Pluxee promove desafio contra desperdício de alimentos

Programa seleciona 4 soluções de startups para serem implementadas junto a restaurantes e varejistas parceiros

São Paulo, 23 de agosto de 2023 - A Pluxee - parceira líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores e que carrega o legado da Sodexo Benefícios e Incentivos - desenvolveu, juntamente da Yunus Negócios Sociais, o desafio Open Innovation Food Waste, focado em soluções contra o Desperdício de Alimentos em estabelecimentos (restaurantes e varejistas). Em sua etapa final, o projeto selecionou 4 soluções com maior aderência à estratégia Pluxee, assim, a empresa irá investir e implementar programas pilotos junto a estabelecimentos parceiros.

Com o desafio “Como podemos colaborar para a redução do desperdício de alimentos em restaurantes e mercados de pequeno e médio porte?”, as soluções visam atender, pelo menos, um dos 5 pilares: Planejamento Assertivo de Compras, Cardápios e/ou Ofertas; Aculturamento de Equipes no Tema de Desperdício; Aproveitamento Integral dos Alimentos; Medição e curva de Aprendizagem e Coleta e tratamento de sobras.

“Com o programa, além de dar visibilidade às soluções das empresas, ajudaremos os estabelecimentos parceiros com o desperdício de alimento, um assunto urgente e que merece atenção. A combinação das agendas de Sustentabilidade e Inovação tem grande potencial de escalar o nosso impacto, estendendo esta oportunidade ao nosso ecossistema de parceiros.   Alguns dos indicadores que iremos acompanhar é redução no volume de desperdício operacional, assertividade de compras e eficiência de produção operacional. Nossa expectativa é que, com um processo de Onboarding focado no aculturamento dos participantes no tema, os times se dediquem a incorporarem processos e tecnologias para melhor gestão de suas operações, evitando o desperdício de alimentos e o impacto financeiro desse desperdício., conta Juliana Nobre, gerente de Sustentabilidade da Pluxee Brasil.

Foram convidadas 29 startups que passaram por um processo seletivo dos especialistas convidados da Abrasel São Paulo – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e da APAS – Associação Paulista de Supermercados, juntamente com a equipe da Yunus Negócios Sociais, resultando em quatro finalistas: Comida Invisível, Food Finder, Why Waste e NL Informática. Agora, as startups selecionadas pela banca da Yunus e Pluxee implementarão as soluções nos estabelecimentos parceiros da empresa de benefícios. Como parte do programa, as empresas e acompanharão a implementação das soluções durante 12 semanas, contribuindo com insights e melhorias. Serão computados os resultados em redução do desperdício, ganho de eficiência para o negócio e curva de aprendizado e engajamento com o tema.

   
Sobre a Pluxee

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e incentivos para trabalhadores, que abre um mundo de oportunidades para ajudar todos a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas. Por meio de um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais implantadas em 31 países, a companhia cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos indivíduos no trabalho e fora dele. Desde vale-refeição, vale-alimentação, vale cultura, vale presentes até soluções de bem-estar e mobilidade, os produtos e serviços são criados para trazer mais valor às pessoas.

A empresa contribui para amplificar o poder de compra e promover o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores em todo o mundo. Acompanha 500 mil clientes no desenvolvimento de relações mais significativas que melhoram o engajamento dos seus funcionários e simplifica a vida de 1,7 milhão de estabelecimentos todos os dias.

Apoiada na forte herança da Sodexo Benefícios e Incentivos, a Pluxee, com os seus 5 mil colaboradores, está empenhada em aumentar a sua influência como líder em responsabilidade social corporativa (CSR), proporcionando aos seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazerem escolhas mais sustentáveis e mais saudáveis todos os dias.