Pagamentos digitais para benefícios trabalhistas: 56% das empresas adotam o formato
Estudo Pluxee mostra como os benefícios são utilizados pelas empresas de todo o país
São Paulo, 31 de julho de 2023 - Os benefícios são importantes ferramentas utilizadas pelas empresas para reter e atrair os melhores talentos e aumentar a produtividade de seus colaboradores, sendo que a maneira com que são disponibilizados é o reflexo de um País heterogêneo e continental, conforme pesquisa da Sodexo Benefícios e Incentivos, que a partir de agosto será Pluxee. O resultado da pesquisa aponta que 44% das empresas ainda fazem o pagamento desses benefícios em dinheiro, um número muito próximo da metade da população que trabalha e recebe benefícios no Brasil. Essa prática, entretanto, em alguns casos, pode representar riscos legais, ficais e trabalhistas, ocasionando inseguranças jurídicas.
“Diante da competitividade do mercado de trabalho mais acirrada dia após dia, as empresas precisam avaliar como podem contribuir para uma jornada mais fácil e simples ao colaborador no que diz respeito à sua experiência no trabalho, buscando também o engajamento cada vez maior. E uma parte fundamental nessa análise são os benefícios. Quando falamos do pagamento digital dos conhecidos ‘vales ou gifts’, estamos entregando além de praticidade, mais segurança, conveniência e agilidade para o seu dia a dia, sem contar que é o formato aderente à legislação vigente. Estamos caminhando para um mundo em que a digitalização vem ditando tendências, o que reforça a ideia de que pagamentos de benefícios em espécie nunca teve sentido”, explica Camila Nakata, gerente de Relações Institucionais da Pluxee.
As vantagens da adoção de meios eletrônicos de pagamentos para os benefícios ao trabalhador, como os cartões, pagamento via NFC (Near Field Communication, ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade) ou e-wallet incluem agilidade nas transações, segurança, automação dos processos, controle dos gastos e simplificação da operação.
Formas de pagamento do salário
A pesquisa da multinacional, com presença em 31 países, aponta que o dinheiro em espécie ainda é usado por uma pequena parte dos pagamentos de salários diretos (8% das empresas), com destaque para a região Nordeste (29%) e Norte (20%). Além disso, os bancos tradicionais dominam o pagamento dos salários, sendo apontados por 77% das empresas, bem acima dos bancos digitais, citados por 15%.
Metodologia da pesquisa
Para a pesquisa foi utilizada a metodologia quantitativa, desenvolvida por meio de entrevistas individuais telefônicas com duração média de 15 minutos. Foram realizadas 702 entrevistas (margem de erro de 3,7 pontos percentuais em intervalo de confiança de 95%), com decisores ou influenciadores em questões de RH em empresas de todos os portes e segmentos, em todas as regiões do Brasil.
Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos - Pluxee
A Sodexo Benefícios e Incentivos, empresa líder global no mercado de benefícios, a partir de agosto de 2023 será Pluxee. A nova marca, mais moderna, digital e inovadora, chega para apoiar os desafios corporativos em gestão e engajamento de pessoas e superar as expectativas de bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, ajudando-os a aproveitar mais do que realmente importa em suas vidas.
Com presença em 31 países e equipe composta por 5 mil talentos, a Pluxee herda a solidez operacional e financeira da Sodexo Benefícios e Incentivos, o comprometimento e relacionamento de longo prazo com clientes, parceiros de negócios, colaboradores e a comunidade, construídos ao longo de seus 40 anos de atuação. A marca, que tem índice de satisfação 97,1%, é a preferida das empresas para uma experiência mais ampla e digital com seus colaboradores e seguirá oferecendo as melhores soluções para refeição e alimentação, mobilidade, incentivos e reconhecimento, sempre buscando novas formas de apoiar o engajamento de funcionários. No Brasil, 6 milhões de pessoas usam todos os dias os serviços personalizados da empresa, que garantem mais liberdade, escolhas responsáveis, sustentáveis e poder de compra. São mais de 2.2 milhões de estabelecimentos e uma rede credenciada com mais de 650 mil parceiros em alimentação e refeição.