Filtrar
Sodexo Club

Você sabe qual é a diferença entre o vale alimentação e o vale refeição?

12/08/21 10:22

Sem rivalidades: um complementa o outro! Damos dicas fáceis para você entender a diferença entre os dois benefícios

Qual a diferença entre o vale-alimentação e o vale-refeição?

 

Você recebeu um cartão Sodexo como seu benefício da empresa que você trabalha, mas não sabe bem o que fazer o com ele? Fique tranquilo, que a gente ajuda você a usar seu vale da melhor forma! A seguir, entenda como seus vales funcionam e tire suas dúvidas!

Como usar o cartão alimentação

Vale-refeição
(o cartão Sodexo Refeição Pass):

Na frente: o Sodexo vale-refeição tem, na frente, a imagem de um garfo e uma porção de massa com molho de tomate

Atrás: Fundo vermelho

Para que serve: quer saber como funciona o vale-refeição? Ele serve para comprar refeições prontas durante o seu horário de trabalho. É o cartão que você vai levar para se alimentar no almoço ou, dependendo do horário de sua jornada de trabalho, na hora do jantar.  Ele é aceito em restaurantes, padarias e qualquer outro estabelecimento que sirva refeição.

 

Como usar seu cartão refeição

Vale-alimentação (o cartão Sodexo Alimentação Pass):

Na frente: uma imagem de cestinha de supermercado

Atrás: Fundo azul marinho

Para que serve e como funciona o vale-alimentação? O cartão alimentação serve para comprar gêneros alimentícios (processados ou in natura, como frutas e verduras) em supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões e outros estabelecimentos que vendem esse tipo de mercadoria.

E uma coisa importante: os benefícios do cartão alimentação e do vale-refeição são regulamentados pela lei do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). Isso significa que os créditos que são depositados no seu cartão devem ser utilizados especificamente para os usos que descrevemos acima. Não vale comprar bebida alcóolica ou eletrodomésticos com seus benefícios, ok?

Acesse o Sodexo Club para ter acesso a centenas de promoções que vão fazer você economizar e o seu benefício durar muito mais.

Tire suas dúvidas sobre vale-refeição e vale-alimentação

A seguir, confira as repostas para as perguntas mais frequentes sobre o  cartão refeição e o vale-alimentação:

Quem tem direito a vale-alimentação e vale-refeição?

Por lei, o empregador não é obrigado a oferecer vale alimentação ou refeição a seus funcionários CLT, exceto em casos de exigência do sindicato da categoria, por exemplo, ou, então, previsão da oferta do vale no contrato de trabalho, acordo coletivo e convenção coletiva. Para entender como funciona a política de benefícios dentro da empresa em que você trabalha ou presta serviço, entre em contato com o RH.

Como contratar o VA ou o VR?

A Sodexo oferece condições especiais para a compra de vale alimentação e vale refeição. Confira as condições aqui. Qualquer negócio que tenha a partir de 1 funcionário pode oferecer o cartão e aproveitar os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Solicite um contato e comprove: a Sodexo tem a melhor negociação do mercado!

Como consultar o saldo do vale refeição e do cartão alimentação?

Para ter acesso ao saldo e outros serviços para o cartão, o funcionário precisa se cadastrar no Sodexo Club (aprenda como consultar o saldo). Ao criar sua conta, o colaborador poderá acessar o saldo dos vales refeição e alimentação e consultar lojas e restaurantes que aceitam os cartões Sodexo de onde estiver, com o app Sodexo Club.

Por que é bom oferecer benefício para o funcionário?

As empresas percebem uma série de mudanças positivas na produtividade e no ambiente de trabalho, quando oferecem os benefícios alimentação e refeição para seu time. Confira:

  • Aumenta o poder de compra do funcionário
  • Redução no número de faltas
  • Motivação do funcionário

O que acontece se eu perder meu cartão Sodexo?

Não se preocupe! Assim que perceber que seu cartão Sodexo não está com você, por motivo de perda, roubo ou furto, acesse o app Sodexo ou entre imediatamente no site Sodexo para solicitar o bloqueio cartão na opção “Meus cartões” do menu horizontal. É muito fácil, veja aqui como bloquear o cartão.

Vale-refeição: o que é?

O vale-refeição é um benefício oferecido como um cartão em que a empresa disponibiliza um determinado valor em créditos, para que o trabalhador tenha um extra para comprar refeições prontas na hora do almoço ou do jantar, de acordo com o horário da sua jornada de trabalho. O VR substitui o vale em dinheiro e é regulamento pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Como eu posso economizar meus créditos do cartão refeição?

Quem tem Sodexo pode fazer seus créditos do cartão refeição durarem muito mais. Cadastre-se no Sodexo Club para consultar saldo e, ainda, ter acesso a ofertas em restaurantes e até em apps de delivery. Participe também do Programa de Fidelidade para ganhar almoços grátis.

Por que é melhor dar o cartão Sodexo do que um vale em dinheiro?

Se você ainda oferece dinheiro para custear as refeições de seus funcionários, saiba que oferecer um benefício como o vale refeição Sodexo é melhor para os dois lados:

  • Ao oferecer o cartão de benefícios para funcionários, a empresa pode conseguir incentivos fiscais por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador e, ainda, gerencia o uso do benefício em uma plataforma 100% online.
  • O colaborador ganha mais controle de seus gastos e tem acesso a promoções e serviços por meio do Sodexo Club.

Leia mais vantagens neste artigo.

Quanto o empregador deve oferecer de benefício alimentação?

A lei do Programa de Alimentação do Trabalhador não estipula um valor mínimo mensal obrigatório para o vale alimentação. No entanto, como o benefício foi criado para apoiar profissionais que ganham até 5 salários mínimos, proporcionando a eles um valor extra para adquirir alimentos no supermercado, é importante que o empregador leve em consideração o valor médio da cesta básica em sua região e usá-lo como parâmetro para definir o valor mensal do benefício de seus funcionários. Neste link você encontra uma referência de valores para calcular o vale alimentação de sua equipe.

Como funciona o app da Sodexo?

O app Sodexo Club para smartphones está disponível gratuitamente para Android e iOS. Nele você pode ver o saldo do seu vale-alimentação e o saldo do seu cartão refeição, bem como consultar quem aceita Sodexo e, ainda, participar de promoções. Além disso, você também pode fazer o bloqueio do cartão por perda ou roubo, recuperar a senha do cartão ou trocar a senha. Baixe agora mesmo!

Onde eu encontro detalhes sobre a lei que regulamenta o benefício?

Se você tem interesse em entender melhor o que é a lei do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), acesse esta página que preparamos com todas as informações para você saber tudo sobre o benefício.

O que dá para comprar com o vale-refeição e com o vale-alimentação?

O cartão alimentação deve ser usado em supermercados, açougues, mercearias, hortifrútis para a compra de alimentos. Atenção: o estabelecimento deve estar credenciado na Sodexo. A compra de bebidas alcoólicas não é aceita.

Já o vale-refeição deve ser utilizado em restaurantes para a compra de comida, como restaurantes, padarias que servem refeição, quiosques de refeição de shoppings e outros locais.

Como saber onde meu cartão é aceito?

É possível consultar toda a rede credenciada no app da Sodexo. Basta digitar sua cidade e pronto!

Todos os funcionários têm direito aos vale-refeição e alimentação?

Esses benefícios não são obrigatórios, diferentemente da concessão do vale-transporte. Porém, cada vez mais, as empresas têm oferecido esses cartões para seus colaboradores, pois eles impactam diretamente na felicidade e produtividade diária deles. Ainda: ao conceder o vale-refeição, a empresa ganha incentivos fiscais, conforme regulamentado no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

O vale refeição e o vale-alimentação devem ser pagos nas férias?

Não há obrigatoriedade de pagamento desses benefícios nas férias. Mas muitas empresas optam por continuar pagando o benefício aos colaboradores.

O vale-refeição é descontado do salário?

O máximo permitido para o desconto do VR na folha é 20% do valor total do benefício concedido. Ou seja, se o vale-refeição concedido pela empresa for de R$ 800, o desconto em folha deve ser, no máximo R$ 160.

E o vale-alimentação pode ser descontado do salário?

Assim como o desconto do vale-refeição, o do vale refeição pode ser de, no máximo, 20% do benefício. Isso está definido na lei do PAT.

Existe algum valor pré-definido para o vale-refeição e o vale-alimentação?

Não há, por lei, definição do valor. A empresa que irá escolher o quanto seus colaboradores irão receber de vale-refeição e vale-alimentação. Porém, o Programa de Alimentação do Trabalhador recomenda que o valor seja suficiente para que o funcionário tenha acesso a uma alimentação saudável na região em que desempenha suas funções.

Esses vales podem ser pagos em dinheiro?

É mais vantajoso para o empregador que sejam oferecidos cartões benefícios. Essa é uma forma segura e prática de pagar o benefício ao funcionário. Assim, fica mais fácil também para a empresa garantir as vantagens oferecidas pelo PAT, como a dedução de impostos.

Esses benefícios fazem a diferença na vida do trabalhador!

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as relações de trabalho das empresas e seus colaboradores. Houve a diminuição do contato humano, com toda equipe em home office. Mas nem por isso, os benefícios deixaram de ser importantes. Pelo contrário, eles são ainda mais necessários para aumentar a motivação do trabalhador. Muitos ainda têm papel de apoio à saúde física e emocional!

Durante a pandemia, muitos benefícios, porém, precisaram ser revistos e ter seus valores alterados. O vale-alimentação, por exemplo, teve seu valor aumentado, afinal, o trabalhador, agora, precisa comprar mais coisas no supermercado, pois almoça em casa. Outro benefício importante nessa fase é o Apoio Pass, que fornece apoio psicológico, social, financeiro e jurídico. Em 2020, esse benefício cresceu quase 600%.

Proporcionar flexibilidade ao trabalhador, para que ele escolha como quer usar seu benefício também é algo que vem crescendo. Isso pode ser alcançado com o Sodexo Multi, o cartão Mastercard pré-pago da Sodexo. Com ele, é possível oferecer auxílio home office ao colaborador, para que ele monte seu escritório em casa da maneira que achar melhor.

Vantagens do vale-alimentação para as empresas

Ofertar o vale-alimentação também é vantajoso para a empresa – a estratégia pode ser vista como uma técnica de motivação de funcionários e tem impacto direto na produtividade deles. Primeiro, a empresa ganha flexibilidade e agilidade na maneira em que oferta o benefício a seus colaboradores.

É possível ainda antecipar o crédito do cartão. No geral, o crédito fica disponível 3 dias após o pedido, mas caso a empresa deseje, pode antecipar a carga para até 90 minutos após o pedido.

A importância do PAT

Já ouviu falar no PAT? O Programa de Alimentação do Trabalhador foi criado em 1976 e tem o objetivo de promover a saúde do trabalhador por meio da alimentação saudável. Dessa maneira, eleva a produtividade e acelera a economia. Para a empresa que oferece vale-refeição e vale-alimentação, o PAT proporciona uma série de incentivos fiscais e isenções.

O PAT também é um estímulo importante para a economia do país. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), os benefícios viabilizados pelo programa já foram usados para pagar 79 bilhões de refeições. Isso significa que a cada R$ 1 em isenção fiscal, há arrecadação de outros R$ 15,71.