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Gestão de Pessoas

Como informar a equipe sobre os benefícios que sua empresa oferece?

20/12/19 09:20

Os benefícios que sua empresa oferece só serão valorizados por seus funcionários se eles entenderem o valor deles.

 

Aumente o uso dos benefícios contratados ao comunicar seus funcionários

 

Não adianta oferecer um super pacote de benefícios para seus funcionários se eles não souberem o que estão recebendo e como aproveita-los. Seja um plano de saúde, vale alimentação, cartão refeição, um programa de bem-estar ou o vale presente de Natal, é importante que sua equipe saiba o que tem à sua disposição. Isso ajuda a aumentar o engajamento e a reter talentos.  E cabe à gestão de recursos humanos fazer isso.

Uma pesquisa feita no Reino Unido diz que, em muitas empresas, o uso dos benefícios disponibilizados é baixo. O mesmo estudo mostrou que 80% dos negócios com baixo uso dos benefícios não haviam feito nenhum esforço de comunicação ou ações de endomarketing para que suas equipes tivessem conhecimento do que recebem da empresa.

Parece óbvio à gestão de recursos humanos que os benefícios empresarias servem para tornar melhor a vida dos funcionários, mas isso não garante que eles serão usados, se os funcionários não souberem que eles existem. Por isso, é importante trabalhar a comunicação interna nas empresas. Leia algumas dicas dos especialistas ouvidos pela Sodexo Engage:

ACERTE O RITMO DA COMUNICAÇÃO INTERNA

Antes de iniciar a oferta de um novo benefício para os funcionários, vá aquecendo sua audiência com comunicados sobre as vantagens e as regras de uso, promovendo conversas sobre o assunto. Todos ficarão curiosos para aproveitar a novidade e estarão prontos para desfrutar do benefício quando ele chegar. Essas ações de endomarketing são eficientes se você não perder o timing.

ENVOLVA OS FUNCIONÁRIOS

Não se esqueça de que, para que um benefício seja relevante, ele precisa atender as   diferenças entre os colaboradores. A vantagem de iniciar a comunicação antes do lançamento é que você vai receber feedbacks da equipe sobre o novo benefício. Pergunte à sua equipe o que eles querem. Uma conversa aberta fará com que você possa oferecer algo que seja de fato relevante para os funcionários. E isso é o caminho não apenas para uma boa comunicação interna, mas para a produtividade da equipe.

COMO COMUNICAR O BENEFÍCIO?

E-mail, WhatsApp, intranet… existem diversos canais que uma empresa pode usar para falar com seus colaboradores, ou seja, fazer endomarketing. Faça testes e entenda o comportamento dos funcionários para saber em que canal o novo benefício poderá ter mais impacto. Alguns conselhos:

  • O e-mail pode ser um meio rápido de enviar a mensagem para um grande grupo, mas cuide para que o assunto tenha relevância para que ele seja aberto pelos funcionários.
     
  • Falar pessoalmente com os funcionários sobre o novo benefício pode demandar um grande esforço logístico para combinar agendas e horários. Aproveite encontros já habituais para informar sobre a novidade – acompanhado de um e-mail sobre o assunto logo em seguida! Use a tecnologia a seu favor na gestão de recursos humanos.
     
  • Um vídeo da empresa pode ser uma boa opção de tangibilizar o valor do novo benefício para os funcionários. Não se esqueça de que ele precisa ser rápido, passar a mensagem de forma clara e ter uma boa qualidade de execução.

TENHA OBJETIVOS CLAROS

Seja qual for o benefício que você vai lançar, é importante que cada mensagem enviada aos funcionários agregue mais conhecimento, evitando uma série repetitiva que não vai chamar a atenção de ninguém. Suas ações de endomarketing devem ser dinâmicas e ir direto ao ponto. Em vez de apenas informar da disponibilidade do novo serviço, pense em usar casos de sucesso de outras empresas e, também colocar no papel quanto cada um vai economizar se aderir ao novo programa.

LEVE EM CONTA AS DIFERENÇAS

Se for possível dividir seus funcionários em grupos que tendem a usar o novo benefício de formas diferentes, crie mensagens específicas para cada audiência. Dessa forma, você consegue aumentar o engajamento com o novo benefício, mostrando a cada um como o programa pode ajuda-lo individualmente.

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