O transporte para o trabalho pode ser mais sustentável? Veja aqui.

Por que a mobilidade sustentável importa?

6 Junho 2024

Há diversas alternativas que são parceiras do seu conforto e do meio ambiente. Vem com a gente descobrir quais são!

Já pensou em usar a bicicleta para trabalhar? Ou alternar os meios de transporte ao longo da semana? Recalcular a rota e reavaliar a forma como nos deslocamos é uma atitude que pode salvar o planeta, além de garantir maior praticidade ao dia a dia. 

Quer saber qual o seu papel nessa história? É o que trazemos aqui neste bate-papo. Fique conosco e verá:

  • Ir para o trabalho: qual o impacto do deslocamento no meio ambiente?
  • Como adotar um transporte sustentável?
  • Benefícios voltados à mobilidade: flexibilidade para escolher

Ir para o trabalho: qual o impacto do deslocamento no meio ambiente?

O modelo híbrido é uma realidade para muitas empresas. Em várias delas, as idas presenciais estão cada vez mais frequentes. Conclusão: as pessoas voltaram a passar mais tempo no escritório do que em casa. Isso implica em um deslocamento constante. Consequentemente, há um impacto enorme no meio ambiente. Sabe por quê? Quanto mais veículos na rua, maior a poluição. 

Para se ter uma ideia, ao optar pelo carro, por exemplo, uma pessoa lança 8 vezes mais gás carbônico na atmosfera do que se fosse de ônibus, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Algumas decisões pessoais impactam - e muito - o futuro do planeta. Por isso, ter a possibilidade de escolha pode fazer a diferença. 

E sabe de uma coisa? As pessoas já estão se conscientizando disso. Fizemos uma pesquisa recentemente e verificamos que 56% dos entrevistados já tinham mudado (ou planejavam mudar) a forma como vão ao trabalho. Um movimento positivo vem se desenhando! Bora fazer parte disso?

Mas como adotar um transporte sustentável para ir ao trabalho?

Há diversas opções disponíveis. Claro que o uso delas depende, na maior parte das vezes, da distância e da localização da sua casa e do escritório. Vamos mostrar aqui as vantagens das mais utilizadas:

  • Bicicleta: é o meio de transporte mais sustentável que existe. Não lança poluentes na atmosfera e ainda faz você se movimentar.
  • Patinete: opção barata e sustentável. Há várias empresas que trabalham com locação. Você acaba gastantando pouco e chega rapidinho, principalmente se houver ciclofaixa por perto. Existem os elétricos e também aqueles que te ajudam a fazer exercícios.
  • Carro de aplicativo: alternativa para distâncias mais curtas. Te ajuda a economizar com estacionamento e outros gastos, como seguros e impostos. Pode ser sustentável se você optar por corridas compartilhadas.
  • Transporte público: tudo o que é coletivo ajuda a reduzir os poluentes. Então, ir de ônibus, metrô ou trem pode contribuir para diminuir as emissões. Dentre esses, o metrô é sempre a escolha mais sustentável, sabia? Dê preferência se for viável para você.
  • A pé: é pertinho? Então, que tal fazer uma caminhada? Adotar a famosa "sola" faz bem para o corpo e para a mente. Você pode se programar para sair mais cedo de casa e se exercitar.

Olha só quantas possibilidades existem! Sabemos que nem sempre dá pra escolher aquela que mais gostamos ou a mais sustentável, uma vez que dependemos de várias questões (distância, custo e por aí vai). Mas há uma forma de poder variar os meios de transporte sem pesar no bolso. Siga com a gente!

Benefícios voltados à mobilidade: flexibilidade para escolher

A oferta do vale-transporte é obrigatória, determinada pela legislação trabalhista (Lei nº 7.418/1985). Todo indivíduo possui direito a receber o benefício corporativo. Só que o famoso recurso não é o único nessa esfera - e nem sempre atende totalmente às necessidades do colaborador. 

Diante disso, a companhia pode disponibilizar benefícios flexíveis, que dão o tão desejado poder de escolha.

Funciona assim: o saldo é disponibilizado em carteiras. E cada profissional faz a gestão de acordo com as suas necessidades e objetivos. Um exemplo: você decide ir de carro apenas um dia da semana, pois tem aula logo depois do trabalho. Nos demais, vai de metrô. O valor recebido pode cobrir as despesas com combustível e também com os bilhetes de transporte público.

Isso é o que chamamos de vale-mobilidade. A transição para esse tipo de benefício pode ser feita desde que haja um consenso entre os funcionários e a empresa. É importante que o RH te ouça antes de tomar qualquer decisão. E mais: deve haver um acordo formal firmado entre vocês. Tudo dentro da lei - e com tudo o que realmente importa para as pessoas.

Concluindo

Ter a liberdade de escolher os caminhos - e os meios - que levarão ao escritório pode fazer a diferença na sua rotina. E não só. No meio ambiente também.Os benefícios voltados à mobilidade são muito importantes para promover a sustentabilidade! E a Pluxee tem uma variedade para garantir que a ida ao trabalho seja parceira do meio ambiente. Conheça nossas soluções.