Filtrar
Guia da Carreira

Suas atitudes podem prejudicar você no ambiente de trabalho

31/10/17 08:00

A forma como interagir com seus colegas de trabalho é uma decisão sua, mas pode impactar em seu desenvolvimento na empresa. Confira.

Atitudes que podem prejudicar sua imagem no trabalhoConstruir uma imagem pessoal positiva no ambiente em que você trabalha é importante. A forma como nos comportamos com colegas e gestores pode trazer consequências para sua carreira. Leia, a seguir, uma lista publicada no UOL com seis atitudes que podem prejudicar seu desenvolvimento profissional:

1 - Não cumprimentar as pessoas

Um "oi" ou "bom dia" pode fazer toda a diferença na sua imagem. Quem passa por todos sem sequer fazer um contato visual, pode ser visto como um indivíduo pouco acessível e até arrogante. No caso do líder, a responsabilidade é ainda maior, uma vez que o esperado é que esse profissional se comporte como um exemplo para toda a equipe.

2 – Não almoçar com os colegas

Existem pessoas mais sociáveis do que outras e é preciso respeitar as individualidades. Entretanto, faz parte da etiqueta social não recusar a todos os convites. Essa atitude demonstra pouco interesse em ampliar as redes de contato. Quanto mais você conhece e se dá bem com outros profissionais, mais fácil de estabelecer um diálogo efetivo em assuntos do trabalho.

3 - Opinar sem ser solicitado

Há limites e formas de opinar sem invadir o espaço do outro. Uma dica para deixar as pessoas à vontade com o seu palpite é perguntar se elas gostariam de ouvir uma abordagem diferente sobre o assunto tratado. É possível perceber genuinamente quando e onde você pode contribuir com o seu conhecimento e experiência. E sempre de forma respeitosa e sem sarcasmos, ok?

4 - Ser reativo

Ser reativo é reagir mal a uma crítica. Um conceito básico de sobrevivência no ambiente de trabalho é não ser agressivo com os outros. Portanto, trabalhe sua inteligência emocional para ouvir as críticas com paciência e, se for o caso, explicar respeitosamente seu ponto de vista.

5 - Ignorar as conquistas dos outros

Saber reconhecer as conquistas de seus colegas ou de sua equipe é fundamental para criar um ambiente de trabalho harmonioso. Além de servir como estímulo para a produtividade, demonstra respeito.

6 - Falar alto ao telefone

Seja por vontade de expor uma conversa importante ou, pior ainda, quando se trata de algo pessoal, falar alto em locais com mais pessoas é sinal de desrespeito. Os espaços de trabalho são compartilhados e é importante demonstrar que você cuida de quem está à sua volta.

Leia a íntegra do artigo aqui.

Veja também

Como apoiar profissionais que são pais e mães
Gestão de Pessoas

Como apoiar profissionais com filhos

13/11/18 17:50

A vida de pais e mães que trabalham é um verdadeiro malabarismo. Para reter esses talentos e manter a produtividade da equipe, aposte em benefícios e programas de bem-estar.

O que é preciso para tomar decisão?
Guia da Carreira

Boas práticas para tomar decisões

13/11/18 11:45

Decidir é escolher uma opção, deixando todas as outras para trás. E como é difícil fazer escolhas! Encontramos algumas ideias que podem ajudar.