixo:
Por que as empresas devem reconhecer seus colaboradores no Natal?
Para as empresas, o reconhecimento no final do ano tem dois objetivos. O primeiro é recompensar a equipe por seu trabalho nos últimos 12 meses. Em segundo lugar, as recompensas podem aumentar os níveis de comprometimento para o próximo ano, tornando-se uma excelente ideia de reconhecimento de funcionário..
Do ponto de vista de um colaborador, o Natal pode ser uma época estressante, financeiramente e em termos de tempo. Então, ser capaz de aliviar um pouco desse estresse é o que faz com que essas recompensas sejam tão populares.
Conheça o vale-presente da Pluxee
Quando as empresas deveriam começar a planejar as ações de final de ano?
O quanto antes – do dia primeiro de janeiro em diante – porque esse plano já deveria fazer parte da estratégia para incentivar e motivar os colaboradores a refletir os valores, a visão e a missão da empresa. Tais incentivos não devem ser uma iniciativa à parte, mas, sim, fazer parte do que o que o empregador quer alcançar naquele ano.
Na indústria de transformação, por exemplo, as recompensas geralmente são focadas em metas de eficiência, volumes e produtividade, ao passo que, numa fornecedora de serviços de atendimento ao cliente, a premiação poderia refletir a velocidade em responder a questionamentos ou os limites ultrapassados para lidar com uma queixa.
A comunicação dos incentivos de Natal que os funcionários vão receber é importante?
Sem dúvidas. Os colaboradores precisam entender por que estão sendo recompensados, então é importante haver transparência quanto ao desempenho individual e da empresa no decorrer do ano. Muitas empresas não reconhecem o valor de seus gastos no Natal porque não fazem nenhuma relação com o que o colaborador realizou. Logo, você corre o risco de uma recompensa ser esperada, independentemente de a empresa ter se saído bem ou de o colaborador ter cumprido seus objetivos.
Se uma empresa estiver com dificuldades, as recompensas de Natal podem ser uma forma de reforçar o comprometimento da força de trabalho – mas a mensagem precisa ser clara. Se você disser às pessoas que “são tempos difíceis, mas, no ano que vem, podemos superar”, essa recompensa pode ser uma ferramenta motivacional para manter o compromisso.
Quais são os melhores presentes corporativos de Natal?
Um vale presente ou um cartão vale-presente que pode ser usado para compras são muito populares em qualquer lugar do mundo. Uma seleção de diferentes vales presente permite que você ofereça algo para todos, enquanto uma marca de luxo agrega um valor adicional – e a sensação de que o Natal é especial.
É preciso sempre levar em consideração a demografia da equipe. Por isso, um cartão vale-compras de Natal pode ser a melhor solução, já que cada colaborador poderá escolher o presente que quiser, dentro de suas preferências e necessidades pessoais.
Quando é a data ideal para oferecer um vale-presente de Natal?
Quando estamos falando de um cartão com créditos para gastar em lojas físicas e online, entregar o cartão aos funcionários uma ou duas semanas antes do Natal pode não ser o prazo ideal. Nessa época, muitas pessoas já terão os itens que poderiam ser comprados com o cartão presente.
Por outro lado, se sua empresa der o vale-presente corporativo a eles no final de novembro, os colaboradores podem planejar suas compras utilizando os vouchers. Para um reconhecimento em forma de experiência, quanto mais perto do Natal, melhor. Para a empresa, o mais importante é antecipar quando as pessoas poderão utilizar ao máximo sua recompensa.
Que outras ações podem melhorar o final do ano dos colaboradores?
Muitos colaboradores têm pouco tempo na época do Natal, o que contribui para aumentar seu nível de estresse. Eles são pressionados para fazer compras, visitar familiares ou participar de eventos natalinos nas escolas de seus filhos.
Para eles, uma recompensa bem-vinda poderia ser na forma de trabalho flexível, meio período de folga ou um Dia de Compras de Natal que não estaria incluso no recesso de final de ano.
Colaboradores sem filhos poderiam ter um dia de folga para fazer trabalhos voluntários, por exemplo. Tudo depende da cultura da empresa.
Como a Pluxee pode ajudar sua empresa a criar o melhor Natal?
Temos muita experiência com a oferta de soluções de incentivo e reconhecimento. Podemos oferecê-las e, tão importante quanto isso, também podemos atuar como consultores, fazendo a análise e ajudando na mensagem que está por trás do presente. Mas um programa de reconhecimento inclui questionar por que uma empresa quer presentear sua equipe, o que está querendo reconhecer e o que quer que os colaboradores sintam ao receber as recompensas? Estas perguntas permitem que criemos, então, um valor adicional para clientes ao personalizar tanto o presente como a mensagem.
Como se planejar para o Natal na empresa?
Se você estiver começando um programa de reconhecimento no Natal, não estabeleça níveis muito altos para os presentes. Se todos receberem algo muito caro no final do primeiro ano e não receberem outro no final do ano seguinte, ficarão decepcionados. O importante é gerenciar as expectativas das pessoas. Seja criativo e pense em como uma recompensa pode ser proporcionada – idealmente, entregue em mãos por um gerente, quando possível. Torne o evento divertido e passe uma mensagem clara. E lembre-se: existem especialistas disponíveis que podem ajudá-lo a fazer tudo isso do jeito certo.
Vem pra Pluxee
Celebre as conquistas do ano com o melhor vale-presente do Natal
Preencha o formulário e receba o contato de um consultor para receber uma oferta exclusiva.