Brasileiro não abre mão de bebida na hora do almoço, mas dispensa sobremesa

Refrigerante e suco estão entre os preferidos dos trabalhadores entrevistados pela Pluxee, enquanto sobremesa e café são deixados de lado pela maioria

São Paulo, julho de 2024 – A Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores, ao mapear o comportamento do trabalhador durante o horário do almoço, identificou que 75% das pessoas costumam consumir bebidas enquanto fazem a refeição. O levantamento foi realizado por meio de entrevistas com 4.308 usuários dos benefícios da empresa, em todos os estados do País.

Do total de quem afirmou pedir alguma bebida para acompanhar a refeição, 30% indicaram o refrigerante como preferido, enquanto 27% optam pelo suco. A água sem gás paga é escolhida por 7%, seguida da água com gás, por 6%;  água comum gratuita, por 4%,  e 1% optou por outro tipo de bebida. Há ainda os que não têm o hábito de consumir bebidas, representados por 25% dos respondentes.

O famoso cafezinho depois do almoço é opção para apenas 14%, que não se importam se houver custo. Outros 14% só tomam a bebida se for oferecida gratuitamente pelo estabelecimento, ao mesmo tempo em que 19% preferem tomar o café no trabalho como forma de economizar. Já 53% não costumam tomar café após o almoço. 

“O estudo indica que, mesmo com o custo alto da refeição fora de casa, a maior parte dos brasileiros não abre mão da bebida para acompanhar o almoço. Para manter o hábito e controlar o orçamento, o trabalhador acaba escolhendo locais com um melhor custo-benefício para realizar as refeições, como os restaurantes que oferecem preço fixo para prato, bebida e sobremesa, afirma Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor executivo de estabelecimentos da Pluxee.

De acordo com a pesquisa realizada entre março e maio de 2024 pela ABBT (Associação Brasileira de Empresas de Benefícios ao Trabalhador), beber algo durante o almoço encarece em até 17% o valor do prato, considerando o preço médio de todo o país em R$ 37,55 (média com base nas modalidades quilo, comercial, à la carte e executivo). Com a bebida, o valor pode chegar a R$ 43,84. Se o cliente ainda quiser o café após o almoço, o valor pode representar uma adição de mais 14% em cima do custo do prato, passando a um total de R$ 49,13.

Que tal uma sobremesa?

Mais da metade dos entrevistados no estudo da Pluxee, ou 57%, disseram não comer sobremesa após a refeição, mas 13% geralmente pedem algo do cardápio ou pegam no próprio buffet. Há ainda os 9% que compram um doce industrializado fora do restaurante, em supermercados e docerias, 5% que compram fruta e 1% optou por outro tipo de sobremesa. Já 8% optam por uma fruta ou salada de fruta que traz de casa. 

Ainda falando em sobremesa, o levantamento da Pluxee mapeou um hábito comum do trabalhador brasileiro: a compra de doces industrializados no caixa do restaurante, quando paga a conta, representando 7% dos entevistados. Destes, 52% optam por esses itens pela praticidade e agilidade, pois conseguem comer enquanto voltam para o emprego. Outros 39% consomem pela vontade de comer doce após a refeição, mas gastando menos, e 8% afirmam que é o tipo de sobremesa preferido. 

Já no levantamento da ABBT, a sobremesa aparece como item de maior peso quando comparado à bebida ou café. Ao optar pelo doce após o almoço, o consumidor deve arcar com um gasto 35% superior. Com isso, o valor passa de R$ 37,55 para R$ 50,63. Se somar à refeição a bebida, o custo médio pode ser ainda maior, chegando a cerca de R$ 56. 

Sobre a Pluxee

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e engajamento para trabalhadores que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos colaboradores no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 31 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas. 

A Pluxee promove o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores, acompanha 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar seu engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida a aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias.