auxilio alimentação melhor do que dinheiro

Por que o auxílio-alimentação é mais adequado do que dinheiro?

24 Fevereiro 2022

Está em dúvida sobre a forma de pagar o benefício aos seus colaboradores? A gente explica porque o auxílio-alimentação é mais adequado!

Na hora de pagar os benefícios  aos colaboradores da sua empresa, é normal surgirem dúvidas sobre a melhor forma de conceder os benefícios: auxílio alimentação, auxílio refeição... quem tem direito? Qual é o valor ideal?

Atualmente, algumas empresas ainda optam em pagar em dinheiro, mas essa é uma forma que, por não ser mais permitida pela legislação, traz diversas desvantagens, podendo colocar em risco à empresa.

Por isso, uma das opções mais adequadas é conceder o benefício por meio de um cartão de auxílio-alimentação, como o da Sodexo.

Entenda os principais motivos:

Por que o pagamento em dinheiro não é adequado?

Com a Reforma Trabalhista de 2017, ficou vedado que o pagamento de benefícios relacionados à alimentação aos colaboradores seja feito em dinheiro.

Caso a empresa opte em pagar o benefício em dinheiro, poderá colocar à empresa em risco com auditorias, fiscalizações, discussões trabalhistas, tributárias, fiscais  e diversos transtornos aos empregadores. Então, a melhor opção é o auxílio alimentação.

 Além disso, o pagamento em dinheiro impede que seja realizado um monitoramento adequado dos gastos com o benefício e dá margem para que os colaboradores utilizem a verba para outras finalidades, não garantindo a destinação específica do benefício, que é a compra de alimentos.

Quais são as vantagens do auxílio-alimentação?

O auxílio-alimentação é um formato de benefício mais flexível do que o vale-alimentação e cumpre a vedação do pagamento em dinheiro prevista na Reforma Trabalhista de 2017.

O benefício de auxílio alimentação possui diversas vantagens:

  • Garante a isenção de encargos sociais, como FGTS e INSS, já que não configura verba salarial;
  • Concedido a partir de um único colaborador;
  • Condições mais atrativas;
  •  Prazo de pagamento;
  • Transferência de saldo entre as carteiras de refeição (para aquisição de refeições prontas em restaurantes, padarias etc.) e alimentação (para aquisição de gêneros alimentícios em mercados, hortifruti etc. e vice-versa;
  • Não tem valor determinado para o desconto da participação dos colaboradores na folha de pagamento;
  • O auxílio alimentação possibilita um único cartão para os benefícios alimentação e refeição, com transferência de saldo entre as carteiras;
  • Como é um formato relativamente novo, criado com a Reforma Trabalhista de julho de 2017, é mais flexível e não prevê parâmetros de fiscalização.

Para garantir todas essas vantagens, a sua empresa pode contratar o auxílio-alimentação da Sodexo, que oferece aos seus colaboradores as duas soluções, refeição e alimentação, em um único cartão e, ainda, poderão usufruir de uma ampla rede credenciada de restaurantes, supermercados e similares, além de poderem fazer a gestão dos créditos de forma prática e transferir o saldo entre as carteiras de benefícios a qualquer momento pelo App Sodexo.

 

Leia também

Manual do auxílio-alimentação

Conheça as diferenças entre o vale-alimentação e o vale-refeição