27% das empresas indicam economia de gastos com o home office

Estudo da Pluxee identifica que uma das vantagens para as empresas com o trabalho totalmente home office é a diminuição das despesas

São Paulo, 1 de agosto de 2023 - O trabalho remoto passou a ser uma realidade seja de maneira temporária, permanente ou esporádica, principalmente nos últimos anos, confirmando que, independentemente do modelo, é possível ter foco, responsabilidade e entregar resultados estando na empresa ou não. Pensando na atual transformação dos formatos de trabalho, que inclui ainda as modalidades presenciais, híbrido e anywhere office, a Sodexo Benefícios e Incentivos, que a partir de agosto será Pluxee, realizou pesquisa que identifica que uma das vantagens para as empresas com o trabalho totalmente home office é a diminuição das despesas, indicada por 27% dos RHs. Já no modelo híbrido, o benefício da economia é sinalizado por 25% dos profissionais da área.

“Há uma curva de aprendizado sobre os diferentes formatos de trabalho para que empresas e colaboradores possam aproveitar os benefícios e mitigar os desafios de cada um. Neste grande caldeirão temos temas como comunicação assíncrona, documentação adequada para o acesso dos times, ferramentas de comunicação, tecnologia, interações pessoais, segurança física e psicológica dos colaboradores, além de aspectos de qualidade de vida e produtividade”, explica Aline Tieppo, gerente executiva de Branding e Comunicação Integrada da Pluxee.  “Outro aspecto importante neste aprendizado é a questão de inclusão e o senso de pertencimento. Como as empresas buscam garantir, independente dos formatos de trabalho adotados, a voz, a colaboração e a participação dos seus colaboradores em diferentes fóruns ou projetos?”, ressalta.

A pesquisa indica que os profissionais de RH ainda não têm total domínio dos formatos virtuais de trabalho e muitos não sabem apontar vantagens relacionadas a esses modelos. Além disso, a perda de produtividade aparece bastante vinculada à falta de infraestrutura das moradias – causando interrupções constantes no trabalho, muitas vezes relacionadas à conexão com a internet.

“As empresas têm oportunidade para auxiliar os colaboradores nos formatos virtuais a tornar o ambiente mais adequado para o trabalho remoto. Uma boa alternativa é o auxílio home office, por exemplo: um subsídio extra e que ajuda os trabalhadores nas adequações necessárias. É importante que o benefício seja oferecido pelas organizações que praticam as modalidades de trabalho remoto, híbrido ou anywhere office. Há ainda empresas que podem oferecer alguns itens que já não são mais utilizados no escritório, como cadeiras ergonômicas e monitores para melhor conforto”, acrescenta Aline.

Home Office

De acordo com os profissionais de RH participantes, os ganhos indicados pelas empresas no trabalho home office ainda incluem: segurança para 49%; qualidade de vida para 40%; e produtividade para 26%. Em contrapartida, as desvantagens apontadas pelas organizações para este modelo incluem a estrutura residencial dos colaboradores (47%); estabilidade (26%); e 8% não conseguiram elencar nenhuma desvantagem.

Híbrido

Para o trabalho híbrido, aquele em que parte da semana acontece presencialmente e parte virtualmente, as vantagens são o ganho em qualidade de vida para 43% das empresas entrevistadas e aumento de segurança (38%). Porém, 46% consideraram que a produtividade pode ser prejudicada; 39% indicaram como desvantagens a estrutura residencial; 23% não soube apontar desvantagens; e 8% não vê desvantagens.

Anywhere office

Um formato disruptivo, o anywhere office, apresentou ganhos de segurança para 38%; qualidade de vida (34%); autonomia (34%); e estabilidade (30%). Além disso, 24% acreditam que a diminuição das despesas das empresas é uma vantagem e 22% apontam a produtividade como ganho para a organização. No entanto, por ser um modelo novo, muitas companhias têm algum desconhecimento sobre o formato, sendo que 28% não souberam indicar alguma vantagem e outros 12% não apontaram nenhuma. As desvantagens mencionadas para este formato são: produtividade (51%), estrutura da casa (37%), estabilidade (29%), convívio (19%). 28% não souberam apontar nenhum malefício e 12% apontaram que o modelo não apresenta nenhuma desvantagem.

Presencial

Já no tradicional formato 100% presencial, a percepção dos RHs é que o ganho maior é a produtividade, pontuada por 73%; convívio no trabalho (51%). As principais desvantagens são segurança (60%); qualidade de vida (45%); aumento de despesas da empresa pontuado, por 31% dos RHs participantes; e, também, queda da produtividade para 30%, quando o quesito foi indicado como ponto desfavorável.

Para a pesquisa foi considerada a metodologia quantitativa, desenvolvida por meio de entrevistas individuais telefônicas com duração média de 15 minutos. Foram realizadas 702 entrevistas (margem de erro de 3,7 pontos percentuais em intervalo de confiança de 95%), com decisores ou influenciadores em questões de RH em empresas de todos os portes e segmentos, em todas as regiões do Brasil.


Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos - Pluxee

A Sodexo Benefícios e Incentivos, empresa líder global no mercado de benefícios, a partir de agosto de 2023 será Pluxee. A nova marca, mais moderna, digital e inovadora, chega para apoiar os desafios corporativos em gestão e engajamento de pessoas e superar as expectativas de bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, ajudando-os a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas.

Com presença em 31 países e equipe composta por 5 mil talentos, a Pluxee herda a solidez operacional e financeira da Sodexo Benefícios e Incentivos, o comprometimento e relacionamento de longo prazo com clientes, parceiros de negócios, colaboradores e a comunidade, construídos ao longo de seus 40 anos de atuação. A marca, que tem índice de satisfação 97,1%, é a preferida das empresas para uma experiência mais ampla e digital com seus colaboradores e seguirá oferecendo as melhores soluções para refeição e alimentação, mobilidade, incentivos e reconhecimento, sempre buscando novas formas de apoiar o engajamento de funcionários. No Brasil, 6 milhões de pessoas usam todos os dias os serviços personalizados da empresa, que garantem mais liberdade, escolhas responsáveis, sustentáveis e poder de compra. São mais de 2.2 milhões de estabelecimentos e uma rede credenciada com mais de 650 mil parceiros em alimentação e refeição.