Alta no preço da refeição encurta duração de vale-refeição
Benefício registra menor período de utilização dos três últimos anos pesquisados: 2023, 2022 e 2019
São Paulo, 20 de outubro de 2023 - Comer fora de casa está pesando mais no bolso do trabalhador brasileiro. Isso porque o valor médio de uma refeição completa popular, considerando o prato comercial, é de R$ 34,00, segundo levantamento da ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador).
O custo elevado impacta especialmente o bolso do trabalhador que paga as refeições com dinheiro do salário. Já quem utiliza o vale-refeição, vê o benefício durar cada vez menos. Em 2023, a duração do voucher usado em restaurantes e lanchonetes, em todo o Brasil, é de apenas 11 dias, período ainda menor que os 13 dias registrados no ano passado pela Pluxee, parceira global de benefícios e engajamento para colaboradores, empresa associada a ABBT. É a menor duração dos três últimos anos pesquisados: 2023, 2022 e 2019. O índice não foi realizado durante o período de isolamento social, entre 2020 e 2021.
Considerando o valor médio da refeição em 2023, revelado pela ABBT, o trabalhador brasileiro direciona um terço do salário para pagar as refeições que realiza por mês durante a jornada de trabalho.
“Muitos fatores impactam o valor final das refeições, como inflação, falta de insumos e questões climáticas, que elevam o preço dos alimentos. Porém, vemos um cenário econômico mais otimista, que pode gerar um melhor equilíbrio neste custo final e, consequentemente, na maior duração do vale-refeição. Cabe ressaltar a importância de se garantir direitos básicos dos trabalhadores, como alimentação e refeição, que influenciam na saudabilidade, nutrição e impactam diretamente no desempenho profissional”, afirma Guilherme Carl, diretor de comercial da Pluxee.
Pesquisa da ABBT - As maiores variações de preço em 2023 ficaram com as refeições realizadas em restaurantes com serviços à la carte, que registram aumento de 24%; e self-service, com elevação de 20%. Em contrapartida, mantiveram o valor estável o prato comercial, com crescimento de 12%, e o executivo, com variação de 1%.
O estudo foi realizado entre junho e agosto de 2023 em 4.516 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, bares, lanchonetes e padarias que servem refeições em 51 cidades brasileiras.
Sobre a Pluxee
A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e incentivos para trabalhadores, que abre um mundo de oportunidades para ajudar todos a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas. Por meio de um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais implantadas em 31 países, a companhia cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos indivíduos no trabalho e fora dele. Desde vale-refeição, vale-alimentação, vale cultura, vale presentes até soluções de bem-estar e mobilidade, os produtos e serviços são criados para trazer mais valor às pessoas.
A empresa contribui para amplificar o poder de compra e promover o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores em todo o mundo. Acompanha 500 mil clientes no desenvolvimento de relações mais significativas que melhoram o engajamento dos seus funcionários e simplifica a vida de 1,7 milhão de estabelecimentos todos os dias.
Apoiada na forte herança da Sodexo Benefícios e Incentivos, a Pluxee, com os seus 5 mil colaboradores, está empenhada em aumentar a sua influência como líder em responsabilidade social corporativa (CSR), proporcionando aos seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazerem escolhas mais sustentáveis e mais saudáveis todos os dias.